Escolher onde estudar nos Estados Unidos não é uma decisão fácil, até porque existem vários tipos de universidades, faculdades e escolas por lá. As Faculdades de Artes Liberais são um exemplo disso. Elas já foram um modelo único do ensino superior americano, mas acabaram se espalhando para outros países. No entanto, ainda é nos EUA que essas instituições têm sua maior relevância acadêmica.

Basicamente, nas Faculdades de Artes Liberais há uma ênfase nos estudos de graduação incluindo uma ampla gama de assuntos, desde Ciências até Humanidades. Outra característica comum, além do currículo interdisciplinar, é que as melhores faculdades desse tipo tendem a ter uma menor população estudantil quando comparadas com outras instituições maiores.

Dessa forma, o tamanho das turmas costuma ser pequeno e a equipe acadêmica tende a se concentrar mais no ensino do que na pesquisa, em comparação com outras faculdades.

Você pode saber um pouco mais sobre esse tipo de faculdade aqui. Mas o foco do texto de hoje é falar sobre quais são as melhores Faculdades de Artes Liberais dos EUA. Então vamos lá?

Quais são as melhores Faculdades de Artes Liberais dos EUA?

As melhores Faculdades de Artes Liberais dos EUA se concentram principalmente nos estados da Califórnia, Massachusetts e Pensilvânia. Mas obviamente também existem instituições de ótima qualidade em outras regiões do país.

Para ter uma resposta mais exata para essa pergunta, consultamos o Times Higher Education US College Rankings 2020. Para chegar até o resultado final, foram considerados indicadores como o nível de interação entre professores e alunos; o número de trabalhos desenvolvidos em relação ao número de professores; a proporção de estudantes estrangeiros; a diversidade do corpo docente e discente; a reputação acadêmica; e o número de programas credenciados. Confira abaixo o resultado:

Amherst College

O Amherst College é uma instituição altamente seletiva localizada na cidade de mesmo nome no estado de Massachusetts. Os alunos de graduação do Amherst College têm acesso a um currículo completamente aberto, sem quaisquer módulos básicos ou restrições na variedade de disciplinas a serem cursadas ​​em determinados anos.

As turmas de alunos são extremamente pequenas para facilitar a interação com os professores. Cerca de 90% de todos os cursos têm menos de 30 alunos matriculados.

Artes-Liberais-Frost-Library-Amherst-College
Biblioteca no Amherst College (Foto: Kenneth C. Zirkel)

Williams College

Localizada em Williamstown, também no estado de Massachusetts, o Williams College tem uma rivalidade de anos com a primeira colocada da lista. Mas a verdade é que ambas possuem um alto nível de ensino.

Com cerca de (apenas!) 2000 alunos, a faculdade foi fundada em 1793 e, em alguns de seus departamentos, oferece um modelo de ensino baseado no sistema tutorial tradicional das universidades de Oxford e Cambridge, no Reino Unido, onde os alunos são ensinados individualmente ou em pequenos grupos.

Um diploma de graduação em Artes Liberais na instituição leva quatro anos para ser concluído e abrange as áreas de Humanidades, Ciências e Ciências Sociais.

Artes-Liberais-Williams-College
Williams College (Foto: Williams College/Flickr)

Pomona College

O Pomona College, com sede em Claremont, na Califórnia, oferece 48 cursos para alunos de graduação nas áreas de Artes, Humanidades, Ciências Sociais e Ciências Naturais.

Também conta com um pequeno corpo discente de cerca de 1640 alunos de graduação que, por sua vez, é bastante diversificado, com representantes de 60 países!

Uma vantagem do Pomona College é a possibilidade de aproveitar as muitas oportunidades de pesquisa e trabalho oferecidas na região. Inclusive, muitos alunos da instituição acabam adquirindo experiência de trabalho na vizinha Los Angeles.

Artes-Liberais-Pomona-College
Pomona College (Foto: Nostalgicwisdom/Wikimedia)

Wellesley College

Voltando para Massachusetts, a quarta colocada da lista é o Wellesley College, uma instituição localizada na cidade de mesmo nome que é a casa de cerca de 2400 alunas. Isso porque estamos falando de uma faculdade só para mulheres!

Oferece mais de 1000 cursos e também permite que as estudantes façam algumas disciplinas em outras instituições líderes mundiais parceiras, incluindo o famoso MIT e a Universidade Brandeis.

Entre as ex-alunas mais famosas de Wellesley estão nomes poderosos como a política Hillary Clinton e a jornalista Diane Sawyer.

Artes-Liberais-Wellesley-College
Wellesley College (Foto: John Phelan)

Swarthmore College

O Swarthmore College é uma instituição localizada nas proximidades de Filadélfia, a maior cidade do estado da Pensilvânia, e foi uma das primeiras faculdades coeducacionais (para ambos os sexos) do país, fundada em 1864.

Junto com o currículo de Artes Liberais, os alunos de graduação da faculdade também podem se inscrever em um curso de Engenharia.

Uma curiosidade é que, mesmo estando próximo de uma grande cidade, o campus do Swarthmore College fica em uma área rural e é repleto de árvores. Não por acaso já foi eleito por revistas especializadas como um dos campi universitários mais bonitos dos EUA.

Swarthmore-Artes-Liberais
Swarthmore College (Foto: Kungming2/Wikimedia)

Menções honrossas

Completam o TOP 10 das melhores Faculdades de Artes Liberais dos EUA:

InstituiçãoLocalização
Middlebury CollegeMiddlebury, Vermont
Claremont McKenna CollegeClaremont, Califórnia
Haverford CollegeHaverford, Pensilvânia
Carleton CollegeNorthfield, Minnesota
10ºSmith CollegeNorthampton, Massachusetts

Universidade do Intercâmbio

Gostou de conhecer as melhores Faculdades de Artes Liberais dos EUA? E se eu te disser que você pode conquistar uma oportunidade em uma delas? O segredo pra isso é se preparar, e nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer entender como funciona? Então faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.