A seção de Matemática do ACT pode ser o pesadelo de muita gente, principalmente de quem não tem muita afinidade com os números. Porém, a melhor maneira de tirar uma boa nota nessa parte da prova é conhecer bem como ela funciona e o que, especificamente, é avaliado. Para te ajudar, trouxemos aqui neste texto todos os pontos que são levados em conta na hora de calcular sua nota de Matemática no ACT. Confira!

Como é a seção de Matemática do ACT?

O formato

A seção de Matemática do ACT dura 60 minutos, com um total de 60 perguntas. Portanto, você vai ter apenas 1 minuto para concluir cada pergunta, ou seja, vai ter que trabalhar rápido se quiser responder cada uma! Todas as perguntas são de múltipla escolha e não há penalidades para chutes.

O ritmo e a resolução de problemas são os grandes desafios na seção de Matemática do ACT. O ritmo é complicado porque você precisa responder às perguntas o mais rápido possível, sem perder a precisão nas suas respostas. Além disso, você precisa identificar rapidamente as maneiras de resolver os problemas propostos. 

É por isso que estudar especificamente para essa seção do ACT é tão importante, pois ela exige que você trabalhe mais rápido e mais estrategicamente do que em outros tipos de prova de Matemática. Por exemplo, as questões não são ordenadas por tópico. Dessa forma, você deve estar preparado(a) para alternar rapidamente entre temas como estatística, álgebra e geometria.

Conteúdo e requisitos de teste

O ACT testa habilidades e conhecimentos matemáticos que a maioria dos alunos do Ensino Médio têm. Ou seja, nada além de álgebra. Se você for um(a) estudante aplicado(a), o conteúdo da seção de Matemática do ACT será muito direto.

A divisão do conteúdo na prova é geralmente essa:

Você pode usar uma calculadora no ACT, mas ela deve ser de um modelo aprovado pela organização da prova. No entanto, não é realmente necessário usar uma, o que significa que todos os problemas na seção de Matemática do ACT podem ser resolvidos sem essa ajuda. E mais: tenha cuidado para não confiar apenas na sua calculadora, pois ela pode acabar te atrasando.

Note também que, ao contrário do SAT, você não recebe uma folha de referência. Sendo assim, é necessário conhecer as fórmulas matemáticas básicas (a fórmula da área, a fórmula quadrática, de Bháskara, etc.) de cabeça.

Como é a pontuação e a subpontuação na seção de Matemática do ACT?

Além da sua pontuação geral (que é o total de pontos que você consegue entre os 60 disponíveis na seção de Matemática do ACT), há também três “subpontuações” que você recebe de acordo com as 6 áreas incluídas na seção: pré-álgebra e álgebra elementar, álgebra intermediária e geometria analítica, e, por fim, geometria plana e trigonometria. 

Essas subpontuações basicamente fornecem informações mais detalhadas sobre o seu desempenho. Porém, geralmente elas não são examinadas detalhadamente pelas universidades, uma vez que sua pontuação geral na seção de Matemática e o total do ACT são mais importantes.

No entanto, você pode usar as áreas de subpontuação para dar uma foco à sua preparação para a seção de Matemática do ACT. Vamos mostrar o que você pode esperar de cada uma delas:

#1: Álgebra Pré-Álgebra / Elementar

Pré-Álgebra (20-25%)

Álgebra elementar (15-20%)

#2: Álgebra intermediária / Geometria analítica

Álgebra intermediária (15-20%)

Geometria analítica (15-20%)

#3: Geometria plana / Trigonometria

Geometria plana (20-25%)

Trigonometria (5-10%)

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já sabe o que esperar da seção de Matemática do ACT, já pode começar a se preparar para estudar no exterior. Se quiser uma ajuda personalizada, você pode contar com todo o suporte da nossa mentoria especializada. Faça seu teste de perfil agora mesmo clicando aqui.

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.