Você está estudando para o ACT? Então já deve saber que a prova é dividida em seções e que saber o que é avaliado em cada uma delas é a melhor forma de se preparar. Sendo assim, para te ajudar, trouxemos aqui tudo o que cai na seção de Ciências do ACT, desde as habilidades testadas até os tópicos abordados. Confira!

Como é a seção de Ciências do ACT?

4-secao-de-ciencias-do-act

A seção de Ciências do ACT tem 35 minutos de duração e contém 40 perguntas. Isso significa que você tem cerca de 53 segundos para responder cada questão. O formato é mais parecido com a seção de Leitura do que com a de Matemática – o que pode ser surpreendente para algumas pessoas! Isso porque cada pergunta na seção de Matemática tem sua própria tarefa ou problema. Mas, tanto para o ACT Reading quanto para o ACT Science, você precisa ler uma passagem e responder a uma série de perguntas sobre ela.

Ao todo são sete passagens na seção de Ciências do ACT. Cada passagem pode conter gráficos, tabelas, resumos de experimentos ou pontos de vista conflitantes dos cientistas. Cada texto é seguido de quatro a sete perguntas sobre o assunto. Para se sair bem nesta seção, você precisa ser capaz de ler e entender dados científicos de maneira rápida e precisa.

O que é avaliado?

Embora a seção de Ciências do ACT inclua uma ampla variedade de conteúdos científicos, ela testa suas habilidades mais do que seu conhecimento. Ou seja, ela mede as suas habilidades de interpretação, análise, avaliação, raciocínio e resolução de problemas. Em geral, essas habilidades são aprendidas em aulas básicas do Ensino Médio, então não há nenhum bicho de sete cabeças.

O conteúdo testado pode incluir Biologia, Química, Física e Ciências da Terra/Espaço (incluindo Geologia, Astronomia e Meteorologia). No entanto, o ACT não espera que os estudantes sejam especialistas em uma variedade tão ampla de tópicos científicos. Usando esses assuntos como pontos de partida, a seção fará perguntas sobre representação de dados, processo de pesquisa e hipóteses conflitantes. Portanto, se suas habilidades de raciocínio científico forem fortes, você poderá responder a qualquer pergunta da seção de Ciências do ACT – mesmo que seja sobre um tópico que você não tenha familiaridade!

2-secao-de-ciencias-do-act

De qualquer forma, será muito útil se você tiver ao menos um conhecimento básico de Biologia, Ciências da Terra e Química, uma vez que essas três áreas tornam mais fácil o entendimento de outros tópicos das Ciências. Por exemplo, vai ser muito mais fácil entender uma passagem sobre a anatomia de um ornitorrinco se você souber os conceitos básicos de seleção natural.

Os tipos de questões

Representação de dados (30-40% das perguntas)

As perguntas desse tipo pedem que você leia e interprete gráficos e informações de tabelas. Como dissemos anteriormente, embora seja útil algum conhecimento prévio sobre o assunto abordado, é possível responder esse tipo de pergunta sem ele, uma vez que o mais importante aqui é a sua capacidade de ler e entender os dados.

5-secao-de-ciencias-do-act

Resumos de pesquisas (45-55% das perguntas)

Essas perguntas exigem que você interprete a metodologia e os resultados das experiências ou pesquisas apresentadas nas passagens. Novamente, o conhecimento de conteúdo específico não é tão importante quanto o conhecimento sobre o método científico e sobre a coleta de dados. 

Pontos de vista conflitantes (15-20% das perguntas)

Esse último tipo de pergunta na seção de Ciências do ACT testa sua capacidade de entender, analisar e comparar diferentes pontos de vista ou hipóteses alternativas. Essas perguntas são centradas em torno de uma única situação ou problema: você vai ler duas passagens com pontos de vista diferentes e vai comparar as semelhanças e diferenças.

Por fim, confira um resumo dos tipos de questões que caem na seção de Ciências do ACT:

1-secao-de-ciencias-do-act

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já sabe o que é testado na seção de Ciências do ACT, já pode começar a se preparar para conquistar sua oportunidade internacional. E, durante todo esse processo, você pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada. Faça seu teste de perfil agora mesmo clicando aqui.

Não quer perder nenhum conteúdo do nosso Blog? Então cadastre seu e-mail aqui e receba semanalmente a nossa newsletter.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos