BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

11 tipos de bolsas de estudos nos EUA

Estudar nas faculdades dos Estados Unidos com bolsa de estudos é possível! Por isso, preparamos esse artigo: você vai conhecer mais a fundo como funcionam as universidades norte-americanas e quais são os tipos de bolsas de estudos.

É que existem bolsas de mérito para alunos nota 10, bolsas para estudantes que são esportistas de sucesso, bolsas para quem tem perfil de liderança… Para cada modelo de bolsa de estudos, a universidade ou organização responsável busca um determinado perfil de estudante.

Por isso mesmo, é fundamental conhecer os tipos de bolsas de estudo. Assim, quando você se depara com uma “scholarship”, por exemplo, já vai saber que esse auxílio é exclusivo para estudantes!

E se você quer conhecer tudo sobre os melhores intercâmbios do mundo, a Escola M60 está de cara nova! Através da 3ª revolução dos intercâmbios, os especialistas vão te ajudar a encontrar e se preparar para as oportunidades internacionais!

Melhores universidades x custo 

Segundo uma pesquisa divulgada pela revista americana Princeton Review, a principal preocupação entre os candidatos em faculdades nos Estados Unidos são as dívidas que eles assumirão para pagar o diploma após o final do curso. 

Nessa mesma pesquisa, em 2016, o resultado era bem diferente. Neste ano, a maior preocupação dos jovens consultados era a possibilidade de não entrar na melhor faculdade.

Essa diferença ilustra um ponto muito importante: o custo da educação universitária americana aumentou na última década, a ponto de até os alunos do High School estarem preocupados com isso. 

E é por isso que existem tantos tipos de bolsas de estudos nos EUA e essa é uma questão super importante para quem quer estudar por lá. Isso porque muita delas são abertas para estudantes de outros países, inclusive brasileiros.

As mensalidades e taxas universitárias custavam cerca de 3500 dólares em um curso de 4 anos de uma universidade pública nos anos 2000. Esse valor saltou para uma média de quase 10 mil dólares em 2017. Isso representa um aumento de 275%! 

Ou seja, o preço médio da faculdade nos EUA aumentou bastante. E isso porque nem citamos os valores médios das instituições privadas, como as universidades da Ivy League, que são consideravelmente mais elevados. 

No caso dos estudantes americanos, os custos mais altos da faculdade significam mais dívidas. Isso porque muitos deles fazem uso de empréstimos estudantis para pagarem o curso. 

No entanto, existem outras maneiras de pagar pela faculdade. E os exemplos mais comuns são justamente as bolsas de estudos e os subsídios oferecidos por essas próprias instituições ou por outros órgãos. Geralmente, as bolsas de estudos e outros recursos destinados aos estudantes são oferecidos pelo governo, por instituições ou até mesmo pela própria universidade.

Em alguns casos, bolsas de estudos e subsídios são chamados de gift aid, porque não precisam ser reembolsados. Ou seja, são oferecidas aos estudantes e eles não precisam pagar nada em troca, exceto apresentar bons resultados ou cumprir outras exigências da bolsa de estudos, como notas, competições esportivas ou eventos acadêmicos. Esses critérios de manutenção da bolsa de estudo podem variar bastante de acordo com cada oportunidade.

Essas bolsas de estudos são as mais concorridas e por isso são também as que mais exigem que os candidatos atendam a determinados pré-requisitos. Além dos requisitos acima, manter um desempenho acadêmico de excelência é quase obrigatório nesses casos!

Pode ter certeza que você se encaixa em pelo um desses tipos de bolsas de estudos nos EUA!

Quem está pesquisando sobre bolsas de estudos pode cair em um erro muito comum! No senso comum, é natural achar que as oportunidades de bolsas e auxílios estudantis são destinadas apenas para os estudantes mais inteligentes e com as maiores notas. ISSO NÃO É VERDADE!

Existem oportunidades para todos os tipos de estudantes em busca de uma educação universitária de qualidade. Nos Estados Unidos esse número se multiplica: nenhum outro país do mundo conta com um quadro de oportunidades tão amplo e diversificado.

Vamos te mostrar agora quais são os tipos de bolsas de estudos mais comuns nos EUA e o que você deve fazer para conquistá-las. Mas antes entenda a diferença entre bolsas de estudos e subsídios.

 

 

Bolsas de estudos nos Estados Unidos x Subsídios nos Estados Unidos

Embora as palavras “bolsas de estudos” e “subsídios” sejam frequentemente usadas como sinônimos, elas têm significados diferentes.

As bolsas de estudos nos Estados Unidos geralmente são baseadas no mérito acadêmico ou atlético, enquanto os subsídios são destinados a resolverem necessidades financeiras.

A cada ano, estima-se que cerca de 46 bilhões de dólares são concedidos pelo governo, universidades e faculdades americanas em subsídios e bolsas de estudos. 

Além disso, cerca de 3,3 bilhões em gift aid são concedidos por fontes privadas, incluindo doadores únicos, fundações, corporações, igrejas, grupos sem fins lucrativos, sociedades civis, grupos de veteranos, grupos profissionais, clubes de serviço, sindicatos, câmaras de comércio, associações e muitas outras organizações.

À medida que o preço da educação universitária nos Estados Unidos subiu, a capacidade de pagar por ela diminuiu. Dessa forma, as bolsas e subsídios desempenham um papel cada vez mais importante na manutenção do sonho de milhares de universitários. 

E isso vale também para estudantes estrangeiros! Isso é tão real que várias bolsas de estudos são exclusivas para alunos internacionais. É que as universidades buscam atrair os estudantes mais qualificados e que se encaixam na sua missão educacional através das bolsas de estudos. Por isso, não se surpreenda caso encontre uma bolsa full-ride destinada aos intercambistas. 

 

Tipos de bolsas de estudos nos EUA (e subsídios!)

São muitos tipos diferentes de bolsas e subsídios disponíveis nos Estados Unidos. Os alunos - e seus pais - são aconselhados a explorarem toda a gama de possibilidades.

As bolsas de estudos e subsídios geralmente são concedidos com base no mérito ou na necessidade financeira e podem ser específicas para a universidade ou faculdade, para o aluno e/ou para o curso.

Auxílio baseado em mérito acadêmico, artístico ou esportivo

O auxílio por mérito baseia-se nas realizações acadêmicas, artísticas ou atléticas do estudante. Também é direcionado aos alunos que demonstram qualidades de liderança ou outras habilidades, como experiência em atividades extracurriculares e/ou serviço comunitário.

Esse tipo de bolsa é mais frequentemente concedido por organizações privadas ou por uma escola ou faculdade específica dentro de uma universidade. 

Além disso, é baseada principalmente em pontuações altas em testes padronizados, em uma média de notas alta (GPA) na escola ou em outras formas de desempenho acadêmico mensurável.

Porém, alguns prêmios de mérito são do tipo grade-blind. Isso significa que eles não estão vinculados à notas acadêmicas, mas sim ao talento, capacidade, conquistas ou potencial de um aluno. As bolsas esportivas e as de realização artística estão incluídas nesse tipo de bolsa grade-blind.

A ajuda por mérito institucional geralmente compõe uma pequena parte do orçamento de assistência financeira de uma faculdade e os prêmios tendem a ser bem competitivos. Normalmente, existem mais candidatos do que os fundos disponíveis e algumas escolas não fornecem auxílio por mérito.

As bolsas privadas de mérito são frequentemente concedidas a partir de processos seletivos baseados no envio de essays dos candidatos e/ou em outros critérios de inscrição. Isso varia de acordo com a organização concedente.

De modo geral, as bolsas baseadas em mérito são qualquer bolsa de estudos que tenha algum nível de competição e costumam estar muito relacionadas ao desempenho escolar dos estudantes no Ensino Médio. 

Mas essas notas não são os únicos fatores levados em consideração pelos avaliadores. Outras questões como atividades extracurriculares, trabalhos voluntários e uma aplicação bem realizada contam igualmente no processo. Geralmente são as bolsas com os valores mais altos.

 

 

Como ganhar bolsa de estudos nos EUA e quais são as oportunidades mais comuns?

Agora que você já viu um apanhado geral de como funciona esse mundo das bolsas de estudos nas universidades americanas, vai ficar mais fácil de entender todo o processo. 

A partir de agora você vai descobrir quais são os tipos de bolsas mais comuns por lá, quais dessas oportunidades mais combinam com o seu perfil e o que você precisa fazer para se candidatar. 

1. Bolsa para alunos de desempenho médio

Dentro desse grupo mais geral, existem bolsas destinadas inclusive para alunos que não tenham sido os melhores no High School, como já falamos.

As bolsas de estudo médias também levam o desempenho acadêmico em consideração. 

No entanto, o foco da avaliação será em outros fatores como capacidade de liderança, participação em serviços comunitários e pela qualidade da redação dos candidatos nas provas de acesso e nas cartas de motivação.

Portanto, mesmo que você não tenha só notas 10, pode ser um excelente candidato para uma bolsa de estudos. Nos EUA, o processo de aplicação para as universidades vai além das notas: são avaliados seus objetivos, conquistas até então e até mesmo a motivação para escolher essa universidade. Pode contar pontos ter iniciativa e vontade de fazer a diferença na sua comunidade. 

2. Bolsa para alunos criativos

Para aqueles que têm espírito artístico, existem bolsas de estudos criativas disponíveis para ajudá-los a buscar sua paixão.

Bolsas de estudo de Arte, Música e Dança geralmente envolvem uma audição ou envio de um portfólio e podem ajudar o candidato a conseguir uma vaga em um escola de Arte ou em um programa de Arte de qualquer universidade. 

Uma instituição bastante famosa que oferece esse tipo de auxílio é a Juilliard School, que conta com uma oferta de bolsas baseadas tanto em necessidade financeira quanto em mérito artístico. Clique aqui para saber mais sobre a política de bolsas dessa universidade.

3. Bolsa para alunos esportistas

Para estudantes com fortes habilidades acadêmicas e físicas, bolsas de estudos para atletas são o caminho a percorrer. Há praticamente uma bolsa para todos os esportes: Futebol, Vôlei, Ginástica Artística, Natação... tem até para líderes de torcida! 

Uma grande novidade é que recentemente estão sendo ofertadas bolsas de estudos para gamers. Ou seja, até mesmo quem pratica e-sports é um excelente candidato a ser um bolsista nos EUA.

Então, se você se destaca em qualquer esporte, deve definitivamente buscar uma bolsa de estudos esportiva, que costuma ser uma categoria de auxílio bastante generosa. 

Os estudantes que recebem esse tipo de bolsa ganham, além da isenção na faculdade, hospedagem, alimentação e até despesas de viagem para jogos em outras cidades ou países. Saiba mais informações sobre essa categoria de bolsa aqui


(via Giphy)

4. Fellowships

Essa bolsa possui um conceito diferente. Além de ganhar todos os benefícios de estudar em uma faculdade gratuitamente, ela ainda dá um salário para que o estudante trabalhe com pesquisa dentro da faculdade. 

Então é possível desenvolver, aprender, participar de uma pesquisa, contribuir para o mundo da ciência e tecnologia e ainda ganhar para isso. Saiba mais informações sobre as fellowships aqui

Um programa bastante conhecido nessa categoria é a Humphrey Fellowship, que é uma iniciativa voltada para profissionais interessados ​​em fortalecer suas habilidades de liderança através de uma troca mútua de conhecimentos sobre questões de interesse comum entre os Estados Unidos e os seus países de origem. Clique aqui para saber mais sobre esse programa. 

5. Scholarships e Grants

Muitas faculdades já consideram os alunos automaticamente para as scholarships no momento da aplicação. Até porque, na aplicação, o candidato já preenche um formulário com informações financeiras sobre sua família. 

Nesse caso, é uma das bolsas mais simples e mais fáceis de ser conquistada, porque acaba não tendo nenhum outro requisito extra. Na hora de aplicar é só escolher a opção de receber bolsa e pronto.

É importante ressaltar que nem todas as scholarships são integrais. Um estudante pode receber 100% do valor do curso e outro pode receber 60%, por exemplo. O que vai definir a porcentagem exata do auxílio é, dentre outros fatores, a necessidade financeira dos candidatos e de suas famílias.

Em outros casos, é necessário fazer uma aplicação separada, através de um formulário à parte, para indicar o interesse na bolsa de estudos. Nessas situações, já é obrigatório que o estudante tenha sido aceito no curso ou universidade de interesse antes de concorrer a bolsa de estudos. Pode ser ainda necessário enviar documentos adicionais. 

Já o grant é um recurso financeiro que vai apoiar os estudos e algum projeto do estudante. Geralmente, o aluno que se candidata para um grant vai apresentar um projeto e pode receber o recurso financeiro caso o projeto seja aprovado, para arcar com as suas despesas de desenvolvimento.

Bolsa de estudos nos Estados Unidos para brasileiros(cottonbro studio/Pexels)

6. Assistantships e Work on Campus

Mesmo quem não consegue bolsa de 100% para estudar nas universidades americanas têm a possibilidade de trabalhar de forma direta ou indireta para a universidade e receber para isso.

As assistantships são as bolsas distribuídas para os estudantes que trabalham em algum serviço voltado para a parte educacional, como por exemplo ser assistente de um professor ou trabalhar em uma das bibliotecas da instituição.

Já Work on Campus são trabalhos dentro do campus mas não necessariamente ligados à parte educacional. Alguns exemplos: tirar neve, cortar grama, trabalhar na academia da faculdade, trabalhar com eventos promovidos no campus, monitor de quarto nas acomodações estudantis, etc.

7. Auxílios para grupos minoritários

Se engana quem pensa que o incentivo ao acesso à educação para minorias é coisa do Brasil. Lá nos EUA também existe isso, mas no lugar das cotas eles trabalham com uma política de bolsas exclusivas.

Algumas delas são gerais e direcionadas para todas as minorias como um todo. E também existem aquelas destinadas a grupos étnicos individuais. Se você faz parte de uma etnia minoritária essa é uma ótima forma de estudar, ganhar dinheiro para isso e ainda representar sua cultura em outro país.

O auxílio para grupos minoritários é concedido a estudantes com base em critérios pessoais, sociais ou demográficos, como raça, religião, orientação sexual, associações familiares, local de origem, histórico médico etc.

Os diferentes tipos de ajuda institucional e privada específica para estudantes são extensos e abrangentes. Existem bolsas específicas, por exemplo, para estudantes internacionais que estudam nos Estados Unidos.  

Por outro lado, algumas escolas oferecem bolsas exclusivas para alunos com deficiência, enquanto determinadas empresas farmacêuticas oferecem bolsas para estudantes com condições médicas específicas. 

Também existem bolsas de estudos para estudantes gêmeos ou trigêmeos e para aqueles que sobreviveram ao câncer... Como você pode ver, a variedade de oportunidades e grupos atendidos é realmente enorme!

Além disso, existem bolsas de estudos para alunos que fazem parte de determinados grupos étnicos ou religiosos ou para aqueles com antepassados de países específicos. Por exemplo, alguns auxílios são concedidos apenas a estudantes cujos pais ou parentes pertencem a um sindicato, ou que trabalharam em uma determinada profissão ou em uma empresa específica. Algumas bolsas de estudos são reservadas para estudantes cujas famílias têm alguma afiliação militar ou significado histórico.

Os estudantes que são veteranos de serviços militares, ou são cônjuges ou sobreviventes, podem se qualificar para programas de assistência universitária e assistência administrada pela Veterans Administration (VA) e pelo Departamento de Defesa (DoD).

Por conta dessa variedade tão grande de grupos e organizações que concedem ou são o público foco dessas bolsas, é importante que os alunos explorem todas as possibilidades de auxílio. Os valores variam bastante: de cem a vários milhares de dólares.

Mas é importante lembrar que cada bolsa conta com seus próprios pré-requisitos e prazos para inscrição. Inclusive um número considerável delas é exclusivo para estudantes dos Estados Unidos, então é importante saber filtrar as oportunidades para entender quais delas são realmente possíveis para você como um estudante estrangeiro. 

8. Auxílio para mulheres

Tal como acontece com as bolsas para minorias, também existem bolsas de estudos específicas para mulheres. Como as faculdades eram dominadas por homens no passado, foram criadas bolsas de estudos para mulheres que precisavam de assistência para pagar as despesas da faculdade. E elas foram mantidas até os dias atuais para trazer oportunidades para mulheres em luta pela igualdade de gênero. 

Se você é mulher, é altamente recomendado que procure por esses tipos de bolsas de estudos nos EUA. E uma boa informação é que geralmente elas estão disponíveis em praticamente qualquer área.

Só para citar um exemplo, as mulheres ocupam menos de 40% dos cursos de graduação nas áreas de Engenharia, Ciências e Matemática nos EUA, apesar de constituírem mais de 57% da população universitária.

Em um esforço para aumentar o interesse nesses campos, vários grupos oferecem bolsas de estudos para mulheres que cursam graduação nessas áreas. Um dos principais exemplos é a Society of Women Engineers (SWE). Outro exemplo é o Center for Women in Technology (CWIT), que oferece bolsas que variam de 5 a 20 mil dólares anuais durante todo o período do curso.

Já a Raise the Nation é uma organização que disponibiliza bolsas de estudos e subsídios para mães solteiras. Ela também ajuda a reembolsar empréstimos estudantis para mulheres que tenham filhos e já se formaram na faculdade.

Quais são as bolsas de estudos nos EUA(Tima Miroshnichenko/Pexels)

9. Auxílios de carreira

Os auxílios de carreira são concedidos aos estudantes que planejam seguir um curso que leve à uma carreira específica, como, por exemplo, Enfermagem ou Educação. 

Também estão disponíveis bolsas de estudos privadas e escolares para alunos com objetivos de carreira mais gerais. Ou seja, aqueles que pretendem trabalhar em áreas específicas, como Serviço Governamental, Ciências, Matemática, Artes, Culinária, Finanças e Jornalismo, entre outras.

10. Auxílio específico da faculdade ou universidade

Esse tipo de bolsa é concedido por faculdades e universidades individuais a candidatos qualificados com base em resultados acadêmicos e/ou pessoais em uma variedade de categorias.

Muitas vezes, esses prêmios são resultado de presentes ou doações feitas por ex-alunos da instituição. Eles podem resultar em uma bolsa de estudos full-ride - que cobre todos os custos para o destinatário - ou em um auxílio parcial que cobre apenas uma parte das despesas.

11. Auxílio para estudantes de pós-graduação

No caso dos estudantes de pós-graduação que trabalham em grandes empresas, ainda há a possibilidade de procurar por bolsas de estudos concedidas pelos empregadores. Essas empresas costumam pagar para que seus funcionários possam obter mais qualificação.

Além das bolsas oferecidas pelas empresas, várias universidades e organizações oferecem a oportunidade. Geralmente, essas bolsas para quem quer seguir com os estudos são oferecidas para mestrado ou PhD.

Como se inscrever para cada um dos tipos de bolsas de estudos nos EUA?

A solicitação de auxílio com base em necessidades financeiras requer o envio do FAFSA (um formulário padrão desenvolvido nos EUA) ou de outros documentos financeiros solicitados pela faculdade ou universidade. 

A ajuda baseada em necessidades socioeconômicas, seja oferecida por instituições ou por doadores privados, também costuma exigir que o solicitante forneça comprovações financeiras suficientes e verificáveis, através de extratos bancários, histórico de rendimentos, dentre outros.

Já o auxílio por mérito pode ser concedido com base na inscrição inicial de um aluno na faculdade ou universidade, sem informações adicionais necessárias - especialmente se o prêmio for para desempenho acadêmico - ou pode exigir, por exemplo, uma inscrição, audição, ensaio ou portfólio especial.

As bolsas esportivas são concedidas apenas por determinadas escolas e são o resultado de um processo complexo que é regido por regras e regulamentos promulgados pelo Governo Federal e órgãos administrativos, como a National College Athletic Association (NCAA) e a National Association of Intercollegiate Athletics (NAIA).

Todas as bolsas e subsídios privados devem ser solicitados através dos aproximadamente cinco mil grupos e organizações em todo o país que fornecem essa ajuda. É importante ressaltar que cada bolsa terá seu próprio conjunto de procedimentos, regras e prazos de qualificação.

O segredo para conseguir qualquer tipo de bolsa de estudos nos EUA é: pesquisar, pesquisar e pesquisar... 

Pesquisar e explorar todas as possibilidades de bolsas e subsídios é algo que deve fazer parte da rotina de todo estudante nas universidades americanas.

 Além disso, faculdades e universidades fornecem informações sobre seus próprios programas de ajuda financeira através de seus sites e escritórios de assistência financeira. E, normalmente, esses escritórios contam com um setor de atendimento específico para alunos ou candidatos de outros países, o que torna o processo um pouco mais fácil.

https://matheustomoto.pro.typeform.com/to/hXJVJ6?utm_source=blog_udi&utm_medium=organico&utm_campaign=teste_de_perfil&utm_content=8-bolsas-estudos-nos-eua

Comece a sua preparação para conquistar a sua bolsa de estudos nos EUA!

Qual desses tipos de bolsas de estudos nos EUA você acha que poderia se encaixar melhor ao seu perfil? Independente da sua resposta saiba que existem oportunidades para todos. E a Escola M60 conta com especialistas para te ajudar no processo! Além de centenas de horas de aulas, você conta com suporte 24 horas e a revisão dos seus documentos. Incrível, né? 

O grande segredo das bolsas de estudo é se preparar para encontrá-las e, principalmente, para ser aprovado(a). Então, não perca tempo! Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil. As vagas são limitadas! 

*Texto escrito por Rafael Cerqueira (2019) e atualizado por Elaine Maciel (2022).

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

22 Nov 2022

Postagens recentes
O que é GPA e como calcular?

O GPA é uma parte muito importante na aplicação para um intercâmbio. Mas você sabe mesmo o que é isso? Confira a explicação completa neste guia!

Rafael Cerqueira
30 Nov 2022
Assistantship: o que é?

Esse é um tipo de remuneração mais comum na pós-graduação no exterior. Descubra tudo sobre o assistantship!

Elaine Maciel
29 Nov 2022