A Universidade de Michigan, também conhecida como U-M, UM, U of M ou UMich é uma universidade pública americana localizada em Ann Arbour, uma cidade com pouco mais de 110 mil habitantes que faz parte da região metropolitana de Detroit. É considerada a melhor universidade pública dos EUA, de acordo com o QS World University Rankings 2021, além de ser também a que mais produz pesquisa entre as instituições públicas.  

Campus

O campus principal da Universidade de Michigan, conhecido como Central Campus, tem uma área total de 16 hectares e abriga quase 600 edifícios. Além dele, a instituição também conta com outro grande campus na parte norte de Ann Arbour, dois campi regionais nas cidades vizinhas de Flint e Dearborn e um centro especial em Detroit.

universidade-de-michigan-angel-hall
Faculdade de Literatura, Ciências e Artes (Foto: AndrewHorne/Wikipedia)

Em seus primeiros anos, o Central Campus contava apenas com um prédio de aulas, um dormitório e casas que serviam de moradia para o professores. O interessante é que, como esse campus cresceu junto com Ann Arbour, atualmente não existe uma fronteira muito bem delimitada entre ele e as ruas da cidade, e algumas áreas inclusive apresentam uma mistura curiosa de prédios privados e universitários.

Nesse campus hoje estão localizados a maior parte dos prédios acadêmicos da universidade, além das duas principais bibliotecas (Harlan Hatcher Graduate Library e a Shapiro Undergraduate Library), museus e o setor médico.

Já o campus localizado ao norte de Ann Arbour, conhecido como North Campus, foi construído em um grande território agrícola comprado em 1952 e tem uma arquitetura mais moderna em comparação ao Central Campus.

Nesse campus estão localizados o maior conjunto residencial da universidade, além das faculdades de Engenharia e de Arquitetura e Urbanismo e das escolas de Artes e Design e de Música, Teatro e Dança. Por lá também se encontra algumas bibliotecas e o Duderstadt Center, um complexo que abriga laboratórios de informática, estúdios de vídeo e música, espaços de trabalho multimídia e uma sala de realidade virtual 3D.

universidade-de-michigan-escola-de-odontologia
Escola de Odontologia (Foto: AndrewHorne/Wikimedia)

História

A Universidade de Michigan é a mais antiga do estado do Michigan, tendo sido fundada em 1817. Uma curiosidade é que a instituição na verdade foi criada em Detroit com o nome Universidade de Michigania (ou Catholepistemiad), 20 anos antes de o atual território do Michigan ter sido declarado um estado.  A transferência para Ann Arbour aconteceu apenas em 1837.

De 1900 a 1920, a universidade construiu boa parte das instalações que ainda seguem na ativa no Central Campus. Foi nessa época também que a instituição passou a ser a escolha preferida dos estudantes judeus da região de Nova York que não podiam se matricular nas universidades da Ivy League por conta de uma restrita política de cotas que limitava o número de inscrições para candidatos desse grupo religioso.

Por conta de seus altos padrões, a Universidade de Michigan ganhou ao longo dos anos o apelido de “Harvard do Oeste” e, durante a Segunda Guerra Mundial, a pesquisa desenvolvida por lá apoiou vários esforços militares dos Estados Unidos.

Mais de 610 mil alunos já passaram pelos corredores da universidade em todos os seus anos de história. Entre eles se encontram 25 ganhadores do Nobel; 6 vencedores do prêmio Turing; 1 medalhista Fields e 36 ganhadores do Pulitzer.

universidade-de-michigan-auditório
Hill Auditorium (Foto: AndrewHorne/Wikipedia)

Organização interna

A Universidade de Michigan é dividida em 19 faculdades e escolas. As mais antigas delas são a Faculdade de Literatura, Ciência e Artes (1841); a Escola de Medicina (1850); a Faculdade de Engenharia (1854); a Escola de Direito (1859); a Escola de Odontologia (1875) e a Escola de Farmácia (1876).

Já as mais novas são a Escola de Cinesiologia (1984); a Escola de Artes e Design (1974); a Escola de Informação (1969); a Escola de Trabalho Social (1951) e a Escola de Saúde Pública (1941).

Ao todo, a instituição oferece quase 300 programas entre graduação, mestrado e doutorado.  

Rankings

No ranking mais recente da QS, a Universidade de Michigan em Ann Arbour figura como a 11ª melhor universidade dos Estados Unidos. Mas todas as 10 que estão na frente dela são instituições privadas, o que faz da UM a melhor universidade pública do país. Fica na frente, por exemplo, de instituições como a NYU, a UCLA e a Johns Hopkins.

Já a nível mundial, é a 21ª melhor do mundo, logo abaixo da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido. Está melhor posicionada que universidades famosas como a Universidade de Toronto, a Universidade de Tóquio, a Universidade de Manchester e a Universidade de Sydney.

As áreas melhor avaliadas da instituição são Odontologia, Antropologia, Arqueologia, Engenharia Mecânica, Psicologia, Enfermagem, Esportes, História, Biblioteconomia, Estatística, Educação, Anatomia, Fisiologia, Sociologia, Matemática, Economia, Comunicação e Estudos de Mídia, Farmácia, Contabilidade, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Ciências da Vida e Medicina.

universidade-de-michigan-escola-de-direito
Escola de Direito (Foto: AndrewHome/GoodFreePhotos)

Números

  • É a sexta universidade com as mensalidades mais econômicas nos EUA (lembre-se que por lá instituições públicas não gratuitas)
  • 2 em cada 3 alunos de graduação recebem apoio financeiro
  • 1 em cada 4 alunos não paga taxas de matrícula
  • No último ano foram distribuídos quase 635 milhões de dólares em assistência financeira
  • Mais de 46 mil alunos (30 mil de graduação e 16 mil de pós-graduação)
  • Quase 7 mil professores e 20 funcionários administrativos
  • Orçamento de quase 9 bilhões de dólares em 2018 e quase 13 bilhões de dólares em doações no ano de 2019

Universidade do Intercâmbio

Gostou de conhecer mais sobre a Universidade de Michigan em Ann Arbour e ficou com vontade de estudar por lá? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos