Por que fazer um intercâmbio voluntário?

Fazer um intercâmbio por si só já é um experiência sem igual. Agora, fazer um intercâmbio e ainda ajudar pessoas ao redor do mundo é ainda melhor. Nós listamos alguns outros motivos que vão te mostrar como um intercâmbio voluntário pode ser uma boa ideia!

7 motivos para fazer um intercâmbio voluntário:

Dê um propósito para as suas viagens

É um fato que (quase) todos nós gostamos de viajar. Mas não seria bacana dar um propósito maior para a suas viagens? Voluntários são necessários no mundo todo. Ajudando uma comunidade no exterior, você mergulha em uma cultura desconhecida, aprende outra língua e conhece novas pessoas. Existem muitas organizações que oferecem trabalho voluntário no exterior e podem te apoiar na sua jornada. Basta ter cuidado para não cair em golpes!

Faça a diferença

Esta é provavelmente a razão mais óbvia para começar um intercâmbio voluntário. Mas não deixa de ser verdade. Você pode realmente mudar o meio ambiente ou a vida de alguém. No entanto, o primeiro passo para fazer a diferença é encontrar uma ONG que apoie a causa em que você acredita.

Conheça pessoas com interesses em comum

Ao se juntar a um grupo de voluntários, você pode ter certeza de que todos têm pelo menos uma coisa em comum. Juntos, vocês vão estar trabalhando por uma causa em que todos acreditam.

Portanto, se tornar um voluntário é uma ótima maneira de fazer novos amigos! Geralmente, você tem contato com pessoas de todas as origens, que lutam pelos mesmos direitos, valores e muito mais. Não é ótimo?

Encare o mundo real fora da sala de aula

Fazer um intercâmbio voluntário não apenas vai permitir que você teste o que aprendeu na escola, mas também vai fazer você ganhar uma vivência real. Apesar de todo o apoio da sua escola ou da sua universidade, apenas uma experiência real vai te ajudar a desenvolver habilidades para o mundo.

Melhore sua saúde

Exercer uma atividade voluntária pode diminuir seus níveis de estresse, fortalecer seu sistema imunológico e contribuir para sua satisfação com a vida em geral. Isso se deve ao fato de você desviar o foco de seus problemas e ter empatia pelos problemas de outras pessoas. Além disso, um senso de propósito, o aumento da felicidade e dos níveis de confiança também são bons efeitos colaterais.

Dê um up no seu currículo

OK, isso pode parecer um pouco egoísta. Mas você não precisa ser um ser humano totalmente altruísta para ser voluntário. Nesse caso, todo mundo ganha um pouco. Você está fazendo a diferença apoiando uma boa causa, enquanto dá uma incrementada no seu currículo.

Os empregadores vão valorizar muito o seu impacto dentro de uma comunidade e as habilidades que você adquiriu ao longo do caminho. O voluntariado também mostra que você está comprometido com o seu trabalho e disposto a ir além para fazer o trabalho que você acredita.

É divertido!

Vamos olhar para os pontos anteriores. Resumindo, quando você faz um intercâmbio voluntário, você consegue várias mudanças pessoais e para o mundo. É claro que a causa que você apoia precisa ser tratada com respeito e dedicação. Mas se você puder reunir momentos inesquecíveis, sair com seus amigos e participar de aventuras pelo caminho, o voluntariado vai deixar de ser só um trabalho. Vai passar a ser diversão!

Com esses motivos dá vontade de fazer um intercâmbio voluntário agora mesmo, não é? Se você ficou mesmo interessado(a), a nossa mentoria especializada pode te ajudar. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Matheus Tomoto
01 Ago 2019