5 métodos para aumentar o vocabulário em inglês

Aprender uma língua estrangeira nem sempre é fácil, especialmente quando se trata de vocabulário. Mas, felizmente, há muitos métodos que podem te ajudar a aumentar o vocabulário em inglês — e alguns deles são até divertidos! Neste guia, listamos cinco estratégias principais que você pode usar para aprender palavras no idioma mais importante do mundo. Confira!

Maneiras de aumentar o vocabulário em inglês

1. Flashcards

Uma das melhores e mais populares maneiras de estudar e aumentar o vocabulário em inglês é usar flashcards. Nesse caso, cada flashcard vai ter uma palavra em inglês escrita na frente e a tradução ou definição dela no verso.

Para estudar é simples: você vai olhar para um lado do cartão e dizer a palavra no idioma oposto antes de olhar para o outro lado do cartão (sendo assim, se você estiver olhando para o lado em inglês, por exemplo, você deve dizer a palavra em português, e vice-versa).

Os flashcards são muito bons porque ajudam a memorizar as palavras do vocabulário de forma rápida e eficaz. Eles também são personalizáveis e reutilizáveis. Além disso, podem ser em papel ou digitais. Você pode fazer seus próprios cartões, comprar flashcards prontos ou baixar da internet.

3-aumentar-o-vocabulario-em-ingles
(AnnasPhotography/Pixabay)

2. Fazer uma lista de estudo

Outro método útil para aumentar o vocabulário em inglês é fazer uma lista de todas as palavras que você deseja aprender. Essa lista é diferente dos flashcards porque contém todas as palavras que você precisa saber em um só lugar (e não em cartões separados). Se você não quiser lidar com o incômodo de usar cartões, uma lista de estudo é uma boa opção.

Para usar esse método, escreva as palavras em inglês no lado esquerdo de um pedaço de papel, de cima para baixo. Depois disso, no lado direito do papel, escreva a tradução de cada palavra.

Quando você for começar a estudar, pegue uma folha de papel separada (ou use sua mão) para cobrir as palavras à direita. Em seguida, você vai mover essa folha para baixo, à medida que ler e traduzir cada palavra em inglês à esquerda. Lembre de dizer as palavras em voz alta antes de traduzi-las.

4-aumentar-o-vocabulario-em-ingles
(Kelly Sikkema/Unsplash)

3. Escrever palavras repetidamente

Se você quer praticar a ortografia em inglês, escrever as palavras é uma boa estratégia. Nesse método, você vai escrever cada palavra em inglês várias vezes enquanto as pronuncia em voz alta.

Se você já fez um curso de inglês no passado, provavelmente já fez trabalhos de casa semelhantes a esse. Embora a memorização mecânica não seja o ideal, ainda pode ser uma maneira altamente eficaz de aumentar o vocabulário em inglês.

4. Faça testes de vocabulário

Se você está cansado de flashcards e listas, os testes de vocabulário são uma ótima maneira de testar o que você aprendeu e garantir que você realmente entende o significado das palavras em inglês.

Muitos questionários com palavras em inglês estão disponíveis gratuitamente online. Enquanto alguns são testes tradicionais, outros são mais parecidos com jogos. Por exemplo, você pode encontrar jogos de correspondência, nos quais é preciso combinar palavras em inglês com seus significados (também em inglês!).

Você também pode fazer seus próprios testes de vocabulário usando qualquer um dos recursos acima (flashcards, listas, etc.).

5. Usar as palavras na conversação e na escrita

Embora os métodos acima sejam extremamente úteis para memorizar palavras em inglês, você só vai realmente reter as palavras que aprender quando usá-las em conversas e na escrita.

Se quiser usar novas palavras em conversas, primeiro você precisa encontrar falantes nativos de inglês ou outros estudantes que estejam aprendendo o idioma para praticar a conversação. Tente procurar grupos ou clubes dos quais possa fazer parte, mesmo que de forma online. O site Verbling, por exemplo, conecta pessoas com interesse de aprender idiomas. Lá, você pode treinar seu inglês e ainda ajudar alguém a aprender português!

Mas que tal escrever em inglês? Se você quiser praticar o uso de palavras na escrita, comece a manter um diário e depois peça a outras pessoas (de preferência falantes nativos de inglês) que leiam seu texto, para verificar se você está usando o novo vocabulário corretamente.

2-aumentar-o-vocabulario-em-ingles
(Alexis Brown/Unsplash)

Quer mais dicas para se expressar melhor em inglês?

Então ouça o episódio #152 do nosso podcast, o “Tudo Sobre Intercâmbio”:

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já sabe dessas dicas, tem tudo para aumentar o vocabulário em inglês bem rápido. Se você quiser uma ajuda mais especializada para conquistar sua experiência internacional, conheça a nossa mentoria especializada. Nós te ajudamos em todo o processo para encontrar uma oportunidade no exterior! Faça agora mesmo seu teste de perfil clicando aqui.

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

05 Set 2020