Nós já falamos aqui quais são os principais motivos para estudar na Alemanha. Se você ficou interessado(a) em fazer um intercâmbio por lá, é importante que conheça bem as instituições de ensino do país. Pensando nisso, trouxemos aqui as melhores universidades da Alemanha com base no QS World University Rankings 2020. Confira!

A-TUM-é-a-primeira-entre-as-melhores-universidades-da-Alemanha

1º Universidade Técnica de Munique (Posição no Ranking da QS: 55º)

A Universidade Técnica de Munique (Technische Universität München), também conhecida como TUM, foi fundada em 1868 e é membra da TU9, uma associação das nove universidades técnicas mais prestigiadas da Alemanha

A TUM possui 14 departamentos acadêmicos e mais de 40 mil estudantes, dos quais cerca de 24% são intercambistas. Ela se autodenomina “Universidade Empreendedora” e, dessa forma, busca promover um ambiente favorável aos empreendedores iniciantes. Lá existem 172 cursos de graduação disponíveis, incluindo alguns cursos que são ministrados em inglês!

5 melhores universidades da Alemanha 1

2º Universidade Ludwig-Maximilians de Munique (Posição no Ranking da QS: 63º)

Localizada no coração de Munique, a Ludwig-Maximilians-Universität München (ou LMU) é reconhecida como uma das principais instituições acadêmicas e de pesquisa da Europa. Ela já tem quase 550 anos de história, tendo sido fundada ainda em 1472. Desde então, a LMU tem atraído pesquisadores de todas as partes do planeta, deixando a instituição na vanguarda de ideias que  mudam o mundo.

O ensino por lá abrange várias áreas de estudo, desde Humanidades e Estudos Culturais até Direito, Economia, Ciências Sociais, Medicina e Ciências Naturais. Além disso, a LMU busca uma abordagem interdisciplinar intensa, para promover sempre a inovação.

5 melhores universidades da Alemanha 2

3º Universidade Ruprecht-Karls de Heidelberg (Posição no Ranking da QS: 66º)

Fundada em 1386, a Universidade de Heidelberg é a mais antiga da Alemanha, com mais de 630 anos de história. A estrutura da instituição tem doze faculdades ao todo, que incluem Ciências Humanas, Direito, Ciências Sociais e Comportamentais, Ciências da Vida, Medicina e Ciências Naturais.

A universidade participa de uma rede mundial de colaborações de ensino e pesquisa: são 25 parcerias institucionais com mais de 450 universidades em todo o mundo. Sendo assim, a Universidade de Heidelberg busca sempre a interdisciplinaridade e a cooperação na pesquisa.

5 melhores universidades da Alemanha 3

4º Universidade Humboldt de Berlim (Posição no Ranking da QS: 120º)

A Humboldt-Universität zu Berlin foi fundada na capital alemã em 1810, e, desde então, busca ser “Mãe de todas as universidades modernas”. No início, a universidade possuía quatro faculdades clássicas, sendo elas Direito, Medicina, Filosofia e Teologia. O primeiro ano acadêmico lecionado na instituição tinha 256 alunos e 52 professores.

Hoje em dia, no entanto, o número de estudantes já passa dos 40 mil. Os professores, por sua vez, já somam mais de 2500 contratados. O orçamento da universidade é de cerca de 400 milhões de euros, o que dá mais de 1 bilhão e 800 milhões de reais!

5 melhores universidades da Alemanha 4

5º Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (Posição no Ranking da QS: 124º)

O Karlsruhe Institute of Technology (KIT) é uma universidade alemã com sede na cidade de Karlsruhe. As principais áreas de estudo da universidade são as do STEM, ou seja, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (em inglês Science, Technology, Engineering, and Mathematics). Atualmente o KIT abriga quase 26 mil estudantes. 

Suas principais áreas de pesquisa incluem energia, mobilidade e informação. Além disso, o instituto administra um Centro de Inovação e Empreendedorismo, que oferece aconselhamento e recursos gratuitos para estudantes e ex-alunos que desejam iniciar seu próprio negócio.

Agora que você já conhece as melhores universidades da Alemanha é só se preparar para conquistar sua vaga em uma delas. E, nesse processo, você pode contar com a nossa equipe de mentores! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  


Matheus Tomoto

Matheus Tomoto

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), é embaixador da Youth Assembly no Brasil, recebeu proposta da NASA e é ex-fellow de HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar sua oportunidade no exterior.