BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Simulações da ONU: como participar?

Ao redor do mundo é muito comum que jovens de todas as idades participem de simulações da ONU. Nos últimos anos, esses eventos também passaram a se popularizar no Brasil. Mas você sabe o que são as simulações da ONU e como participar? Neste texto vamos responder estas e outras perguntas sobre esta atividade.

O que são as simulações da ONU?

As simulações da ONU, ou Model United Nations, nada mais são do que uma espécie de teatro. Nele, alunos do ensino fundamental, médio ou superior interpretam juízes, diplomatas, jornalistas ou políticos e simulam que estão em reuniões de grandes organizações internacionais.

Apesar de levar o nome “simulação da ONU”, esse tipo de evento acontece desde antes da fundação das Nações Unidas. Os primeiros registros dessas simulações aconteceram nas universidades de Oxford e Harvard na primeira metade da década de 1920, promovidas pela Liga das Nações, órgão anterior à ONU.

Nessas simulações é possível recriar espaços como a Assembleia Geral da ONU, o Conselho de Segurança, a ONU Mulheres, reuniões do Congresso Nacional, etc. O objetivo é representar um posicionamento e tomar decisões diplomáticas sobre questões relevantes para a sociedade.

Uma característica importante sobre as simulações é que elas devem ter um respaldo acadêmico. Não basta se reunir com um grupo de amigos e fingir que vocês estão em uma reunião do Congresso, por exemplo. As simulações sérias são como laboratórios que incentivam o aprendizado de Ciências Políticas, Diplomacia e Direito.

As simulações nesse estilo acontecem em vários lugares do mundo e podem ser feitas por pessoas de qualquer idade. Elas são mais comuns entre estudantes. Estima-se que cerca de 400 mil alunos participem de conferências assim.

Por que participar de simulações da ONU?

Agora você já sabe o que é uma simulação da ONU. Mas por que exatamente você deveria participar de um evento como esse? Essas conferências podem oferecer algumas vantagens para quem faz parte delas. Alguns exemplos são:

1. Te faz desenvolver soft skills

Um dos principais aprendizados das simulações da ONU é o desenvolvimento de suas habilidades interpessoais. Após participar dessas conferências, você vai notar uma melhora na sua oratória, na capacidade de trabalhar em grupo e até na facilidade de desenvolvimento do conhecimento.

Todos esses pontos fazem parte das chamadas soft skills. Elas, por sua vez, são um conjunto de habilidades que estão mais ligadas ao comportamento. Como hoje é muito comum encontrar pessoas com habilidades técnicas (hard skills), as soft skills são vistas como um diferencial no mercado de trabalho.

2. Te incentiva a aprender sobre Geopolítica

Participar de uma conferência simulada da ONU ou de outra organização internacional significa debater temas difíceis. Mas a simulação vai além, porque você não está defendendo o seu ponto de vista sobre o assunto, e sim o do país, organização ou pessoa que você está representando.

A princípio pode parecer simples. Porém, para saber argumentar nessas situações é preciso entender o funcionamento e a história desses países. Só assim você vai compreender como aquele povo pensa e como eles se posicionam na vida real.

Simulações da ONU te ajudam a entender GeopolíticaSimulações da ONU te ajudam a compreender a Geopolítica mundial. (Foto: Ana Romero Kreder/Wikimedia Commons)

3. Te ajuda a ingressar em uma universidade internacional

As universidades internacionais funcionam de forma diferente das brasileiras. Para fazer faculdade nos Estados Unidos, por exemplo, é preciso apresentar atividades extracurriculares, ou seja, o que você faz fora da sala de aula.

Passo a passo: como fazer faculdade nos Estados Unidos?

Essas atividades são essenciais para demonstrar qual é o seu perfil enquanto estudante e como você se encaixa na universidade que você escolheu. Participar de simulações da ONU conta como uma excelente extracurricular, porque prova que você desenvolveu todas as habilidades de soft skills e liderança que comentamos.

Onde fazer simulações da ONU?

No Brasil a gente não costuma ouvir falar muito das simulações da ONU. Porém, existem sim algumas organizações brasileiras que promovem essas conferências. Aqui, nós separamos duas opções de simulações para você fazer no exterior e uma no Brasil.

Oxford MUN

A Universidade de Oxford foi a primeira no mundo a fazer uma simulação de organização internacional. A Oxford International Assembly aconteceu em 1921, ainda com um modelo da Assembleia das Nações.

Ainda que essa reunião não tenha permanecido, a universidade realiza atualmente o Oxford Model United Nations, ou Oxford MUN. Essa conferência é organizada pela Oxford Global, uma comunidade de alunos e ex-alunos da instituição.

Nesta conferência os alunos se reúnem para debater causas como qualidade da educação, redução de desigualdades e a sustentabilidade de cidades e comunidades. Todas essas questões fazem parte das 17 metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Harvard MUN

A Harvard MUN ou HMUN é uma das simulações mais antigas que continuam a existir até hoje. Ela é voltada para alunos do Ensino Médio de todo o mundo e acontece em vários países diferentes. A principal delas é sediada anualmente em Boston, nos Estados Unidos.

Durante um período de quatro dias os estudantes vão debater sobre temas como progresso social e econômico e a paz internacional. Além disso, a conferência se propõe a incentivar que os alunos pensem sobre o papel da própria ONU e o que ela pode alcançar enquanto organização.

ONU Jr

A ONU Jr é uma das maiores simulações da ONU que acontecem no Brasil. Ela é realizada anualmente na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. O encontro tem duração de cinco dias e recebe alunos vindos de todos os estados do Brasil.

Essa simulação foi criada em 2002 e é voltada tanto para alunos de nível médio quanto para estudantes de cursos de ensino superior. Ao todo ela recebe 350 estudantes que se reúnem para debater sobre assuntos chave da política internacional. 

E se você pudesse trabalhar na ONU de verdade?

Fazer simulações da ONU é com certeza uma ótima experiência. Mas já pensou se você pudesse fazer parte de verdade da Organização das Nações Unidas? Isso pode se tornar realidade fazendo um estágio na ONU ou então trabalhando como diplomata para o Brasil. Para saber mais sobre vagas na ONU, clique aqui. Já para descobrir como se tornar um diplomata, clique aqui.

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

19 Dez 2021

Postagens recentes