As bolsas de graduação são algumas das mais procuradas por nossos leitores. E por isso hoje eu decidi falar de algumas das melhores bolsas da Clark University para estudantes que sonham em fazer faculdade nos Estados Unidos. Continue comigo para saber mais!

Um pouco sobre a Clark University

Antes de falar sobre as bolsas da Clark University para alunos de graduação, é importante que você conheça um pouco sobre essa instituição, já que ela ainda não é muito famosa aqui no Brasil.

Fundada em 1887, a Clark é uma universidade de pequeno porte que conta com cerca de 3500 alunos (entre cursos de graduação e pós) e está localizada em Worcester, uma cidade com pouco mais de 180 mil alunos no estado de Massachusetts.

No nível de graduação, a universidade oferece mais de 30 majors e minors em áreas como História da Arte, Biologia, Bioquímica, Química, Ciência da Computação, Economia, Ciências, Ambientais, Geografia, História, Matemática, Música, Filosofia, Ciências Políticas, Física, Psicologia, Sociologia, Teatro e Estudos de Gênero. Confira a lista completa aqui.

Mesmo com o seu tamanho reduzido, a Clark University consegue se classificar entre as melhores instituições de ensino superior do país. No QS World University Rankings 2021, por exemplo, ela aparece entre as 100 melhores universidades americanas, na 96ª posição.

bolsas-da-clark-university-jonas-clark
O Jonas Clark Hall é o principal prédio acadêmico para alunos de graduação da universidade (Foto: Kenneth C. Zirkel)

Confira abaixo mais informações sobre as principais bolsas da Clark University para estudantes de graduação estrangeiros:

A Clark University oferece uma série de bolsas baseadas em mérito para estudantes internacionais ingressantes no primeiro ano dos programas de graduação da instituição.

De todas as bolsas, apenas duas delas (a LEEP Scholarships e a Global Scholars) exigem uma inscrição separada além do processo de aplicação para o curso de interesse na universidade. Nas outras, os candidatos são automaticamente considerados após concluírem essa aplicação.

O critério de seleção utilizado para a distribuição dessas bolsas é o desempenho acadêmico dos candidatos demonstrado através dos documentos e testes exigidos durante a aplicação. Ou seja, o critério de necessidade financeira familiar não é avaliado.

No entanto, os alunos internacionais que se interessarem por essas bolsas devem demonstrar capacidade de cobrir uma porcentagem significativa do custo da educação na universidade.

Os estudantes que forem aprovados para alguma dessas bolsas da Clark University serão notificados ao receberem a resposta referente à aplicação no programa escolhido.

Richard Traina Scholarship

A bolsa Richard Treina é destinada para estudantes que demonstrarem habilidades de liderança e compromisso social com suas respectivas comunidades. Os selecionados recebem um prêmio de 80 mil dólares (20 mil por ano de graduação). A manutenção desse auxílio depende do desempenho acadêmico anual do estudante ao longo do programa.

Robert Goddard Scholarship

Essa é uma bolsa concedida a novos alunos que demonstraram forte potencial acadêmico para alcançar projetos significativos dentro e fora da sala de aula. A bolsa consiste em um total de 68 mil dólares (17 mil por ano acadêmico). A manutenção do auxílio ao longo do curso também depende do desempenho acadêmico do aluno.

Jonas Clark Scholarship

A bolsa Jonas Clark, batizada com o nome do fundador da universidade, é um auxílio concedido aos novos alunos que “demonstraram potencial para desafiar as convenções e mudar o mundo”. Os estudantes qualificados recebem um prêmio de 56 mil dólares (14 mil por ano) e os critérios para manutenção são os mesmos das bolsas anteriores.

Presidential LEEP Scholarships

Concedida a aproximadamente cinco alunos a cada ano, a bolsa Presidencial LEEP é a melhor das bolsas da Clark University no campo da graduação. Mais especificamente, trata-se de um prêmio de prestígio para alunos cujo histórico acadêmico e potencial de liderança os colocam no topo da lista de candidatos da universidade. As bolsas cobrem as mensalidades integrais do curso escolhido, acomodação e alimentação no campus durante os quatro anos de graduação.

Para concorrer é necessário escrever dois essays sobre tópicos previamente estabelecidos em uma aplicação separada. Já para manter a bolsa, os alunos devem atender os requisitos estabelecidos na carta de admissão e premiação concedida pela instituição.

No momento da aplicação para o curso (na plataforma Common Application), o candidato deve manifestar interesse em receber essa bolsa marcando a opção correspondente durante o preenchimento do formulário. Depois disso, ele receberá informações detalhadas sobre a inscrição específica para a bolsa, incluindo os tópicos dos essays. Os pré-aprovados nessa fase ainda passam por uma entrevista.

Essa é uma bolsa bastante concorrida! Na última edição, por exemplo, dos 450 pedidos enviados, 15 estudantes foram pré-selecionados para a fase de entrevistas. Desses, cinco foram comtemplados bom a bolsa. Normalmente, a cada edição, um ou dois estrangeiros são selecionados.

bolsas-da-clark-university-graduação
Centro de convivência de alunos e ex-alunos da universidade (Foto: Kenneth C. Zirkel)

Global Scholars Program Scholarships

Outra que está entre as melhores bolsas da Clark University é a Global Scholars Program, que se baseia no compromisso de longa data da instituição em fornecer uma educação desafiadora com foco global.

Para ser elegível, o candidato deve ter frequentado o Ensino Médio em alguma escola estrangeira, mas a instituição também aceita aplicações de estrangeiros que frequentaram escolas nos Estados Unidos. Alunos transferidos de outras universidades não podem se aplicar.

Os interessados devem comprovar sua capacidade de liderança através de exemplos práticos dentro de suas respectivas comunidades e também devem ser pessoas comprometidas a fazer a diferença no mundo.

A bolsa consiste em um auxílio de 15 a 25 mil dólares por ano durante um período de 4 anos, o que corresponde à um total de 60 a 100 mil dólares. A renovação também depende do atendimento dos padrões acadêmicos por parte dos alunos selecionados.

Se a necessidade financeira familiar do bolsista for maior que o valor do prêmio, ainda é possível se qualificar para um adicional de 5 mil dólares que é distribuído tendo como critério principal a necessidade financeira dos alunos (e não o mérito).

Para concorrer também é preciso marcar a opção correspondente á essa bolsa no momento da aplicação no Common Application. Depois disso, os candidatos recebem informações detalhadas (incluindo o tema do essay que deve ser escrito) sobre como se inscrever para a bolsa.

Universidade do Intercâmbio

O que achou dos programas de bolsas da Clark University para alunos de graduação? Quer conquistar uma oportunidade dessas? Então o grande segredo é se preparar, e nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.