7 motivos para estudar na Alemanha

Que a Alemanha é um lugar incrível todo mundo já sabe. A nação é rica não só em recursos como também em história. Mas o que muita gente ainda não sabe é que o país também é um ótimo destino para fazer um intercâmbio. Por isso, nós trouxemos aqui 7 motivos para estudar na Alemanha que podem te convencer a escolher a terra das cervejas e das salsichas para a sua primeira experiência internacional. Confira!

7 motivos para estudar na Alemanha:

O custo para estudar na Alemanha é baixo

A Alemanha é um dos países europeus que não cobra mensalidades nas suas universidades públicas. Dessa forma, a única coisa que os estudantes estrangeiros têm que pagar é uma taxa administrativa, que geralmente custa cerca de €230 por semestre. Só isso!

Com esse valor,  praticamente qualquer pessoa pode frequentar uma das 300 universidades públicas da Alemanha. O único problema é que você precisa concluir seu curso no tempo estimado. Caso contrário, pode ter que pagar um valor a mais do que a pequena taxa original!

Universidades de alto nível

Com um valor tão baixo, pode ser que você se pergunte se as universidades alemãs são de qualidade. Nesse caso, você pode ficar tranquilo(a), porque vai receber uma educação de de alto nível quase de graça. Isso porque os alemães acreditam que todos devem ter acesso livre ao ensino superior e que isso garante o crescimento econômico da população.

As universidades alemãs têm sido constantemente classificadas entre as melhores do mundo. No QS World University Rankings 2020, por exemplo, 12 das 200 melhores universidades do mundo ficam no país. Para efeito de comparação, no mesmo ranking o Brasil tem apenas uma instituição de ensino entre as TOP 200. Ou seja, pode ter certeza que ter um diploma de uma universidade alemã vai abrir portas e oportunidades para você no mundo todo.

Departamento de Engenharia Mecânica da Technical University of Munich, considerada a melhor da Alemanha e 55ª melhor do mundo.

Você pode viajar por toda a Europa com seu visto de estudante

Uma das vantagens de estudar na Alemanha é que o seu visto de estudante vai permitir que você viaje por toda a Europa. Como o país está em uma região mais central no continente, você consegue chegar em diversos outros países em questão de poucas horas, seja de avião ou de trem.

O custo de vida para quem quer estudar na Alemanha é razoável

Como a Alemanha é um dos países mais ricos do mundo, pode ser que você pense que o custo de vida lá é alto. Porém, isso não é verdade! Os gastos mais altos que você vai ter são com as passagens para lá e com a acomodação (o que pode ser resolvido procurando alojamentos estudantis). É mais barato viver na Alemanha que, por exemplo, no Reino Unido, na França, na Holanda e na Suíça. Isso sem falar de países em outros continentes.

O transporte público é excelente

Sem dúvidas a Alemanha tem um dos melhores sistemas de transporte público do mundo. Por lá, você pega - de maneira fácil - ônibus, trens, vôos e, além disso, também pode pedir táxis por aplicativos. E o melhor: tudo isso bem barato. Só para ilustrar, você pode ir à Romênia no final de semana por cerca de €40!

Você vai encontrar muita diversidade

A Alemanha é um caldeirão de diversas nacionalidades. Sendo assim, você pode fazer amizade com pessoas de diversos países, como Polônia, Hungria, Romênia, Filipinas, Turquia, China ou Grécia. Você não só vai mergulhar na cultura alemã, como também vai aprender muito mais sobre outras tradições, e talvez também possa aprender uma palavra ou outra em um novo idioma.

Há muitas oportunidades de trabalho

Nos últimos anos, a Alemanha vem valorizando muito a presença dos imigrantes do país. Sendo assim, há um grande incentivo para que os intercambistas permaneçam por lá depois dos estudos. Dessa forma, há muitas oportunidades de trabalho para esses novos profissionais. Uma delas é o sistema em que você mescla seus estudos com um emprego de meio período

Se esses 7 motivos para estudar na Alemanha não foram suficientes para te convencer a viajar pra lá, nada mais será! Agora, se deu aquela vontade de embarcar no primeiro voo para Berlim, Munique, Hamburgo e outras cidades incríveis, então é melhor começar a se preparar para garantir a sua vaga e uma bolsa de estudo por lá. A boa notícia é que a nossa mentoria especializada pode te ajudar com todo esse processo. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Matheus Tomoto
29 Set 2019

Personal letter: o que é e como escrever

Guia completo para uma personal letter que impressiona avaliadores e aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para um intercâmbio.

21 Abr 2024