14 coisas que você precisa saber para fazer sua aplicação

Muita gente não sabe, mas a verdade é que o processo de aplicação internacional é praticamente idêntico, independente da oportunidade escolhida. É claro que a estratégia é individual e muda para cada pessoa de acordo com a sua realidade. No entanto, as etapas a serem seguidas são muito parecidas.

Pensando nisso, o Sensei Matheus Tomoto resolveu fazer uma checklist com o passo a passo para você fazer o planejamento da sua aplicação da forma certa. Então se liga: as dicas que você vai conferir a seguir servem para qualquer área de conhecimento, qualquer idade e qualquer perfil socioeconômico!

Você pode assistir a aula completa abaixo e conferir o resumo a seguir:

Checklist do sensei

1. Escolha um país

Quando­ falamos­ de­ intercâmbio,­ a­ primeira­ coisa­ que você ­precisa­ decidir ­é­ o­ país para­ o­ qual ­você­ deseja ­ir.­ Se­ você ­ainda ­tem­ dúvidas­ com ­relação ­a ­isso,­ tente­ se basear ­a­ partir­ do ­ranking ­de ­melhores ­IDHs­ do­ mundo.

2. Escolha um tipo de programa

Você ­deseja ­conseguir ­uma­ oportunidade ­estudantil­ ou profissional?­ De­ qual­ duração?­ Para­ desenvolvimento pessoal­ ou ­de ­habilidades­ específicas?­

O­ ideal,­ na­ hora­ de­ tomar­ essa­ decisão,­ é­ focar­ napróxima­ “fase”­ da­ sua­ vida­ para­ que­ você­ possa­ sepreparar­ com­ antecedência.­ Onde ­você ­quer­ estar­ daqui a­ 3­ anos?­ Na­ faculdade?­ No­ ensino­ médio?­ No mestrado?

Cada­ nível­ de­ programa­ vai­ exigir­ um­ tipo­ de preparação,­ e ­por­ isso ­é ­importante definir­ isso ­logo­ no início,­ antes ­de ­começar­ a ­traçar­ sua­ estratégia.­

3. Tipo de bolsa

Qual­ tipo­ de­ bolsa­ você­ deseja­ e­ pode­ conseguir?­ Existem­ 3­ tipos,­ e­ para­ cada­ um­ deles,­ uma especificidade.

1. Parcial:­ 1-100% ­dos­ custos­ dos ­estudos;
  2. Full ­tuition:­ 100% ­dos ­custos­ dos­ estudos;
  3. Full ride: ­100% ­de ­todos­ o s­custos.

4. Documentação

Certifique-se­ do­ que­ você­ vai­ precisar­ para­ passar­ no tipo ­de ­oportunidade ­e­ bolsa que ­você ­escolheu.

5. Certificações­

­O melhor­ para­ garantir­ que­ seus­ documentos­ estejam certos­ é ­ter­ uma­ pasta ­com tudo ­o­ que­ você ­vai­ precisar.­ Não ­deixe para­ providenciar­ os ­documentos ­faltantes de última ­hora!­ Isso ­pode­ prejudicar­ ou ­até­ mesmo ­acabar com ­a­ sua ­conquista.

6. Vestibular internacional

Este ­tópico ­serve ­para ­quem­ deseja­ um ­intercâmbio ­de graduação,­ mestrado,­ doutorado­ ou­ high­ school.­ O tempo ­de ­preparação ­sugerido­ para­ essa ­prova ­é ­de ­1­ a ­3­ anos­ e­ os­ testes­ mudam­ de­ acordo­ com­ o­ programa para ­o ­qual­ você ­vai­ aplicar.

7. Passaporte

Não­ precisa ­esperar­ chegar­ perto­ da ­aplicação ­para ­tirar o­ seu, ­e­ nem ­é­ recomendado. ­Ele ­funciona­ como ­seu ­RG internacional!­ Não­ deixe­ para­ cuidar­ disso­ na­ última hora.

1-14-coisas-voce-precisa-saber-fazer-aplicacao

8. Seguro-saúde

O ­lugar­ para­ o­ qual­ você­ está ‡­indo exige­ seguro-saúde?­ Em­ alguns ­locais,­ ele­ é ­obrigatório ­e,­ em ­outros,­ apenas recomendado.

9. Essays­

essay­ é­ uma­ redação­ que­ você­ precisa­ faƒer­ na­ sua aplicação.­ Mas­ calma,­ ela ­não­ tem­ nada ­a­ ver ­com ­as ­do Brasil.­

Ela­ tem­ 3­ objetivos:­ mostrar­ porque­ você­ merece­ a bolsa;­ deixar­ claro ­quais ­são­ seus­ sonhos ­para ­daqui ­5-10­ anos;­ contar­ o­ que­ você­ est‡­ disposto­ a­ pagar­ o­ preçopara­ conquistar­ tudo ­isso.

10. Currículo e experiências

Currículo­ não­ é­ só­ sobre­ o­ conteúdo,­ mas­ também­ a forma ­como ­você ­apresenta ­ele.­ Estude­ como­ faƒzer ­um currículo ­internacional ­e ­o­ que­ cada ­país­ valoriƒza­ nestedocumento!

11. Formulário financeiro

Para­ garantir­ que­ você­ est‡­á no­ grupo­ que­ pode­ se inscrever­ na­ oportunidade­ para­ a­ qual­ você­ se candidatou.

12. Extracurriculares

Um­ dos­ pilares­ mais­ relevantes­ para­ a­ sua­ aplicação.­ Quanto­ mais­ tempo­ você­ tiver­ para­ se­ dedicar­ a­ elas,­ melhor.