10 motivos para estudar na Turquia

Você já pensou em estudar na Europa? E na Ásia? E se eu te disser que você pode estudar em um país localizado nesses dois continentes? Eu to falando da Turquia, um destino ainda pouco procurado pelos brasileiros mas MUITO surpreendente, no melhor sentido da palavra! Descubra agora 10 motivos para estudar na Turquia e entenda porque você deveria considerar esse país como uma possível opção para realizar o seu sonho de estudar fora do Brasil.

10 motivos para estudar na Turquia

Ponte entre o leste e o oeste

Assim como a Rússia, a Turquia é um país transcontinental, ou seja, que está localizado em dois continentes diferentes: a Europa e a Ásia. Atua como uma espécie de “ponte” entre essas duas regiões tão diferentes do mundo e essas duas influências distintas contribuíram para a unicidade do país. Além disso, sua proximidade com o continente africano e com o Oriente Médio também também contribuiu para que a Turquia se tornasse o lar de diferentes culturas, com pessoas de diversas origens, religiões e raças. E isso não só entre moradores mas também entre visitantes. De fato, cerca de 30 mil estudantes estrangeiros chegam todos os anos ao país vindo principalmente dos EUA e países europeus, africanos e asiáticos.

Povo hospitaleiro

Um dos melhores motivos para estudar na Turquia é que o povo turco tem uma natureza calorosa e hospitaleira e sempre recebe os visitantes estrangeiros muito bem. É normal um estranho tentar puxar conversa com um estrangeiro na rua, por exemplo. Eles encaram isso como uma chance de praticar suas habilidades no inglês, principalmente os mais jovens. Também é completamento normal ser convidado para o café da manhã ou apenas uma xícara de café (ou chá) por um vizinho turco, ou ainda ser desafiado em um jogo de tavla (gamão), que é o passatempo favorito dos habitantes locais.

Cidades modernas

Istambul e Ancara são as duas principais cidades da Turquia e, como tal, são dois grandes destinos turísticos do país. Istambul tem uma população de pouco mais de 15 milhões de habitantes e, assim como a Turquia, também está dividida entre a Europa e  a Ásia. É um centro cultural importante e tem muitas atrações turísticas imperdíveis, como a Basílica de Santa Sofia e a Mesquita Azul. Já Ancara, a capital, fica na parte central do país e é extremamente rica em história, sendo repleta de sítios arqueológicos e ruínas antigas.  Depois delas, as cidades mais importantes ão Izmir, no sudoeste; Bursa, no noroeste; e Antália, no litoral sul.

motivos-para-estudar-na-turquia-antalaia

Litoral da cidade de Antália

Natureza incrível

A Turquia se orgulha de seus mais de 8 mil quilômetros de litoral com o Mar Negro ao norte, o Mar Mediterrâneo ao sul, o Mar Egeu a oeste e o Mar de Mármara, logo abaixo de Istambul, que também fica a oeste. Já no nordeste do país se encontram as montanhas Kaçkar, um paraíso da vida selvagem cheio de vales profundos e vistas incríveis. Já a Capadócia (na imagem que abre esse texto) é uma região semiárida que fica na Anatólia Central, uma das sete regiões administrativas da Turquia, que é conhecida pelas inconfundíveis formações rochosas em formato de cone. A região conhecida como Capadócia se estende por cerca de 15 mil km², mas a parte mais turística se concentra em uma área de cerca 20 km localizada entre as cidades de Nevşehir, Avanos, Mustafapaşa e Ürgüp.

Significado histórico

Ao londo de todo o país, pode-se encontrar numerosas ruínas antigas que são evidências das muitas civilizações que se desenvolveram ou se estabeleceram na região, como as civilizações grega, otomana, romana e bizantina. Nesse aspecto, a Turquia é um verdadeiro museu a céu aberto. Por exemplo, o assentamento neolítico de Çatalhöyük, que hoje é um Patrimônio Mundial da UNESCO, é considerado uma das poucas ruínas desse período histórico ainda em ótimo estado de conservação no mundo. Os restos da famosa cidade antiga de Troia também ficam no país. Já o monte Nemrut é o lar das efígies dos deuses persas e gregos, que foram consideradas uma maravilha do mundo pela UNESCO.

motivos-para-estudar-na-turquia-mesquita-azul

A Mesquisa Azul (ao fundo) é um dos locais mais visitados da Turquia

Culinária deliciosa

A culinária turca é uma mistura deliciosa de sabores caucasianos, balcânicos, do Oriente Médio, mediterrâneos e da Ásia Central. Você encontrará uma variedade de deliciosos kebabs e doces nas esquinas das grandes cidades, enquanto em direção à costa, uma variedade de peixes e outros frutos do mar de dar água na boca. Você nem vai se incomodar de tomar iogurte em todas as refeições e tomar cay (um chá típico) com azeitona e queijo como aperitivo. E uma dica: não deixe de provar a Baclava, um doce, considerado um prato nacional, que é uma das coisas mais gostosas que você vai provar na sua vida!

Clima agradável

A Turquia desfruta de um clima agradável e moderado na maior parte do seu território. Izmir e Istambul têm verões quentes e secos, enquanto os invernos são moderadamente frios e úmidos. Já na capital, Ancara, o verão é bem parecido, mas o inverno é bastante frio e costuma nevar.

Padrões educacionais de classe mundial

A Turquia tem uma economia em rápido crescimento, sendo atualmente uma das 20 maiores economias do mundo. E isso também se reflete em sua competitividade no mercado global de educação. Os diplomas obtidos nas universidades turcas são reconhecidos em todo o mundo, enquanto o inglês está sendo cada vez mais usado como idioma de instrução para vários programas acadêmicos, principalmente em cursos de Engenharia, Negócios e Estudos Internacionais. Várias universidades turcas oferecem programas de graduação de baixo custo e comodidades e instalações de alta tecnologia.

No ranking das 1000 melhores universidades do mundo da QS, a Turquia é representada por 9 universidades, sendo que a melhor delas é a Universidade Koç, em Istambul. Para efeito de comparação, o Brasil, que tem uma população quase 3 vezes maior, conta com 19 universidades no mesmo ranking.

As instituições de ensino mais renomadas do país estão divididas entre as duas principais cidades. Em Istambul, além da Universidade Koç, estão a Universidade Sabancı, a Universidade Boğaziçi, a Universidade Técnica de Istambul e a Universidade de Istambul. Já em Ancara ficam a Universidade Bilkent, a Universidade Técnica do Oriente Médio, a Universidade de Ancara e a Universidade Hacettepe.

motivos-para-estudar-na-turquia-koç

A Universidade Koç é a melhor instituição de ensino superior do país

Educação de qualidade de baixo custo

O país oferece aos alunos uma educação de qualidade a custos inferiores aos da maioria dos países europeus e americanos. Na verdade, as mensalidades e o custo de vida baixos são um dos principais motivos para estudar na Turquia. Também é comum que as instituições ofereçam bolsas de estudos completas tanto para estudantes nacionais quanto estrangeiros.

Por falar em custo de vida, confira o quanto é mais barato viver em Istambul em comparação com algumas das principais cidades do mundo, segundo o site Expatistan:

  • Nova York: o custo de vida é 72% mais barato em Istambul
  • Londres: o custo de vida é 68% mais barato em Istambul
  • Sydney: o custo de vida é 63% mais barato em Istambul
  • Tóquio: o custo de vida é 61% mais barato em Istambul
  • Toronto: o custo de vida é 59% mais barato em Istambul
  • Berlim: o custo de vida é 51% mais barato em Istambul
  • Madrid: o custo de vida é 48% mais barato em Istambul
  • Lisboa: o custo de vida é 41% mais barato em Istambul
  • Pequim: o custo de vida é 33% mais barato em Istambul
  • São Paulo: o custo de vida é 20% mais barato em Istambul

Uso extensivo de inglês

O inglês é amplamente utilizado em comunicações na Turquia, principalmente nas grandes cidades e destinos turísticos. Além disso, como já foi dito, cada vez mais cursos acadêmicos estão sendo realizados no idioma. Muitas instituições também oferecem aos estudantes a oportunidade de estudar o inglês em paralelo às aulas do curso escolhido.

Universidade do Intercâmbio

E aí, esses 10 motivos para estudar na Turquia te convenceram a dar uma chance para esse país incrível? Se sim, o segredo pra conquistar a sua vaga por lá é começar a se preparar o quanto antes. E com isso nós podemos te ajudar através da nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.