BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

5 melhores faculdades de Enfermagem do mundo

Os profissionais de Enfermagem são extremamente importantes para a manutenção de qualquer sistema de saúde. Para a ONU, é impossível atingir as metas de desenvolvimento sustentável sem os enfermeiros. Uma das provas da importância da profissão é a alta proporção desses profissionais. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 59% dos profissionais de saúde de todo o mundo são enfermeiros.

Se você quer entrar para esse grupo de profissionais que têm se mostrado cada vez mais importantes, esse post é para você! Aqui você vai descobrir quais são as melhores faculdades de Enfermagem do mundo!

A história das faculdades de Enfermagem

A Enfermagem é a profissão daquelas pessoas que escolheram cuidar das outras. Além dos pacientes doentes, machucados, ou com algum tipo de deficiência, as enfermeiras e enfermeiros são responsáveis pela saúde das famílias e da comunidade.

Com essa descrição parece que os profissionais de Enfermagem existem há séculos, não é mesmo? Só que esta não é a realidade. É claro que existem pessoas que cuidam dos doentes há milhares de anos, mas essas pessoas não eram consideradas profissionais até o século XIX.

via GIPHY

Isso porque até essa época não existia nenhum curso que ensinasse Enfermagem. Foi só em 1860 que Florence Nightingale, uma aristocrata inglesa, fundou a primeira escola de Enfermagem do mundo. Esse é um dos motivos pelos quais ela é considerada a mãe da Enfermagem moderna.

25 universidades mais antigas do mundo

Mesmo depois de mais de um século de história, ainda existe uma grande porcentagem de trabalhadores que não são profissionais. Segundo a estimativa realizada pela OMS, quase um terço (8,6 milhões) das 27,9 milhões de pessoas que trabalham na área não são formados em Enfermagem.

Apesar de parecer um número grande de não formados, a pesquisa indica que houve um crescimento de 4,7 milhões entre os profissionais nos últimos anos. Para quem quer estudar Enfermagem, as melhores opções do mundo ficam nos Estados Unidos e na Inglaterra. Segundo o Ranking QS by Subject, as melhores faculdades de Enfermagem do planeta são: 

1. Universidade da Pensilvânia - Estados Unidos

O curso de enfermagem da Universidade da Pensilvânia é classificado como o melhor do mundo pela lista QS desde 2016, a mais antiga avaliação disponível. Falando em antiguidade, a Penn Nursing tem mais de um século de história. Ela foi fundada em 1886 e a primeira turma se formou dois anos depois.

Atualmente, a escola oferece cursos de graduação, mestrado e doutorado. E a universidade já avisa que é importante ingressar no curso querendo se aprofundar. Isso porque uma das especialidades do curso é a pesquisa. Alguns dos maiores nomes da área são professores de lá.

Enfermagem nos EUA: 5 melhores cursos

A Penn Nursing aceita alunos internacionais que estão se candidatando tanto à primeira quanto à segunda graduação. Para estudar por lá é preciso fazer um registro pelo Common App ou pelo Coalition App, além de enviar uma essay específica e as notas do TOEFL. Especialmente durante a pandemia, a universidade não está exigindo as notas do SAT ou ACT. A aplicação para bolsa de estudo deve ser feita no momento da inscrição para o curso.

2. King’s College London - Reino Unido

A faculdade de Enfermagem da King’s College London é muito especial. Seu nome é Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia Florence Nightingale e esta é a primeira escola da área no mundo. Além de tradicional, o curso tem muita qualidade, sendo o segundo melhor do planeta.

5 melhores escolas de enfermagem da Europa

A reputação acadêmica da faculdade fundada por Florence Nightingale é excelente, atingindo 96 de 100 pontos. O curso se preocupa em continuar sendo inovador, promovendo integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade e incentivando a diversidade e a igualdade.

melhores_faculdades_de_enfermagemFaculdade de Enfermagem e Obstetrícia Florence Nightingale (foto:Wikimedia Commons)

A faculdade é especializada em Enfermagem adulta, saúde da criança e da família, saúde mental, obstetrícia e cuidados paliativos. São oferecidos cursos da graduação ao doutorado. Para estudar na escola criada por Florence Nightingale é recomendado fazer um International Foundation Course, porque o diploma de Ensino Médio brasileiro não é considerado suficiente pela faculdade.

3. Universidade Johns Hopkins - Estados Unidos

A Universidade Johns Hopkins é uma das melhores do mundo e o melhor curso que oferecem por lá é o de Enfermagem. A faculdade tem mais de 130 anos de idade e se preocupa em auxiliar a comunidade. Uma das maneiras de integração entre o curso e a sociedade é por meio do programa de auxílio para mulheres vítimas de violência.

As especialidades do curso de Enfermagem da Johns Hopkins são saúde pública, saúde mental, cardiologia, geriatria e liderança organizacional na saúde. Existem opções de mestrado, doutorado e até programas de pós-doutorado com várias ênfases.

Como na Johns Hopkins não estão oferecendo, atualmente, cursos de graduação em Enfermagem, para ingressar nos cursos é preciso já ter uma graduação na área, além de fazer as provas de idiomas e ter um GPA mínimo de 3 (em uma escala que vai até 4). Se você quer começar a graduação por lá e se especializar na área de Enfermagem, uma boa opção pode ser um major em Saúde Pública.

4. Universidade de Washington - Estados Unidos

A Faculdade de Enfermagem da Universidade de Washington sempre foi uma boa escolha para quem quer seguir nesta área, mas, nos últimos anos, o curso se tornou ainda melhor. De 2016 para 2021, a classificação da faculdade subiu sete posições. Atualmente, a nota geral é de 93,1 pontos no ranking QS.

A Universidade de Washington oferece cursos de Enfermagem nos campi de Bothell, Seattle e Tacoma e tem opções para nível de graduação, mestrado, doutorado e PhD. Os cursos de doutorado em Enfermagem têm várias especialidades diferentes, como obstetrícia, gerontologia, saúde mental e cuidados paliativos.

melhores_faculdades_de_enfermagemDrumheller Fountain, no campus Seatte, onde fica um dos cursos de Enfermagem da UW (foto: Martin Kraft/Wikimedia Commons)

O ingresso do curso de bacharelado em Enfermagem da UW tem uma avaliação holística. Isso quer dizer que eles levam em consideração mais do que as notas, mas também as experiências fora da sala de aula e a capacidade de liderança.

A entrada regular de alunos é feita por meio do Coalition App, mas existe também a opção de pedir transferência para o curso, desde que você já tenha cumprido um número de créditos comprovados, por exemplo com certificações da AP Score.

5. Universidade de Manchester - Reino Unido

A Universidade de Manchester oferece, atualmente, o quinto melhor curso de Enfermagem do mundo e o segundo melhor de toda a Europa. Os seis bacharelados nesta área são oferecidos pela Faculdade de Biologia, Medicina e Saúde, assim como os cursos de mestrado e doutorado.

Quem estuda Enfermagem por lá pode se especializar em áreas como saúde pública, pesquisa clínica, assistência social e tratamento de câncer. A nota geral dada aos cursos da área pelo ranking QS é de 92,3 pontos. Para ingressar em uma das graduações disponíveis é preciso se inscrever pelo UCAS, o sistema de aplicação unificado do Reino Unido.

 

E fora dos EUA e do Reino Unido?

Você deve ter reparado que todas as universidades classificadas entre as cinco melhores estão ou nos Estados Unidos ou no Reino Unido, não é mesmo? Realmente a grande maioria dos melhores cursos de enfermagem ficam nesses dois países. Mas se você tem interesse em estudar em outro lugar, fizemos uma tabela com as principais faculdades do mundo para te orientar.

Classificação do curso de Enfermagem

Nome da Universidade

Localização

Nota geral do curso

1ª 

Universidade da Pensilvânia

Filadélfia - EUA

95,5

2ª 

King's College London

Londres - Reino Unido

94,4

3ª 

Universidade Johns Hopkins

Baltimore - EUA

93,5

4ª 

Universidade de Washington

Seattle - EUA

93,2

5ª 

Universidade de Manchester

Manchester - Reino Unido

92,3

6ª 

Universidade da Califórnia em São Francisco

São Francisco - EUA

91,4

7ª 

Universidade Yale

New Heaven - EUA

91,2

8ª 

Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill

Chapel Hill - EUA

91,1

9ª 

Universidade de Southampton

Southampton - Reino Unido

90,8

10ª 

Universidade Duke

Durham - EUA

90,7

11ª

Universidade Tecnológica de Sydney

Sydney - Austrália

89,8

12ª

Universidade de Toronto

Toronto - Canadá

89,3

13ª 

Universidade de Sydney

Sydney - Austrália

88,9

14ª 

Universidade de Alberta

Edmonton - Canadá

88,7

15ª 

Universidade McMaster

Hamilton - Canadá

88,5

15ª 

Universidade Monash

Melbourne - Austrália

88,5

17ª 

Universidade de Michigan, Ann Arbor

Ann Arbor - EUA

88,3

18ª

Universidade Columbia

Cidade de Nova York - EUA

87,9

18ª 

Universidade Emory

Atlanta - EUA

87,9

20ª 

Instituto Karolinska

Estocolmo - Suécia

87,4

21ª 

Universidade de Pittsburgh

Pittsburgh - EUA

87,3

22ª

Universidade Chinesa de Hong Kong 

Hong Kong

87

23ª

Universidade Nacional de Singapura

Singapura

86,4

24ª 

Universidade de Nova York (NYU)

Nova York - EUA

86,2

25ª 

Universidade Griffith

Logan - Austrália

86

26ª

Universidade de Edimburgo

Edimburgo - Reino Unido

85,9

27ª 

Universidade da Columbia Britânica

Vancouver - Canadá

85,8

27ª 

Universidade da Califórnia (Los Angeles)

Los Angeles - EUA

85,8

29ª 

Universidade de Turku

Turku - Finlândia

85,7

30ª 

Universidade Deakin

Geelong - Austrália

85,6

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já sabe quais são as melhores faculdades de enfermagem do mundo, que tal se preparar para fazer o seu curso em uma delas? Com a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio você aprende com quem já estudou nas melhores universidades do planeta! Não perca a chance de ter uma experiência internacional no seu currículo! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e dê o primeiro passo para a realização dos seus sonhos!

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

12 Mai 2021

Postagens recentes