Por mais que a universidade seja um lugar sério, que tem o objetivo principal de ensinar aos estudantes uma profissão, às vezes ela pode ser um pouco tediosa. Para quebrar essa rotina, existem algumas aulas e cursos inusitados (principalmente no exterior) que fogem um pouco da regra do que esperamos de uma instituição de ensino superior. Quer conhecer alguns deles? Então confira essa lista que preparamos!

Cursos inusitados oferecidos no exterior

hp-cursos-inusitados

Literatura Fantástica: Harry Potter (Ohio State University)

Você é fã de Harry Potter? Então vai ficar feliz em saber que existem algumas universidades que já têm cursos e disciplinas específicos para estudar os livros de J.K. Rowling. É o caso da Ohio State University, nos EUA, que conta com o curso ‘Fantasy Literature: Harry Potter’. Nele, os “trouxas” aprendem sobre a história do mundo bruxo, as técnicas literárias e as raízes culturais dos livros. Para participar, os alunos e alunas devem ter lido os sete livros da série, além de artigos sobre a saga e outros materiais sobre o gênero de literatura fantástica.

Os Vampiros na Literatura e no Cinema (University of Wisconsin – Madison)

vamp-cursos-inusitados

O que os livros O Drácula, de Bram Stoker, e Crepúsculo, de Stephenie Meyer, têm em comum com programas de TV como True Blood e The Vampire Diaries? Todos eles mantêm viva a tradição dos vampiros na cultura pop. E é justamente essa presença nos produtos culturais que o curso ‘The Vampire in Literature and Cinema’, da Universidade de Wisconsin, busca estudar. A verdade é que o curso não é tão assustador quanto parece e definitivamente não inclui amostras de sangue! A ideia é destruir as percepções culturais negativas sobre a Europa Oriental, analisando o folclore, a literatura e o cinema da região, particularmente a imagem dos vampiros neles.

A Alegria do Lixo (Santa Clara University)

Tenho certeza que sua primeira reação ao ver o título desse curso foi se perguntar “o que?!”. A ideia principal dessa aula é fazer os alunos “investigarem” o lixo, como se fossem arqueologistas descobrindo um tesouro escondido. A professora Virginia Matzek, que ministra este curso, afirma que ele não é uma piada e que ela realmente ensina ciência aos alunos, usando lixo e resíduos como foco central. O objetivo principal é mostrar que as sociedades lidam com seus resíduos da mesma maneira que cuidam do meio ambiente. O que você acha disso?

A Ciência dos Super-Heróis (University of California – Irvine)

sh-cursos-inusitados

“A ciência dos super-heróis” é, na verdade, uma nova (e criativa!) maneira de ensinar… Física! Falando assim pode ser um pouco decepcionante, mas é realmente uma maneira inovadora de tornar um assunto difícil mais atraente e acessível. Neste curso, os alunos e alunas aprendem sobre os princípios reais da Física usando os superpoderes dos seus super-heróis favoritos, como Homem-Aranha, Capitão América, Mulher Maravilha e Homem de Ferro.

A História do Porco na América (Xavier University in Cincinnati)

pig-cursos-inusitados

Vamos de super-heróis a, bem… porcos! Isso mesmo: porcos. O curso ‘A History of the Pig in America’ tem como foco a história dos porcos, sua representação na literatura e percepções na sociedade. Se você está interessado em estudar todo tipo de trivialidades sobre porcos, desde a origem da palavra “bucaneiro” (churrasqueiras nas quais cozinhavam carne de porco), no século XVI, até as lutas entre colonos britânicos e os nativos americanos motivadas por esse animal, então este curso é ideal para você!

Lições de “Lost”: um estudo de caso (Vanderbilt University)

Que tal passar de porcos para algo mais agradável, como programas de TV? E que tal ‘Lost’? Essa é definitivamente uma das séries de TV mais populares já feitas. Na verdade, é tão popular que a Vanderbilt University decidiu dedicar um curso inteiro ao programa. O professor John M. Sloop, que ministra o curso, afirma que Lost é um estudo de caso perfeito, devido à variedade de personagens, temas de religião versus ciência e tramas complexas. Os alunos ainda assistem a episódios do programa e discutem sobre eles depois. Se essa não é uma aula bacana, não sei o que é!

Intercâmbio com a UDI

Se interessou por algum desses cursos inusitados? Pois saiba que você fazê-lo, pessoalmente. É só se preparar! Para isso, você pode contar com o trabalho da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça o seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.