Estados Unidos, Canadá, Europa, Austrália… Todos esses lugares são bastante procurados por intercambistas do mundo inteiro que sonham com suas universidades de alto padrão e reconhecimento internacional. Mas existe uma região do mundo que também conta com boas universidades mas não é tão popular assim quando o assunto é estudar no exterior: o Oriente Médio. Ficou curioso(a)? Então descubra agora quais são as melhores universidades do Oriente Médio, de acordo com o QS World University Rankings 2021.

O que é o Oriente Médio?

Antes de ver quais são as melhores universidades do Oriente Médio, é importante entender quais são os países que fazem parte dessa região. Essa definição não é 1oo% precisa e pode variar dependendo do ponto de vista econômico, geográfico e sócio-político.

No entanto, costuma-se dizer que o Oriente Médio é formado por Arábia Saudita, Bahrein, Qatar, Chipre, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Israel, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Palestina, Síria e as porções asiáticas do Egito e da Turquia. Mas para fazer essa lista, não considerados Egito e Turquia (por não estarem totalmente no Oriente Médio) e nem Israel (por estar em um contesto geral totalmente a parte dos demais países da região).

6 melhores universidades do Oriente Médio

Universidade King Abdulaziz

Onde? Jeddah – Arábia Saudita

A Universidade King Abdulaziz é um raro caso de instituição de ensino privada transformada em instituição pública. Foi fundada em 1967 por um grupo de empresários mas, em 1974, foi convertida em uma universidade pública através de uma decisão do conselho de ministros da Arábia Saudita ordenada pelo rei Faisal bin Abdulaziz Al Saud.

De acordo com o ranking da QS, é a melhor universidade do Oriente Médio, ocupando uma seleta posição entre as 200 melhores instituições de ensino do mundo (no 143º lugar).

A universidade é dividida entre 19 faculdades e 13 centros de pesquisa (predominantemente nas áreas de Medicina, Meio-Ambiente, Energia e Mudanças Climáticas).

Tem um corpo docente formado por aproximadamente 83 mil alunos e, ao contrário do que se pode pensar, boa parte desses estudantes são proveniente de diversos outros países.

melhores-universidades-do-oriente-médio-mesquita-king
Entrada da Universidade King Abdulaziz (Foto: Basil Al Bayati/Wikimedia)

Universidade King Fahd de Petróleo e Minerais

Onde? Dhahran – Arábia Saudita

A Universidade King Fahd de Petróleo e Minerais é uma instituição pública e tem os melhores programas nas áreas de Ciências, Engenharia, Negócios e Gestão em toda a Arábia Saudita.  Foi fundada em 1963 e tem cerca de 8 mil alunos de graduação e 1500 de pós-graduação. Ocupa a 186ª colocação no ranking da QS.

A universidade é dividida em uma escola de negócios – a KFUPM Business School (KBS)  e seis faculdades: Engenharia de Petróleo e Geociências; Ciências de Engenharia e Engenharia Aplicada; Ciência da Computação e Engenharia; Ciências; Design Ambiental e Estudos Gerais. Além disso, a instituição ainda conta com duas Community Colleges que oferecem Associate Degrees:  o Dammam Community College e o Hafar Al-Batin Community College.

melhores-universidades-do-oriente-médio-mesquita-beirute-KING
Mesquita da Universidade King Fahd (Foto: Findcourse)

Universidade de Khalifa

Onde? Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos

A Universidade Khalifa de Ciência, Tecnologia e Pesquisa (KUSTAR) tem um campus principal em Abu Dhabi e um campus-satélite em Sharja, a terceira maior cidade dos Emirados Árabes Unidos. Ocupa a posição 211 no ranking da QS, empatada com a Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos.

É a caçula de todas as universidades da lista (foi fundada em 2007 a partir da fusão de outras instituições) e mesmo assim já ocupa o terceiro lugar entre as melhores universidades do Oriente Médio.

Com um corpo discente e docente altamente internacionalizado, os cerca de 3500 alunos da universidade se distribuem entre uma faculdade de Engenharia e um Instituto de Segurança Internacional e Civil. Ao todo, são oferecidos 12 programas de graduação, 14 programas de mestrado e 1 de doutorado.

melhores-universidades-do-oriente-médio-mesquita-beirute-Khalifa
Universidade Khalifa (Foto: Arquivo Institucional/ku.ac.ae)

Universidade Americana de Beirute

Onde? Beirute – Líbano

Fundada em 1866, a Universidade Americana de Beirute (AUB) é a mais velha entre as melhores universidades do Oriente Médio. Oferece 141 programas de graduação, mestrado e doutorado em um grande campus formado por 64 prédios, entre unidades acadêmicas, dormitórios, museus, bibliotecas e até um hospital.

A língua oficial da universidade é o inglês e aproximadamente 1/5 dos estudantes é proveniente de outros países. Os diplomas concedidos pela universidade são registrados pela Universidade Estadual de Nova York, o sistema de faculdades e universidades públicas do estado americano.

A instituição conta com pouco mais de 9400 estudantes (cerca de 7800 em cursos de graduação e 1600 em cursos de pós-graduação). Atualmente, a AUB conta com seis faculdades (Agricultura e Ciência Alimentar; Artes e Ciências; Ciências da Saúde; Engenharia e Arquitetura; Medicina e Enfermagem) e uma escola de negócios – a Olayan School of Business.

No ranking da QS, a Universidade Americana de Beirute ocupa a 220ª posição entre as 1000 melhores instituições de ensino superior do mundo.

melhores-universidades-do-oriente-médio-mesquita-beirute
Vista aérea da Universidade Americana de Beirute (Foto: Halolo66/Wikimedia)

Universidade do Qatar

Onde? Doha – Catar

Na Universidade do Qatar, posicionada na 245ª colocação do ranking da QS, são ministrados cursos em inglês (nas áreas de Engenharia, Ciências Naturais e Business) e em árabe (nas áreas de Educação, Artes e Ciências Sociais). Ao todo, a instituição conta com 10 faculdades, incluindo uma dedicada exclusivamente à Sharia (Direito Islâmico) e aos estudos islâmicos. Cerca de 8 mil alunos se distribuem entre essas faculdades.

Na instituição, todos os estudantes passam por um “Foundation Program”, tendo acesso a habilidades que são consideradas básicas para todos os programas, como Matemática, Inglês e Tecnologia da Computação.

Cerca de 70% da população estudantil é formada por mulheres! E elas contam com salas de aula e outras facilidades exclusivas. Por exemplo, existe uma Faculdade de Negócios para homens e outra para mulheres. E isso se repete em outras unidades. A universidade conta com representantes de 52 nacionalidades entre o seu corpo estudantil.  

melhores-universidades-do-oriente-médio-qatar
Universidade do Qatar (Foto: Arquivo Institucional/qu.edu.qa)

Universidade dos Emirados Árabes Unidos

Onde? Al Ain – Emirados Árabes Unidos

Fundada em 1976, a Universidade dos Emirados Árabes Unidos é a mais antiga dos Emirados Árabes Unidos e uma das três instituições públicas de ensino superior do país. É conhecida nacionalmente por formar os principais líderes dos Emirados, entre diplomatas, oficiais de governo, ministros e empresários. 

A instituição fica na cidade de Al Ain, que está a aproximadamente 140 quilômetros de distância tanto de Dubai quanto de Abu Dhabi, respectivamente a principal cidade e a capital do país.

A universidade tem cerca de 15 mil alunos em cursos de graduação e 680 em programas de pós-graduação. Cerca de 25% da população estudantil da instituição é composta por alunos estrangeiros.

Ao contrário das outras universidades citadas até agora, a Universidade dos Emirados Árabes não tem um campus único. Ao invés disso, 6 pequenos campi espalhados pela cidade hospedam as 9 faculdades que compõem a universidade: Educação; Engenharia; Negócios e Economia; Comida e Agricultura; Humanidades e Ciências Sociais; Tecnologia da Informação; Medicina e Ciências da Saúde; Direito e Ciência.

No ranking da QS, a instituição ocupa a 284ª colocação, exatamente entre duas universidades da Europa: a Universidade de Colônia, na Alemanha; e a Universidade de Tartu, na Estônia.

melhores-universidades-do-oriente-médio-mesquita-united-arab-emirates
Entrada da Universidade dos Emirados Árabes Unidos (Foto: Times Higher Education)

Menções honrosas

Completam o TOP 10 das melhores universidades do Oriente Médio as seguintes instituições:

  • Universidade Rei Saud (Riad – Arábia Saudita): 287º lugar no ranking da QS
  • Universidade Americana de Sharjah (Sharjah – Emirados Árabes Unidos): 348º lugar no ranking da QS
  • Universidade Sultan Qaboos (Mascate – Omã): 375º lugar no ranking da QS
  • Universidade Umm Al-Qura (Meca – Arábia Saudita): 474º lugar no ranking da QS

Universidade do Intercâmbio

Agora que você já conhece as melhores universidades do Oriente Médio, que tal se preparar para conquistar a sua oportunidade em uma dessas instituições? Nós podemos te ajudar através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos