BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Por dentro da Universidade de Michigan: a melhor universidade pública dos EUA

A Universidade de Michigan, também conhecida como U-M, UM, U of M ou UMich é uma universidade pública americana localizada em Ann Arbour, uma cidade com pouco mais de 110 mil habitantes que faz parte da região metropolitana de Detroit. 

E por que você deve conhecê-la se está planejando um intercâmbio norte-americado? É que essa é considerada a melhor universidade pública dos EUA, de acordo com o QS World University Ranking mais atual, além de ser também a que mais produz pesquisa entre as instituições públicas.  

Apesar das universidades públicas dos EUA não serem gratuitas, elas costumam ser muito mais baratas do que as instituições privadas. Isso porque são mantidas pelo governo estadunidense e, portanto, podem ser uma boa chance de um intercâmbio mais barato.

E não é porque ficam mais em conta no orçamento que não são instituições reconhecidas em todo o mundo. Muitas delas se destacam entre as melhores do mundo, por terem resultados positivos em empregabilidade, pesquisa e até mesmo número de estudantes internacionais.

Por isso, preparamos esse artigo: você vai conhecer a universidade pública conhecida como a número #1 dos Estados Unidos! E ainda trazemos uma super novidade: se você quer se preparar da melhor forma para ser aprovado por lá, nossa escola M60 está com a metodologia atualizada para você poder conquistar uma vaga lá fora.

universidade-de-michigan-angel-hall
Faculdade de Literatura, Ciências e Artes (Foto: AndrewHorne/Wikipedia)

Como é a estrutura da Universidade de Michigan? 

O campus principal da Universidade de Michigan, conhecido como Central Campus, tem uma área total de 16 hectares e abriga quase 600 edifícios. Além dele, a instituição também conta com outro grande campus na parte norte de Ann Arbour, dois campi regionais nas cidades vizinhas de Flint e Dearborn e um centro especial em Detroit.

Em seus primeiros anos, o Central Campus contava apenas com um prédio de aulas, um dormitório e casas que serviam de moradia para os professores. 

O interessante é que, como esse campus cresceu junto com a cidade de Ann Arbour, atualmente não existe uma fronteira muito bem delimitada entre ele e as ruas da cidade, e algumas áreas inclusive apresentam uma mistura curiosa de prédios privados e universitários.

Nesse campus, hoje estão localizados a maior parte dos prédios acadêmicos da universidade, além das duas principais bibliotecas (Harlan Hatcher Graduate Library e a Shapiro Undergraduate Library), museus e o setor médico.

Já o campus localizado ao norte de Ann Arbour, conhecido como North Campus, foi construído em um grande território agrícola comprado em 1952 e tem uma arquitetura mais moderna em comparação ao Central Campus.

Por sua vez, por lá, fica localizado o maior conjunto residencial da universidade, além das faculdades de Engenharia e de Arquitetura e Urbanismo e das escolas de Artes e Design e de Música, Teatro e Dança. Nessa área, os alunos também têm acesso à algumas bibliotecas e o Duderstadt Center, um complexo que abriga laboratórios de informática, estúdios de vídeo e música, espaços de trabalho multimídia e uma sala de realidade virtual 3D.

Mais antiga do Estado: tradição em Michigan

A Universidade de Michigan é a mais antiga do estado do Michigan e foi fundada em 1817. Uma curiosidade é que a instituição na verdade foi criada em Detroit com o nome Universidade de Michigania (ou Catholepistemiad). 

Tudo isso aconteceu 20 anos antes de o atual território do Michigan ter sido declarado um estado.  A transferência para Ann Arbour aconteceu apenas em 1837.

De 1900 a 1920, a universidade construiu boa parte das instalações que ainda seguem na ativa no Central Campus. Foi nessa época também que a instituição passou a ser a escolha preferida dos estudantes judeus da região de Nova York que não podiam se matricular nas universidades da Ivy League por conta de uma política de cotas muito restrita que limitava o número de inscrições para candidatos desse grupo religioso.

Por conta de seus altos padrões, a Universidade de Michigan ganhou ao longo dos anos o apelido de "Harvard do Oeste” e, durante a Segunda Guerra Mundial, a pesquisa desenvolvida por lá apoiou vários esforços militares dos Estados Unidos.

Mais de 610 mil alunos já passaram pelos corredores da universidade em todos os seus anos de história. Entre eles se encontram 25 ganhadores do Nobel; 6 vencedores do prêmio Turing; 1 medalhista Fields e 36 ganhadores do Pulitzer.

O que estudar na Universidade de Michigan? 

Além da estrutura dos prédios e campus universitários e da história de mais de 200 anos, a Universidade de Michigan também chama a atenção pelas áreas de estudo.

Hoje em dia, ela é dividida em 19 faculdades e escolas. As mais antigas delas são a Faculdade de Literatura, Ciência e Artes (1841); a Escola de Medicina (1850); a Faculdade de Engenharia (1854); a Escola de Direito (1859); a Escola de Odontologia (1875) e a Escola de Farmácia (1876).

Já as mais novas são a Escola de Cinesiologia (1984); a Escola de Artes e Design (1974); a Escola de Informação (1969); a Escola de Trabalho Social (1951) e a Escola de Saúde Pública (1941).

Ao todo, a instituição oferece quase 300 programas entre graduação, mestrado e doutorado.  Uma ótima possibilidade de cursar o ensino superior diretamente nos Estados Unidos!

 

E como a universidade de Michigan se compara às demais universidades?

No ranking mais recente da QS, a Universidade de Michigan em Ann Arbour figura como a 12.ª melhor universidade dos Estados Unidos. Mas todas as 11 que estão na frente dela são instituições privadas, o que faz da UM a melhor universidade pública do país. Fica na frente, por exemplo, de instituições como a NYU, a UCLA e a Duke University.

Já a nível mundial, é a 25.ª melhor do mundo. Está melhor posicionada que universidades famosas como a Universidade de Toronto, a Universidade de Tóquio, a Universidade de Manchester e a Universidade de Sydney.

As áreas melhor avaliadas da instituição são Odontologia, Antropologia, Arqueologia, Engenharia Mecânica, Psicologia, Enfermagem, Esportes, História, Biblioteconomia, Estatística, Educação, Anatomia, Fisiologia, Sociologia, Matemática, Economia, Comunicação e Estudos de Mídia, Farmácia, Contabilidade, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Ciências da Vida e Medicina.

Saiba mais sobre a Universidade de Michigan

Essa universidade é bastante conhecida por ser uma instituição reconhecida e que se destaca nas pesquisas acadêmicas. Além disso, é uma universidade bastante receptiva para os intercambistas.

Do total de estudantes, cerca de 14% são de fora dos Estados Unidos, o que reforça que é possível que estudantes internacionais tenham um curso da instituição. Cerca de ⅓ dos alunos internacionais da instituição estão realizando a graduação por lá.

universidade-de-michigan-escola-de-odontologia
Escola de Odontologia (Foto: AndrewHorne/Wikimedia)

Confira mais alguns dados da universidade:
 

  • É a sexta universidade com as mensalidades mais econômicas nos EUA (lembre-se que por lá instituições públicas não gratuitas);
  • 2 em cada 3 alunos de graduação recebem apoio financeiro;
  • 1 em cada 4 alunos não paga taxas de matrícula;
  • São mais de 500 milhões de dólares por ano em assistência financeira;
  • Mais de 46 mil alunos (30 mil de graduação e 16 mil de pós-graduação);
  • Cerca de 7 mil professores e 20 funcionários administrativos.

Como estudar na Universidade de Michigan?

O processo de inscrição para estudantes internacionais na Universidade de Michigan é o mesmo processo que todos os estudantes de graduação realizam, com algumas diferenças importantes. 

Um ponto importante é que para ser elegível para uma bolsa de estudos por lá você deve ter um visto permanente. Portanto, estudantes que tenham a autorização temporária não podem concorrer ao auxílio estudantil.

A aplicação acontece através do Common Application, uma plataforma que reúne diversas universidades do mundo para o processo de seleção de alunos. É preciso pagar uma taxa de inscrição de 75 dólares (alguns estudantes podem pedir a isenção desse valor). 

 

 

Para aplicar, será preciso enviar alguns documentos básicos, como teste de proficiência de inglês e resultado das provas padronizadas. Confira a seguir um check-list dos documentos necessários: 

  • Pontuação do SAT ou ACT;
  • Boletim Escolar (GPA);
  • Carta de recomendação de um professor que possa falar sobre os seus trabalhos e qualidades;
  • Carta de recomendação de um conselheiro educacional, coordenador ou diretor (não é obrigatório, mas é recomendado); 
  • Histórico escolar com a sua tradução oficial em inglês;
  • Pontuação de teste de proficiência em inglês (por exemplo, TOEFL, IELTS, DET);.

Além disso, o interessado não deve enviar nenhum documento não solicitado. Isso porque, segundo a universidade, caso o estudante envie outros arquivos pode atrasar a avaliação. 

Sobre os prazos, a indicação é enviar os documentos com antecedência. Geralmente os prazos são em primeiro de fevereiro ou primeiro de outubro/novembro, de acordo com o período do ano. 

Além da documentação, o estudante deve ter em mãos o seu passaporte e também o visto de estudante norte-americano. Os mais comuns são F-1 e J-1, e você pode conferir os detalhes do visa acessando aqui

 

 

 

Quanto custa para estudar na Universidade de Michigan?

Os valores para estudar na UM variam de acordo com cada período letivo. De acordo com a instituição, existe uma estimativa de quanto é necessário para estudar por lá, desde as anuidades, livros e materiais, alimentação e moradia. 

Para o ano letivo de 2022/2023, os estudantes de fora do estado do Michigan precisam arcar com cerca de 72 mil dólares durante o primeiro ano letivo da graduação. Já para os demais anos, o recurso é estimado em 76 mil dólares. 

No caso da pós-graduação, o valor fica em torno de 78 mil dólares. Vale ter em mente que esse gasto engloba tanto as anuidades e taxas, quanto o alojamento, alimentos e os livros necessários para as aulas. 

Aumente suas chances de ser aprovado(a)!

Gostou de conhecer mais sobre a Universidade de Michigan em Ann Arbour e ficou com vontade de estudar por lá? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil, até mesmo com bolsas de estudos.

Através de conteúdos atualizados, estamos trazendo a revolução dos intercâmbios! É a nossa Escola M60! As vagas são limitadas, portanto não perca tempo. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

*Texto escrito por Rafael Cerqueira (2020) e Elaine Maciel (2022).

 

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

09 Nov 2022

Postagens recentes