A África é o segundo maior continente do planeta e abriga cerca de 1,3 bilhão de pessoas em 55 países. Além disso, há quase todos os tipos de ecossistemas por lá. Ou seja, é o lugar perfeito para visitar em 2020, ainda mais se você decidir ser voluntário(a) e tornar sua viagem verdadeiramente significativa. Mas a grande questão é: onde fazer trabalho voluntário na África? Para ajudar nessa escolha, listamos aqui os 5 melhores países para isso. Confira!

5 países para fazer trabalho voluntário na África

Tanzânia

Um belo país da África Oriental, a Tanzânia abriga a montanha mais alta do continente: o Monte Kilimanjaro. E ela vai muito além de suas belas praias e da encantadora ilha de Zanzibar: lá existem incríveis parques nacionais repletos de vida selvagem. A pesquisadora Jane Goodall, por exemplo, passou mais de 40 anos desenvolvendo uma pesquisa com os chimpanzés do país!

Se você deseja fazer trabalho voluntário na África em um projeto de conservação ambiental ou se interessa em apoiar professores locais nas escolas, com certeza vai achar ótimas oportunidades na Tanzânia. Existem ainda muitos outros projetos, em outras áreas, que também podem ser do seu interesse. Vale a pena pesquisar!

serengeti-trabalho-voluntario-na-africa

Zebras e elefantes no Serengeti, no norte da Tanzânia

África do Sul

Não é mais segredo que a África do Sul é um destino incrível. O país no extremo sul do continente é muito diverso: você pode ir para a praia, fazer um safári para conhecer a fascinante vida selvagem do país ou aproveitar o ambiente urbano de cidades como Pretória, Johanesburgo ou Cidade do Cabo.

Mesmo pertencendo a uma das regiões mais desenvolvidas do continente, ainda existem muitos projetos para fazer trabalho voluntário na África do Sul. Não importa se você está mais interessado(a) em trabalhar no campo da proteção ambiental ou se gostaria de passar o seu período como voluntário(a) ensinando. Com certeza você vai encontrar um programa de voluntariado que atenda aos seus interesses e habilidades no país.

ct-trabalho-voluntario-na-africa

Cidade do Cabo

Gana

Gana fica localizada na parte ocidental do continente, no Golfo da Guiné, e é um dos melhores lugares para fazer trabalho voluntário na África. O país tem belas praias, é o lar de cachoeiras incríveis e você pode ver dezenas de fortes e castelos ao longo da costa. E, claro, você também pode visitar um dos diversos parques nacionais para ver e conhecer a vida selvagem de lá. Para completar, Gana ainda foi eleito o país mais amigável da África em 2011 pela Forbes!

Se você deseja passar seu tempo em Gana de maneira significativa, pode escolher um dos muitos programas de voluntariado que o país oferece, especialmente se você estiver interesse na área da Educação.

castle-trabalho-voluntario-na-africa

Castelo Elmina, na costa de Gana

Uganda

Uganda é um país sem litoral da África Oriental, com animais incríveis e muitos recursos naturais. A estrela do país é o gorila da montanha que pode ser encontrado nas exuberantes florestas de lá. Mas existem muitos outros primatas e animais silvestres em vários parques nacionais. Uganda também faz fronteira com o maior lago da África, o Lago Vitória, e é um país culturalmente diverso. Ou seja, um destino perfeito para uma viagem fora dos roteiros mais conhecidos!

Existem muitas oportunidades de voluntariado em Uganda, especialmente se você estiver interessado(a) em trabalhar em contato com a fauna, com os animais selvagens e primatas. Além disso, se você tiver interesse em trabalhar com jovens e crianças, o setor educacional tem uma variedade de programas de voluntariado para escolher.

victoria-trabalho-voluntario-na-africa

Lago Vitória

Quênia

Os visitantes do Quênia são atraídos principalmente pelas belas praias e pelas incríveis reservas deste país do leste africano. Você pode passar suas férias aproveitando o tempo a beira-mar ou fazendo safáris impressionantes em um dos muitos parques nacionais. Lá, você pode ver elefantes, leões, búfalos, rinocerontes e outros animais tipicamente africanos. Da fronteira com a Tanzânia também há uma vista deslumbrante do Kilimanjaro. 

Portanto, se você gosta da natureza, o Quênia pode ser o principal destino para considerar fazer trabalho voluntário na África. Enquanto muitos projetos se concentram na conservação, você também pode se voluntariar em diversas outras áreas. Há sempre necessidade de mão de obra nos de setores da Educação, bem como nos da Saúde.

kenya-trabalho-voluntario-na-africa

Parque no Quênia

Intercâmbio com a UDI

Fazer um trabalho na África é uma forma incrível e muito sensível de trazer um significado para sua viagem e seu intercâmbio. Se quiser ajuda para conquistar essa ou qualquer outra experiência internacional, você pode contar com a nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo seu teste de perfil clicando aqui.

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.