É um fato que nós vivemos em um mundo cada vez mais globalizado. Nesse contexto, os países multilíngues (como o Canadá ou a Bélgica) saem na frente: como falam mais de um idioma, eles têm a facilidade de se adaptar a outras línguas e novas culturas. Sendo assim, reunimos aqui quatro vantagens que vão te fazer escolher um país multilíngue para ser o destino do seu intercâmbio.

Respeito linguístico e cultural

O intercâmbio é justamente um momento para você conhecer e aprender uma nova língua e uma nova cultura. Dessa forma, os países multilíngues têm a vantagem de te mostrar mais de uma delas sem que você precise sair do lugar!  Além disso, muitas universidades nesses países possuem diversas aulas em vários idiomas diferentes, o que vai deixar mais fácil você estudar alguma outra língua além da que você já conhece ou tem proficiência.

Outra vantagem é que, ao conhecer essas novas línguas e culturas, você acaba participando de mais eventos, se comunicando com representantes de diferentes grupos étnicos e explorando novas tradições. Isso vai te dar uma visão mais ampla do mundo e uma compreensão maior da singularidade dos países, além do respeito por essas diferenças.

Treinar suas habilidades

Em um mundo globalizado, vemos que o mercado de trabalho exige novas habilidades de quem acabou de sair da universidade. Nesse caso, não é suficiente você só ter passado por outros países. Você precisa ter a capacidade de se comunicar com pessoas de diversas origens culturais. Ao estudar em um país multilíngue, trabalhando em projetos com estudantes de diferentes culturas, você pode conhecer vários pontos de vista, de abordagem e de sentimentos. Uma força de trabalho diversificada pode criar oportunidades valiosas para troca de conhecimento e inovação. 

Não se trata apenas de se comunicar, mas também de aprender a ouvir e demonstrar empatia pelos outros, além de ganhar flexibilidade. Após uma experiência como essa, fica bem mais fácil se adaptar ao trabalho em um ambiente multinacional. E isso realmente te torna mais atraente e valioso(a) aos olhos dos empregadores.

Entender a cultura local

Sem dúvidas, aprender mais de uma língua te dá vantagens quando for para o mercado de trabalho. Morar em um país multilíngue e saber os idiomas locais vai te fazer ter uma compreensão maior do que é aquele lugar. Você não só vai melhorar o seu currículo, como também vai entender as peculiaridades de onde você mora, a história, as tradições, os costumes, os valores e as crenças. Isso é muito importante se, por acaso, você esticar um pouco mais sua estadia por lá e conseguir um emprego. 

Você se torna um(a) cidadã(o) do mundo

Além de todas as outras vantagens, ter essa experiência em um país multilíngue também te prepara para conviver com outras culturas, uma vez que um choque cultural já não vai mais ser uma experiência nova. Em um país multilíngue, você encontra novos costumes em cada lugar que vai! Sendo assim, acaba se tornando um cidadão do mundo. Depois disso, entender e respeitar a cultura dos outros vai ser muito mais simples pra você. 

Morar em países multilíngues realmente te ajuda a ver o mundo de outra forma, não é? Em qual deles você vai querer fazer seu intercâmbio. Independente do destino, a nossa mentoria especializada pode te ajudar a conquistar sua tão sonhada oportunidade internacional. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  


Matheus Tomoto

Matheus Tomoto

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), é embaixador da Youth Assembly no Brasil, recebeu proposta da NASA e é ex-fellow de HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar sua oportunidade no exterior.