Se você não está muito familiarizado(a) com o sistema educacional dos EUA, uma community college é uma instituição de ensino superior que oferece cursos de dois anos, conhecidos como associate degrees (semelhantes a cursos técnicos). Existem inúmeras community colleges nos Estados Unidos e também no Canadá, sendo que muitas delas oferecem ensino superior de alta qualidade. Muitas pessoas inclusive optam por estudar numa community college antes de se transferirem para uma universidade “padrão” para concluir o curso. 

Geralmente, as community colleges têm inscrições abertas, o que significa que qualquer pessoa que tenha completado o Ensino Médio é elegível para se matricular. Isso faz delas uma ótima opção para aqueles que desejam estudar nos EUA, mas não atingiram a média de notas exigida para uma universidade “de ponta”. Ainda não está convencido(a)? Aqui estão nossas 5 principais razões pelas quais estudar numa community college pode ser uma ótima opção pra você!

5 motivos para considerar estudar numa Community College

1. Mais tempo para escolher

Você tem vontade de fazer intercâmbio e quer continuar seus estudos, mas ainda não sabe exatamente qual curso quer fazer? Nesse caso, estudar numa community college pode ser a sua melhor opção! Isso porque esse tipo de instituição vai permitir que você tenha mais tempo para explorar suas opções e, por fim, fazer uma boa escolha. Tudo isso sem precisar ficar totalmente parado(a) até conseguir decidir! 

Além disso, caso você consiga fazer sua escolha antes mesmo de terminar o curso na community college, ainda terá a possibilidade de pedir transferência para uma instituição “padrão”.

4-estudar-numa-community-college

Arapahoe Community College, no Colorado

2. Receber uma educação de qualidade

Embora muitas vezes sejam subestimadas, a maioria das community colleges oferece educação de qualidade, com muitas delas empregando professores que também ensinam em universidades “normais”. Na maioria dos casos, a community college oferece o mesmo nível de qualidade para as aulas básicas de uma área (que também são ofertadas nos outros tipos de instituições). 

As turmas nas community colleges tendem a ser menores do que nas grandes universidades, o que oferece um melhor acesso aos professores, além de atenção e apoio extras, se você precisar. As faculdades comunitárias também oferecem diversas oportunidades valiosas de networking, como feiras de profissões e clubes, que podem te ajudar a desenvolver sua carreira no futuro.

3. Melhorar suas notas

Não conseguir notas muito boas no Ensino Médio pode ter um grande impacto no seu futuro, uma vez que isso significa que você pode não ser aceito(a) na universidade dos seus sonhos. Mas a community college pode te oferecer uma segunda chance! 

Ao se esforçar durante os dois anos em que você estudar numa community college e obter ótimos resultados, você terá uma segunda chance de ingressar em uma universidade de ponta ou até mesmo de obter uma ótima bolsa de estudo. Além disso, se você desenvolver um bom relacionamento com seus professores e orientadores, também vai ter referências e recomendações incríveis para incluir na sua aplicação para a universidade.

1-estudar-numa-community-college

Community College de Rhode Island

4. Grades curriculares e horários mais flexíveis

Os cursos das community colleges são projetados para atender a todos os tipos de estudantes, incluindo adultos que trabalham, o que significa que eles geralmente oferecem uma variedade de opções de estudos, incluindo cursos noturnos, nos finais de semana e online. Se você quiser procurar outras oportunidades (como aulas de inglês, por exemplo), a flexibilidade de estudar numa community college significa que você vai pode ajustar facilmente sua graduação aos seus outros planos.

5. Pode ser sua chance de estudar nos EUA

Como dissemos anteriormente, as community colleges têm processos seletivos bem mais simples e abertos. Isso quer dizer que, se você quer fazer intercâmbio nos EUA mas não tem um bom GPA, altas pontuações nos ENEMs Americanos ou notas suficientes nos testes de proficiência, escolher estudar numa community college pode ser a melhor chance de realizar o seu sonho!

2-estudar-numa-community-college

Kellogg Community College, em Battle Creek, Michigan

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já sabe as vantagens de estudar numa community college, já pode escolher qual tipo de graduação vai querer fazer no seu intercâmbio. Independente da sua escolha, a nossa mentoria especializada está a postos para te ajudar a conquistar sua vaga lá fora. Basta clicar aqui e fazer o seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.