Você tem se preocupado com a seção de Inglês do ACT? Uma das melhores formas de se preparar é entender exatamente como essa parte da prova funciona e o que é avaliado nela. Sendo assim, para te ajudar, explicamos aqui ponto a ponto como essa seção vai te testar. Confira!

3-secao-de-ingles-do-act

Como é a seção de Inglês do ACT?

A seção de Inglês do ACT cobre 75 questões e tem duração de 45 minutos, o que te dá 36 segundos para responder cada uma! Sendo assim, você vai ter que trabalhar rápido para completar todas antes que fique sem tempo. A seção traz cinco textos, cada um seguido de questões de múltipla escolha. Algumas perguntas focam em frases ou parágrafos específicos do texto, enquanto outras falam do texto como um todo. 

Além disso, tenha em mente que essa é a primeira seção de todo o ACT, o que significa que você terá que fazê-la logo cedo. Dessa forma, se quiser chegar “aquecido(a)” para a prova, pode fazer alguns exercícios de preparação antes de sair de casa.

O que é abordado na seção de Inglês do ACT?

A seção aborda duas áreas principais do idioma, chamadas de subseções no contexto da prova: a primeira é Uso e Mecânicas (o que inclui pontuação, gramática, uso e estrutura de sentenças), e a segunda é referente a Habilidades Retóricas (incluindo estratégia, organização e estilo).

Você receberá uma pontuação secundária para cada uma dessas duas categorias, mas lembre-se de que sua pontuação geral da seção é mais importante. Portanto, em vez de se preocupar com a pontuação obtida em cada subseção, use essas duas categorias para ajudar a orientar seus estudos.

Ortografia e vocabulário não são avaliados na seção de Inglês do ACT. E, embora as regras gramaticais sejam testadas, você vai trabalhar com textos e passagens, o que significa que pode usar o contexto para encontrar as respostas corretas.

As subseções

1- secao-de-ingles-do-act

Uso e Mecânicas

Pense nessa parte como a mais detalhada da seção de Inglês do ACT. Para se sair bem, você precisa conhecer as regras de pontuação, as regras gramaticais e a construção adequada de frases. Um truque para acertar o maior número de questões é escolher sempre as respostas que tornam a passagem a mais clara e precisa possível.

Pontuação (10-15%)

Essas perguntas testam as convenções de pontuação interna e final da frase. Em outras palavras, você precisa entender o uso correto de vírgula, do apóstrofo, do ponto e do ponto e vírgula. As perguntas de pontuação enfatizam a relação entre pontuação e significado. Ou seja, como você pode usar a pontuação para garantir que a escrita seja a mais clara possível? Lembre-se de levar em conta a sentença inteira, mesmo que a pergunta seja feita sobre a pontuação de apenas uma parte dela.

Gramática (15-20%)

Essas perguntas testam sua compreensão das regras gramaticais, como concordância entre sujeito e verbo, concordância entre pronome e antecedente e concordância entre modificadores e a palavra modificada. A formação de verbos, o pronome e a formação de adjetivos e advérbios comparativos e superlativos também são testados.

Estrutura (20-25%)

No caso dessas questões, é testado o seu entendimento sobre a relação entre sentenças, colocação de modificadores e mudanças na construção. Portanto, enquanto os dois tipos de perguntas anteriores testaram pontuação e gramática em frases curtas, essas questionam sua capacidade de entender a associação entre sentenças para formar frases corretas.

2-secao-de-ingles-do-act

Habilidades Retóricas

Encare essa subseção como a parte “abrangente” da seção de Inglês do ACT. Em vez de corrigir sentenças individuais, agora você vai precisar pensar sobre o texto e o argumento como um todo. Você deve encontrar as opções de resposta que tornam as ideias, a organização e o estilo do texto mais claros.

Estratégia (15-20%)

As perguntas de estratégia testam o quão bem você consegue trabalhar um determinado tópico a partir de palavras ou frases que correspondam ao objetivo de um texto. Você também deve avaliar se o material adicional fornecido na pergunta tem alguma relação com o texto principal. Pergunte a si mesmo(a): o material extra contribui para o argumento geral ou apenas confunde?

Você deve julgar a relevância de possíveis declarações adicionais no contexto e optar por incluí-las ou não. Para essas perguntas, é necessário levar em consideração toda a passagem e considerar cuidadosamente se a revisão proposta esclarece ou confunde a mensagem da passagem.

Organização (10-15%)

As perguntas referentes à organização testam se você sabe organizar as ideias e escolher sentenças efetivas de abertura, transição e encerramento. Essas perguntas tendem a se concentrar no começo e no fim dos parágrafos. Sendo assim, mais um vez é importante ter uma compreensão sólida do significado do texto como um todo para se sair bem aqui.

Estilo (15-20%)

Essas questões testam o quão bem você seleciona palavras apropriadas, mantém o nível de estilo e tom em um texto, gerencia os elementos das frases para obter uma eficácia retórica e evita referências a pronomes ambíguos, gerundismo e redundância. Novamente, é importante ter uma compreensão sólida do tom e do significado da passagem para acertar essas perguntas.

Intercâmbio com a UDI

Ainda não se sente seguro(a) para fazer a seção de Inglês do ACT? Então você pode contar com a nossa mentoria especializada para uma preparação mais profunda e, assim, conquistar sua oportunidade no exterior. Faça agora mesmo o seu teste de perfil! Basta clicar aqui.

Cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal e acompanhar tudo o que publicamos no Blog.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.