Para alguns estudantes sortudos, ir à aula é o mesmo que se sentir em um produção de sucesso de Hollywood. Isso porque eles estudam em universidades vistas em filmes e que já serviram de cenário de fundo para histórias inesquecíveis do cinema. Com certeza você já viu pelo menos uma delas, seja na telona ou na TV de casa. E claro, algumas você pode até já ter visto mas nem se deu conta de que se tratava de uma universidade de verdade. Vamos testar quantas delas você conhece? Então confira na lista abaixo!

9 universidades vistas em filmes

University College London (Reino Unido)

O pórtico e a biblioteca principal da UCL foram cenários de alguns dos maiores sucessos do cinema, incluindo a mais recente trilogia do Batman e o filme A Origem (2012). O Instituto Nacional de Pesquisa Médica, que fica na universidade, serve de pano de fundo para a primeira aparição do Espantalho em Batman Begins, quando Rachel o visita no Arkham Asylum.

ucl-universidades vistas em filmes

University College London (UCL)

University College of Los Angeles (EUA)

Essa aqui você vê com muita frequência nos filmes norte-americanos. Isso porque muitos dos longas de comédia de Hollywood que retratam a vida universitária são filmados na UCLA. Alguns exemplos são as produções O Dono da Festa (2002) e O Professor Aloprado (1996), com Eddie Murphy.

LA-universidades vistas em filmes

University College of Los Angeles (UCLA)

Universidade do Sul da Califórnia (EUA)

Você já assistiu a Bill Murray e companhia gritando “corre!” em Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994)? Então com certeza você já viu a USC. Além desse, o campus da universidade já foi lar de vários outros clássicos de Hollywood ao longo dos anos. Inclusive, o banco em que Tom Hanks sentou em Forrest Gump ainda está lá e fica marcado com uma placa dourada.

usc-universidades vistas em filmes

Universidade do Sul da Califórnia (USC)

Universidade Columbia (EUA)

Você já acompanhou as fofocas envolvendo Blair Waldorf e Serena Van Der Woodsen em Gossip Girl ou prefere as tramas do Homem Aranha? Independente da sua escolha, uma coisa une essa duas produções: a Universidade Columbia. Aliás, quase todas as imagens de universidades em Nova York são gravadas por lá. Até o Casino Royale do 007 foi parcialmente filmado na parte externa dos edifícios da universidade!

columbia-universidades vistas em filmes

Universidade Columbia, em Nova York

Universidade de Cambridge (Reino Unido)

Filmes com cenas ambientadas em qualquer lugar perto de Cambridge geralmente envolvem algumas mentes brilhantes. O último sucesso de bilheteria a ser filmado nas instalações da universidade foi o premiado A Teoria de Tudo (2015), que conta a história de Stephen Hawking, um dos maiores gênios contemporâneos. 

cambridge-universidades vistas em filmes

Universidade de Cambridge

Universidade de Oxford (Reino Unido)

Não dá para falar de Cambridge e não mencionar a Universidade de Oxford. Os prédios de lá são muito diferentes e parecem até de outro mundo. Inclusive, é exatamente para dar vida a outros mundos que eles são usados. Por exemplo, a trama de A Bússola de Ouro (2007) se passa em grande parte numa versão de Oxford de um mundo paralelo. Além disso, você pode reconhecer algumas fachadas da universidade que foram usadas para adaptar o Castelo de Hogwarts, dos filmes de Harry Potter, para as telonas.

oxford-universidades vistas em filmes

Universidade de Oxford

Universidade de Toronto (Canadá)

Muita gente não sabe, mas muitos do cenários de filmes retratados como americanos, na verdade são filmados no Canadá. Isso porque é muito mais barato gravar um filme por lá! Os diretores de cinema (e os estúdios por trás deles) costumam ir a Toronto, mais precisamente para a Universidade de Toronto, quando precisam gravar cenas e externas em ambientes universitários. E vamos combinar que a foto abaixo explica facilmente o motivo né?

toronto-universidades vistas em filmes

Universidade de Toronto

Johns Hopkins University (EUA)

Muita gente conhece a história do criador do Facebook, Mark Zuckerberg, pelo o que viu em A Rede Social (2010). Originalmente, Mark estudou na Universidade de Harvard, mas Harvard não deixa ninguém filmar no campus desde 1970. A solução que os produtores encontraram foi mudar o o cenário do filme para a Universidade Johns Hopkins.

jhu-universidades vistas em filmes

Universidade Johns Hopkins

Old Royal Naval College (Reino Unido)

Nada melhor que um Antigo Colégio Naval Real para filmar um famoso pirata do Caribe sendo julgado pelo Império Britânico por suas ousadas aventuras, não é? Hoje parte da Universidade de Greenwich, o Royal Navy College tem sido usado para filmes como Thor: O Mundo Sombrio (2013) e Sherlock Holmes (2012), entre muitos outros.

navy-universidades vistas em filmes

Old Royal Naval College

Qual dessas universidades vistas em filmes você se lembra de ter visto? E em qual delas você vai querer estudar? Para se preparar para conquistar uma vaga por lá, você pode contar com o apoio da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos