Quem vai se inscrever para universidades dos EUA, muitas vezes se depara com a opção de fazer a aplicação através da Common Application. E aí surge a dúvida: afinal, o que é Common Application? Se esse for o seu caso, não se preocupe! Nesse texto, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre essa plataforma!

O que é Common Application?

A Common Application, também chamada de Common App, é uma plataforma online de aplicação, utilizada por cerca de 800 instituições (não só nos EUA como também no Canadá, na França, na Alemanha e em outros países). Ela seria mais ou menos o equivalente ao Sisu aqui no Brasil. A plataforma inclui, nas aplicações, uma redação de 650 palavras sobre um tema específico, entre sete opções (que dificilmente mudam a cada ano). Além da redação da Common App, algumas universidades têm suplementos separados com perguntas adicionais.

É importante frisar que nem todas as universidades usam a Common Application. Algumas instituições ainda usam suas próprias plataformas de admissão, como a Universidade Georgetown e o MIT, por exemplo. O sistema da Universidade da Califórnia também usa uma plataforma própria e unificada para todos os 9 campi. Porém, outras instituições de peso, como Stanford, Harvard e Yale aceitam a Common App.

1-o-que-e-common-application

A Duke University é uma das instituições que aceitam a Common App

Também existem alternativas para a Common Application, como a Universal Application e a  Coalition Application. Essas, no entanto, abrangem menos instituições. Tenha em mente que, embora nem todas as universidades usem a Common App, muitas farão os mesmos tipos de perguntas dissertativas nos seus processos seletivos.

Como criar uma conta para fazer a aplicação?

Uma das grandes vantagens da Common App é que você pode iniciar o processo o mais rápido possível, assim que criar sua conta. Esta é uma etapa que não requer preparação, mas que vai te ajudar a configurar seu perfil para que você possa começar a receber alertas e atualizações por e-mail.

Para começar, você pode acessar o site da Common App e clicar no botão “Apply Now” para obter detalhes sobre como criar uma conta, fazer login e montar sua aplicação por meio da plataforma. Você também pode baixar o aplicativo para celular da Common App. Nele, você vai poder acompanhar de forma mais fácil os prazos e definir lembretes.

Depois de fornecer informações básicas para o seu perfil, você pode adicionar universidades à sua lista de interesse e procurar os requisitos específicos para saber o que esperar. Quando adicioná-las à sua lista, você vai poder ver como os requisitos de inscrição variam de uma instituição para outra. Você pode até configurar um “rastreador de requisitos” para estar preparado(a) para enviar tudo o que as faculdades pedem, no prazo correto.

3-o-que-e-common-application

A Common App centraliza as suas aplicações

O que vai ser preciso enviar?

Como já dissemos anteriormente, as universidades podem pedir documentos específicos, e isso varia bastante. No entanto, algumas documentações são praticamente “padrões”. Entre elas estão os seu histórico escolar, uma lista de atividades extracurriculares, notas dos testes como SAT e ACT e informações sobre seus pais ou responsáveis.

Outros recursos que você pode usar

Você já entendeu o que é Common Application e qual é a sua função principal. No entanto, ela não é só uma plataforma para fazer aplicações. Nela, você consegue também solicitar o acompanhamento de um conselheiro virtual. Esse conselheiro vai ser seu parceiro por todo o processo de aplicação: vai te dar orientações sobre a escolha de universidades, vai te ajudar nos pedidos de auxílio financeiro e vai até mesmo te dar dicas quando você for escolher um curso.

Intercâmbio com a UDI

Agora que você sabe o que é Common Application, já pode começar a se preparar para ir bem na aplicação através dessa plataforma. E, que tal ter uma ajuda especializada para estudantes internacionais? Para isso, você pode contar com a nossa mentoria especializada. Basta clicar aqui e fazer agora mesmo o seu teste de perfil!

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.