Você já fez de tudo para aprender o idioma mais importante do mundo mas ainda não sente confiança em conversar com um falante nativo? Então, temos duas boas notícias! A primeira é que isso não acontece só com você. A segunda é que, mudando alguns hábitos, é possível melhorar bastante a fluência em inglês. Por mais que você não perceba, alguns costumes podem estar atrasando o seu aprendizado. Saiba quais são eles agora!

8 Dicas para melhorar sua fluência em inglês

Você constantemente esquece palavras básicas

Esse é um problema muito comum e também o que mais atrapalha numa conversação simples. Por mais que você saiba falar muitas coisas, acaba sempre esquecendo palavras essenciais para completar sua frase. Nesse caso, uma boa dica é manter duas listas por perto (num papel ou no celular): uma para anotar as palavras que você sempre esquece e outra para colocar as novas palavras que escutar (e aprender!) quando estiver conversando com alguém.

A maioria das músicas que você ouve e dos programas que assiste são em português

É claro que ouvir músicas brasileiras durante o intercâmbio é uma ótima maneira de matar a saudade de casa. Apesar disso, esse hábito atrapalha bastante a desenvolver a fluência em inglês ou em qualquer outra língua. Isso porque a nossa cabeça continua pensando “culturalmente” em português. Cada país possui diversos gêneros musicais, então é bem provável que você encontre algum que goste! Vale a pena tentar!

tv-fluencia-em-ingles

Experimente assistir filmes e séries sem legenda

Os únicos livros que você lê são os livros didáticos

Assim como a leitura é uma ótima ferramenta para aumentar seu vocabulário em português, ela também pode te ajudar a melhorar sua fluência em inglês. Se você não se sentir confortável em escolher um livro que nunca leu antes, pode encontrar um que já tenha lido e que tenha sido traduzido para o inglês (ou que tenha a versão original nesse idioma). Dessa forma, você vai poder comparar as estruturas de vocabulário e gramática. E claro, como você já conhece o enredo, vai ter menos problemas para entender a história.

ler-fluencia-em-ingles

Quanto mais você ler, mais fluente vai ficar

Você só fala inglês quando está em aula

Vai ser muito difícil melhorar sua fluência em inglês se você não aproveitar qualquer situação para treinar o idioma. Lutar para formar uma frase ou lembrar de certas palavras faz parte do aprendizado. Por isso, sempre que possível converse em inglês, mesmo fora da sala de aula. Isso vai aumentar sua autoconfiança e, quando você perceber, já vai estar se comunicando fluentemente.

Você lê livros em inglês, mas não em voz alta

Assim como no item anterior, é importante você praticar sua fala quando está aprendendo uma nova língua. Se você apenas ler os livros em inglês, vai melhorar o seu reading e o seu writing, mas o seu speaking vai ficar de lado. Outra dica relacionada, nesse caso, é procurar audiobooks para acompanhar a leitura do livro!

Você fica se comparando com as pessoas ao seu redor

Com certeza você vai conviver com pessoas que têm um inglês mais avançado que o seu. Encare essa convivência não como algo que te diminui, mas sim como uma oportunidade de aprender sempre que conversar com essas pessoas. Se você se sentir inferior, vai estar apenas diminuindo sua autoconfiança e deixando de lado todo o progresso que você já atingiu. 

Você só conversa com brasileiros (até no exterior)

É claro que é muito mais fácil encarar os desafios de estudar no exterior quando você tem por perto pessoas que estão passando pelas mesmas experiências. Apesar disso, evite conversar apenas com brasileiros, seja aqui no Brasil e, PRINCIPALMENTE, lá fora. Se você só se conectar com pessoas daqui, não vai conseguir fazer uma imersão cultural e linguística, que é um dos principais passos para obter a fluência em inglês.

O idioma do seu celular ainda está em português

Essa é uma das dicas mais subestimadas quando se trata de aprender outro idioma. Como atualmente vivemos quase grudados aos nosso celulares, eles podem ser uma ótima ferramenta para ajudar no nosso processo de aprendizagem. Ao mudar as configurações do celular e dos aplicativos para o inglês, você vai começar a pensar nesse idioma toda vez que estiver mandando uma mensagem ou navegando pelas redes sociais. Nada melhor, não é?

cel-fluencia-em-ingles

Seu celular pode ser um ótimo aliado

Se você deixar esses hábitos para trás, logo vai sair falando com toda a confiança do mundo. Quer tirar o seu sonho da fluência em inglês do papel e conquistar sua vaga no exterior? A nossa equipe de mentores pode te ajudar com isso! Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos