BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Profissões do futuro: conheça os cursos mais promissores

Todo mundo sabe que a internet veio para ficar. Cada vez mais as pessoas estão tendo acesso à rede. Segundo dados do IBGE, 75% dos brasileiros já têm acesso à internet, um número 5% maior do que comparado aos dados do ano anterior. A tendência é que daqui para frente a web ganhe cada vez mais usuários. Por isso mesmo, quem quer ficar por dentro do mercado de trabalho sabe que os cursos mais promissores envolvem internet e tecnologia. Quer se preparar? Então venha conhecer as melhores profissões do futuro neste texto!

Quais são as principais profissões do futuro?

Tudo bem, as melhores profissões do futuro envolvem a internet. Mas existem muitas tarefas disponíveis na web, não é mesmo? É preciso programar, criar conteúdos e até mesmo desenvolver aparelhos capazes de acessar a web. Por isso a área de atuação online é bastante ampla. Entre os destaques estão:

1. Cientistas e Analistas de Dados

A palavra-chave no mundo em que estamos vivendo é: dados. As empresas estão cada vez mais coletando dados dos seus clientes e usando as informações obtidas em suas estratégias. Mas, para fazer isso, eles precisam de analistas e cientistas de dados.

Esses profissionais existem já há algum tempo, mas o mercado de atuação para essas carreiras cresceu consideravelmente nos últimos tempos. Isso aconteceu porque, com a popularização da internet, as empresas passaram a armazenar e também a coletar mais dados. Isso abriu espaço para esses profissionais trabalharem em praticamente todos os setores, desde tecnologia da informação, até entretenimento e saúde.

Teste vocacional: o que é e para que serve

Os cientistas de dados são responsáveis por analisar os dados e pensar em soluções, enquanto os analistas, têm a função de “traduzir” o que significam as informações recebidas por meio dos dados para o público em geral. Por isso, a formação que esses dois cargos exigem é diferente. Para os cientistas de dados é preciso fazer Ciência da Informação, enquanto os analistas podem fazer cursos de Análise de Dados em Negócios como uma pós-graduação.

2. Desenvolvedores de Software

À medida que mais pessoas têm usado a internet, mais empresas buscam por soluções digitais para seus serviços e produtos para continuar crescendo no mercado. São os desenvolvedores de software que têm as habilidades necessárias para criar programas e aplicativos que ajudam essas empresas a atuarem no cenário digital.

Para ingressar nessa profissão do futuro é preciso ter habilidade com linguagens de programação, como Python, C++ e Java, mas também é necessário ser capaz de trabalhar em equipe e ter boas habilidades de comunicação. Por isso mesmo, quem quer seguir essa carreira costuma buscar cursos complementares à faculdade.

Mais de 100 cursos online gratuitos de Stanford com certificado

De forma geral, desenvolvedores fazem graduação em Engenharia de Software, mas existem diversos cursos de programação disponíveis online e também cursos de UX design, ou seja, de experiência do usuário, que ensinam como desenvolver aplicativos e programas que gerem uma boa experiência para o público consumidor.

profissões_do_futuro(Foto: Pixabay)

3. Engenheiro de Machine Learning e Robótica

Você já deve ter reparado que os equipamentos que usamos estão cada vez mais inteligentes. Os relógios deixaram de apenas marcar a hora para serem verdadeiros monitores de saúde, medindo nossa pressão arterial e a quantidade de oxigênio no sangue. As geladeiras modernas são capazes de analisar o prazo de validade dos alimentos e até fazer uma lista de compras e enviar para o seu celular.

7 dicas de como escolher uma universidade no exterior

Todo esse avanço se deve aos profissionais de Machine Learning e Robótica. Para se qualificar para seguir alguma dessas carreiras é preciso conseguir um título de mestre em Robótica, Ciência da Cmputação ou Inteligência Artificial. Como base, o recomendado é ter uma graduação em Ciência da Computação ou Engenharia Robótica.

4. Especialista em Segurança Digital

Com tantas máquinas e dispositivos inteligentes coletando os nossos dados para serem analisados, é essencial que as empresas garantam que todo esse material não vaze. Isso é importante tanto para conquistar a confiança dos clientes que estão dando acesso aos seus dados pessoais quanto para a segurança das próprias empresas, que não querem ver suas estratégias roubadas.

15 profissões em alta nos EUA nos próximos anos

O profissional que garante isso é o especialista em segurança digital. A função de quem escolhe seguir essa carreira é identificar possíveis falhas de segurança digital e atuar para minimizá-las. Outra área possível é o treinamento de trabalhadores de empresas para que eles atuem para evitar serem vítimas de crimes digitais, por exemplo. Ou seja, mais do que ser bom em programação, é preciso ter habilidade de se comunicar com as pessoas.

Mas que curso fazer se você quiser seguir nessa área? Bom, em universidades internacionais existem graduações em Cibersegurança, mas também é possível fazer o curso de Ciência da Computação e se especializar depois nessa área. A Harvardx é uma das opções para quem quer fazer cursos nesse setor.

5. Profissionais de Marketing Digital

Apenas estar online ou ter um aplicativo não é mais suficiente nos dias de hoje. Com tantas opções disponíveis você tem que convencer o seu cliente a te acompanhar e usar os seus produtos. E é aí que entram os profissionais de Marketing Digital.

Quem atua nessa área é responsável por produzir conteúdo de qualidade, que realmente desperte o interesse das pessoas e, mais que isso, seja de fato úteis nas vidas delas. Tudo isso sabendo também usar as ferramentas e as estratégias necessárias para fazer sucesso online. Não existe só uma profissão dentro do Marketing Digital. É possível ser gestor de mídias sociais, redator, UX writer entre outras coisas.

Redes digitais e extracurriculares

Geralmente quem atua nesse ramo são os profissionais de Comunicação Social, portanto um bom começo é fazer uma graduação nessa área. Mas existem diversos cursos online de especialização que podem ajudar os profissionais a dominarem a linguagem da internet. Aprender um pouco de programação também é um diferencial para quem quer ingressar nesse setor.

6. Profissões clássicas

Certo, mas não é porque estão surgindo novas profissões que as carreiras clássicas vão deixar de existir. Especialmente nos últimos tempos nós percebemos a relevância, por exemplo, dos profissionais de saúde. Medicina e Enfermagem vão estar sempre em alta. Assim como cursos que formam professores. Nós sabemos que esses profissionais não são tão valorizados, especialmente no nosso país, mas eles são essenciais para a formação de qualquer pessoa, independente da carreira escolhida.

Agora, continuar existindo não quer dizer que essas profissões não vão passar por transformações. A tendência geral é que a tecnologia faça parte de todas as profissões em alta no futuro. Por isso mesmo as pessoas que querem seguir carreiras clássicas precisam estar preparadas para serem profissionais multifacetados e capazes de agir em diversas situações. Para isso é preciso aprender não só hard skills (que são as habilidades práticas), mas também soft skills (que são as habilidades interpessoais). E isso vale para todas as carreiras.

Universidade do Intercâmbio

Além de escolher uma carreira promissora, que esteja entre as principais profissões do futuro, é importante fazer a sua formação com qualidade. Se esse é o seu desejo, a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio pode te ajudar! Nós já ajudamos milhares de estudantes a ingressar nas melhores universidades do mundo. Venha fazer parte desse grupo! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

29 Mai 2021

Postagens recentes
7 fatos sobre a Irlanda

Curiosidades que você provavelmente não sabe sobre este destino encantador!

Ana Clara Reis
21 Fev 2024