A Universidade Cornell tem grande prestígio mundo afora e, assim como Harvard, Yale e outras universidade americanas, também faz parte da Ivy League. Apesar disso, das melhores universidades dos EUA talvez ela seja a menos conhecida aqui pelo Brasil. Para tentar mudar isso, trouxemos algumas informações para você conhecer a instituição e, quem sabe, tentar um intercâmbio por lá!

Universidade-Cornell

Universidade Cornell: História

A Universidade de Cornell foi fundada em abril de 1865, com a autorização (e a concessão de terras) do congresso do estado de Nova York. Na época, o senador Ezra Cornell ofereceu sua fazenda em Ithaca como local para construção e US$500.000 de sua fortuna pessoal como doação inicial.

A universidade foi inaugurada oficialmente, então, em outubro de 1868, com o término da construção dos dois primeiros edifícios. O primeiro ano letivo da instituição teve 412 alunos matriculados. Um fato interessante é que, desde a fundação, Cornell sempre foi uma instituição não-sectária. Ou seja, não restringia o ingresso de estudantes por etnia ou religião.

Com o tempo, Cornell se tornou uma instituição tecnologicamente inovadora, buscando, portanto, sempre aplicar e divulgar as pesquisas desenvolvidas por lá. Por exemplo, em 1883, o campus da universidade foi um dos primeiros a usar eletricidade de um dínamo movido a água para iluminação.

Desde 2000, a Universidade Cornell vem expandindo seus programas internacionais. Em 2004, a instituição abriu a Faculdade de Medicina Weill Cornell no Catar. Ela também possui parcerias com instituições da Índia, de Cingapura e da China. Em 2004, Cornell e Stanford lançaram a pedra fundamental para a construção conjunta de um novo Bridging the Rift Center, um projeto que busca desenvolver a educação na fronteira Israel-Jordânia.

Jardim-Botânico-da-Universidade-Cornell

Jardim Botânico de Cornell

Campus e estrutura

O campus principal da Universidade Cornell fica em East Hill, em Ithaca, no estado de Nova York. Desde que a universidade foi fundada, ele se expandiu para cerca de 9,3 km², abrangendo o terreno principal e áreas próximas. O campus central possui laboratórios, prédios administrativos e quase todos os edifícios acadêmicos. Além disso, também por lá ficam as instalações esportivas, auditórios e museus. Além do campus principal, a Cornell tem instalações também na cidade de Nova York, como o campus médico Weill Cornell e o Centro de Tecnologia Cornell Tech

Cada uma das faculdades da Cornell admite seus próprios alunos e fornece seu próprio corpo docente. As duas maiores faculdades de graduação da universidade são a Faculdade de Artes e Ciências e a Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida.

Já as faculdades de pós-graduação incluem a S.C. Johnson Graduate School of Management, a Faculdade de Engenharia, a Escola de Direito e a Faculdade de Medicina Weill Cornell. A universidade também é bastante conhecida por sua Faculdade de Medicina Veterinária, e pela prestigiada Escola de Administração Hoteleira.

Por dentro da Universidade Cornell 1

Weill Medical Center em Nova York

Hoje em dia, Cornell abriga 23.600 estudantes, sendo cerca de 15.200 de graduação, 5.800 de pós-graduação e 2.580 de educação profissional. Os intercambistas representam 23% desse corpo estudantil! Esses alunos são acompanhados por 1.679 professores e quase 8.400 funcionários.

Universidade Cornell: Reputação

Cornell é, atualmente, uma das 15 melhores universidades de todo o mundo, aparecendo na posição 14 do QS World University Rankings de 2020. Já nos Estados Unidos ela ocupa a 7ª posição no mesmo ranking.

Até hoje, 58 ganhadores do prêmio Nobel, 4 vencedores do prêmio Turing e 1 medalhista Fields foram associados à universidade. Além disso, 55 medalhistas olímpicos e 14 bilionários vivos estão entre os ex-alunos da Universidade Cornell.

Por dentro da Universidade Cornell 2

Museu de Arte em Cornell

Agora que você está por dentro da Universidade Cornell, já pode começar a se preparar para fazer um intercâmbio por lá. Para isso, a nossa mentoria especializada pode te ajudar! Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos