Assim como a prova geral tem quatro partes, a seção de Leitura do ACT tem 4 tipos diferentes de textos para você ler e interpretar. Sendo assim, para te ajudar a se sair bem nessa seção do exame, explicamos aqui quais são esses tipos de texto, como são as perguntas e o que é realmente avaliado. Confira!

O formato da seção de Leitura do ACT

A seção Leitura do ACT conta com 40 perguntas e 35 minutos de duração. Nela, há três textos completos e mais um conjunto de textos menores que são relacionados de alguma forma. Como – ao todo – existem quatro tipos diferentes de textos, isso significa 10 perguntas após cada uma. Cada uma dessas perguntas possui quatro opções de resposta.

Com esse número de questões e o tempo disponível, você tem (tecnicamente) cerca de 52 segundos para responder cada pergunta. Na realidade, no entanto, esse tempo é menor, uma vez que você gasta uma parte da duração da seção lendo os textos. Sendo assim, é uma boa ideia se dedicar trabalhando nas melhores maneiras de gerenciar seu tempo.

No escopo geral do ACT, a seção de Leitura é a terceira que você vai fazer, logo após um intervalo. Essa é uma ótima hora para fazer essa parte do exame, uma vez que as duas seções anteriores já terão te “aquecido” e você também estará com a cabeça refrescada após o intervalo. Assim como a ordem das seções dentro do ACT, a ordem dos tipos de textos na seção de Leitura também é consistente. Vamos ver mais sobre eles agora!

Tipos de texto

As cinco passagens da seção de Leitura do ACT sempre vêm dessas quatro áreas temáticas: Humanidades, Estudos Sociais, Ciências Naturais e Ficção em Prosa ou Narrativa Literária. Não se espera que você tenha nenhum conhecimento prévio sobre qualquer um dos tópicos da passagem. Tudo o que você precisa saber para responder às perguntas estará no texto.

Como esses tópicos podem abranger um grande número de subtópicos, montamos essa tabela para mostrar mais detalhadamente o que pode ser abordado, juntamente com alguns exemplos de passagens. Como você pode ver na passagem de Ciências Naturais, a própria sinopse pode conter as palavras-chave específicas do assunto que você precisa saber para entender o texto. Em geral, as passagens de Estudos Sociais podem ser retiradas de um livro, as de Ciências Naturais de um artigo científico, a Narrativa Literária pode vir de um romance e a de Humanidades de um ensaio ou livro biográfico.

secao-de-leitura-do-act-1

Se você se sente muito mais confiante em ler sobre Ciências Naturais do que Estudos Sociais, por exemplo, pode escolher localizar essa passagem na seção Leitura do ACT e resolvê-la primeiro. Isso não apenas ajuda a aumentar sua confiança, como também garante que você responda o máximo de perguntas possível.

Agora que você tem noção de quais tipos de passagens vai encontrar, vamos falar sobre as habilidades testadas na seção de Leitura do ACT.

Conceitos testados

O ACT divide o conteúdo da seção de Leitura em três grupos principais: Ideias Gerais e Detalhes; Estrutura e Integração de Conhecimento e Ideias. Confira agora o que é testado por cada uma dessas áreas de conteúdo:

secao-de-leitura-do-act-2

O ACT também divide a porcentagem de perguntas feitas nesses três grupos. Vamos dar uma olhada em como essas porcentagens se decompõem:

secao-de-leitura-do-act-3

Esta informação pode ser realmente útil para quando você for estudar para o ACT. Como você já sabe que a maioria das perguntas do exame se enquadra na categoria de Ideias Gerais e Detalhes, é mais importante saber como identificar as que estão em uma passagem de leitura para maximizar sua pontuação.

Habilidades testadas na seção de Leitura do ACT

Que habilidades você precisa ter para entender e responder as perguntas sobre essas passagens? De acordo com o ACT, você deve usar as habilidades de referência e raciocínio para realizar o seguinte:

  • Compreender as ideias principais
  • Localizar detalhes em uma passagem e interpretá-los
  • Interpretar a sequência de eventos e o fluxo de ideias
  • Fazer comparações
  • Compreender as relações de causa-efeito
  • Determinar o significado das palavras, frases e declarações no contexto (geralmente são diretas, mas podem ser usadas de maneira incomum ou significativa no contexto)
  • Analisar o tom e a finalidade do autor ou narrador

Essas são habilidades que você desenvolve e aprimora nas suas aulas de inglês. Você pode aprimorá-las ainda mais lendo bastante. Ao todo, o ACT faz cinco tipos principais de perguntas para testar essas habilidades. Vamos detalhar esses tipos para que você saiba exatamente o que esperar e como se preparar.

Tipos de questões

Por fim, os 5 principais tipos de perguntas da seção de Leitura do ACT testam habilidades de compreensão das ideias principais, localização de detalhes e interpretação do propósito nos textos.

Você não apenas vai precisar manter um olhar atento sobre o que é declarado diretamente, como também vai precisar interpretar e analisar significados implícitos. Porém, não há margem muito grande para interpretação nos textos apresentados na prova. Dessa forma, mesmo as perguntas subjetivas terão apenas uma resposta 100% correta.

Esses são os cinco tipos de perguntas da seção de Leitura do ACT:

  • Ideia Principal/Quadro Geral: Essas questões perguntam sobre o principal ponto ou tema da passagem. Seu trabalho é escolher a resposta que melhor represente a ideia geral do texto que você acabou de ler.
  • Detalhe: Essas questões geralmente te levam a uma frase específica no texto e perguntam sobre o que ela significa.
  • Vocabulário em Contexto: Essas perguntas levam em conta uma palavra ou frase específica e perguntam o que significam ou como funcionam no contexto. Geralmente, essas questões apontam para uma expressão comum que pode estar sendo usada de maneira incomum no texto.
  • Função e Desenvolvimento: Essas perguntas pedem que você descreva o efeito de uma frase, sentença ou parágrafo no contexto de uma passagem inteira.
  • Inferência/Ideias Implícitas: O objetivo aqui  é identificar o que uma frase, um parágrafo ou toda a passagem podem te dizer de maneira implícita.

Para lidar com essas questões, você deve estudar os termos literários que aprendeu nas suas aulas de inglês. Não estude apenas as definições, mas também as aplique ativamente nos textos que você lê, assim como você vai ter que fazer na seção de Leitura do ACT. Há uma grande diferença entre conhecer a definição de um conceito e ser capaz de utilizá-lo em um texto específico.

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já sabe ao certo tudo o que é avaliado na seção de Leitura do ACT, já pode se preparar para a prova e também para conquistar sua oportunidade internacional. E com isso a nossa mentoria especializada pode te ajudar. Faça agora mesmo o seu teste de perfil! Basta clicar aqui.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos