Viver no Canadá é o objetivo de vida de muita gente que sonha em construir uma vida no exterior. E isso não é à toa, já que o país tem uma das melhores qualidades de vida do mundo, índices baixíssimos de criminalidade, ótimas universidades e muitas vagas de trabalho. E com tantas cidades incríveis por lá fica até difícil escolher uma para morar. Hoje vou fazer uma comparação entre duas das principais cidades do país. Afinal, qual é a melhor para morar: Toronto ou Vancouver?

Mercado de trabalho e carreira

Se você está no início de sua vida profissional ou quer estabelecer uma carreira sólida, Toronto será sua melhor aposta entre essas duas opções, já que é o principal centro do país para o mundo dos negócios, artes e comércio.  É claro que você também pode ter uma carreira bem-sucedida em Vancouver, mas morar em Toronto abre um leque muito maior de oportunidades de trabalho e de crescimento dentro desses empregos.  O cenário dos negócios, em geral, é muito mais vivo e movimentado na cidade, pois ela abriga a grande maioria das sedes das empresas canadenses e estrangeiras, além de um grande número de organizações internacionais.

Toronto-ou-Vancouver

Toronto

Custo de vida

Conseguir um emprego tanto em Toronto quanto em Vancouver, geralmente é garantia de receber uma boa remuneração, suficiente para viver de maneira confortável nas duas cidades. Mas no quesito custo de vida, Toronto, apesar de ser maior, tende a ser mais barata que Vancouver, que é amplamente conhecida pelos seus preços exorbitantes para compra de imóveis, por exemplo.

Os custos gerais de vida, incluindo alimentação, roupas e cuidados pessoais, também são mais baratos para quem mora em Toronto. No entanto, algumas coisas são mais baratas em Vancouver, como combustível, atrações culturais e bares e restaurantes.

Cultura

Toronto é uma das cidades mais ricas em cultura em todo o país, com aglomerados de pequenas comunidades e religiões fascinantes e completamente diferentes espalhadas pelos bairros da cidade. Aliás, uma das qualidades mais encantadoras do Canadá é a tolerância e mente aberta do seu povo, que permite que diferentes comunidades de culturas completamente distintas convivam entre si sem nenhum problema. E nesse quesito Toronto arrebenta! A diversidade cultural da cidade abre oportunidades para aprender sobre comunidades de todo o mundo e realmente se integrar e se familiarizar com tradições vistas como “fora da norma”.

Vancouver, por ser uma cidade menor e menos globalizada, não chega a ser tão multicultural como Toronto, mas mais uma vez, estamos falando do Canadá, então tolerância e respeito também são encontrados por lá.

Vida ao ar livre

Se você é um entusiasta das atividades ao ar livre, viciado em adrenalina ou um fanático por caminhadas, mudar-se para Vancouver pode ser a sua melhor opção, já que a cidade é também conhecida pelas diversas opções de atividades ligadas à natureza. Você quer esquiar de manhã e andar de barco à noite? Ou talvez fazer caminhadas e andar de bicicleta por algumas das rotas mais impressionantes que o Canadá tem a oferecer? Em Vancouver é possível fazer tudo isso!

Clima

O clima do Canadá costuma ser uma preocupação para as pessoas que se mudam pra lá devido ao frio intenso. O país certamente pode ver suas temperaturas caírem para -30°C durante o inverno em algumas regiões específicas, mas as médias são muito mais brandas do que as pessoas são levadas a acreditar.

Os meses mais quentes em Toronto, em média, são julho e agosto, ambos com um clima agradável de 21° C, e setembro, com uma média na casa dos 18° C. Em dezembro, começa o início das temperaturas do inverno, com uma média de -1° C. Já janeiro e fevereiro são um pouco menos suportáveis, com temperaturas atingindo -3°C em média. Maio é o mês mais chuvoso, com uma precipitação média de 16 dias de chuva. A precipitação média anual é de 6 dias de chuva por mês.

Em Vancouver você terá um inverno consideravelmente mais ameno, com temperaturas médias em dezembro e janeiro variando de 0°C a 4°C. Já o verão também é menos quente que em Toronto, com médias que vão de 17°C a 18°C durante julho e agosto, respectivamente. Os dias de precipitação também são ligeiramente mais altos em Vancouver. Agosto, o mês mais seco, tem cerca de 9 dias de chuva. Já em dezembro a precipitação aumenta para 21 dias de chuva.

Universidades

Tanto Toronto quanto Vancouver sediam universidades canadenses de renome internacional. No caso de Toronto, a principal instituição de ensino da cidade é a Toronto University, que também é considerada a melhor do país e 29ª melhor do mundo, de acordo com o ranking da QS World Universities. Já Vancouver é a casa da University of British Columbia, 3ª melhor do país  e 51ª melhor do mundo, segundo o mesmo ranking. Outras instituições de destaque nas cidades são a York University e a Ryerson University, em Toronto, e a Simon Fraser University, em Vancouver.

Toronto-ou-Vancouver

Vancouver

Culinária

Como uma boa cidade global, Toronto tem opções de culinária de todos os lugares do mundo mas Vancouver não fica muito atrás quando o assunto são bons restaurantes. Toronto possui consideravelmente mais restaurantes em quantidade, mas isso é esperado devido ao seu tamanho. Há um ar de classe e costumes mais cosmopolitas na cena gastronômica da cidade, o que pode ser um fator que contribui para o custo mais alto para comer fora.

Já Vancouver pode ter muito menos restaurantes em número, mas a excelente qualidade de suas opções certamente compensa isso. A cena gastronômica por lá tem um ambiente descontraído e inspirado nos hippies e, surpreendentemente, é muito mais barato comer fora por lá que em Toronto.

Toronto ou Vancouver?

E agora, ficou mais fácil decidir entre Toronto ou Vancouver? Ambas as cidades têm um fascínio e uma individualidade que são únicas, mas simplificando tudo, se você está procurando uma oportunidade de carreira em constante progresso, dinheiro e uma vida noturna vibrante, mudar para Toronto será uma jogada inteligente para você. No entanto, se você é um amante das atividades ao ar livre e gosta de ter um estilo de vida mais tranquilo mesmo em uma cidade grande, Vancouver por ser sua melhor opção.

Intercâmbio com a UDI

Seja qual for sua cidade dos sonhos no Canadá, o que você precisa fazer para conquistar uma ótima vaga de trabalho ou estudo por lá é se preparar.  E para isso você pode contar com o apoio da nossa mentoria especializada. Nossa equipe está a postos para te auxiliar na conquista da sua oportunidade internacional. Clique aqui para fazer o seu teste de perfil.

Cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal e acompanhar tudo o que publicamos no Blog.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.