8 fatos sobre as bolsas de mérito nos EUA

As bolsas de mérito nos EUA são um tipo de auxílio que não leva em consideração a necessidade financeira do aluno, e sim o seu mérito acadêmico, atlético, artístico ou de interesse especial.

8 tipos de bolsas de estudo no EUA

A média de valor das bolsas de mérito concedidas nas universidade americanas nos cursos de graduação foi de 11.287 dólares, no ano acadêmico 2019-2020. Mas, considerando que o país tem diversas instituições, o montante exato pode variar bastante de uma faculdade para outra, indo de um prêmio único de algumas centenas de dólares até a cobertura total do curso.

Confira agora mais 8 fatos importantes sobre as bolsas de mérito nos EUA!

As universidades da Ivy League não oferecem bolsas de mérito

Todas as instituições da Ivy League, assim como várias outras escolas muito seletivas, como Stanford, MIT e Caltech, não oferecem bolsas de mérito acadêmico. Universidades como Harvard, Columbia e Princeton são justamente conhecidas por atender todas as necessidades financeiras dos estudantes. Ou seja, nessas escolas as bolsas baseadas em necessidades financeiras dominam.

9 fatos sobre as universidades da Ivy League que você provavelmente não sabia

Algumas faculdades oferecem bolsas de mérito para reduzir custos (mas não para arcar com todos eles!)

As instituições americanas com preços muitos altos geralmente oferecem bolsas a alunos qualificados que demonstram não poder arcar com os custos acadêmicos totais. Isso não significa, no entanto, que os estudantes que receberem esse apoio não gastarão nada. No Oberlin College, por exemplo, o valor médio das mensalidades e taxas no ano acadêmico 2019-2020 foi de $56.818. Nesse mesmo ano, cerca de 42% dos alunos receberam bolsas de mérito de $16.998. Fazendo as contas, dá pra perceber que mesmo com essa ótima bolsa, esses estudantes ainda tiveram que arcar com quase 40 mil dólares!

bolsas-de-mérito-nos-EUA-Oberlin-College
Oberlin College (Foto: PeaceUnicorn/Wikimedia)

Vários alunos recebem bolsas de mérito nos EUA

Nas instituições onde as bolsas de mérito são concedidas, um número significativo de alunos podem recebê-las. De acordo com dados de uma pesquisa feita pela revista americana U.S. News com 1.076 faculdades do país, uma média de 22% dos alunos de graduação receberam auxílio por mérito em 2019-2020. A média é maior nas instituições privadas (25%) que nas públicas (18%).

Pode ser necessário manter um bom GPA para não perder a bolsa

Algumas bolsas não baseadas em necessidades financeiras, como as de mérito, dependem de certas estipulações para serem mantidas ao longo do curso. Normalmente o principal requisito avaliado é o GPA, mas outros pontos podem ser levados em consideração, como a aprovação em um número específico de disciplinas ou o preenchimento obrigatório de um formulário todos os anos. As exigência variam de universidade para universidade.

Como calcular o GPA?

Não é obrigatório ser um aluno nota dez

Você não precisa ser o melhor dos melhores para ganhar uma bolsa de mérito nos EUA. Estudantes em várias faixas de GPA têm chances, visto que esse não é o único critério levado em consideração na escolha. Além disso, muitas bolsas enfatizam (e priorizam!) outros coisas, como habilidades de liderança ou envolvimento com atividades comunitárias.

Os alunos podem obter bolsas de mérito baseadas em atividades extracurriculares

Bolsas esportivas ou baseadas em outras atividades extracurriculares, como Artes, Teatro e Música, são consideradas um tipo de bolsa de mérito. Por isso o estudante precisa considerar todos os seus interesses, atividades voluntárias, hobbies e responsabilidades domésticas como caminhos potenciais para conquistar apoio financeiro.

As bolsas de mérito podem ser concedidas apenas uma vez

Algumas bolsas de mérito podem não ser renováveis, o que significa que o auxílio será disponível apenas durante um período específico (geralmente por 1 ano). Além disso, normalmente os alunos veteranos recebem valores menores que os calouros e têm custos diretos mais elevados.

Algumas universidades exigem uma aplicação separada para as bolsas de mérito

Algumas instituições oferecem as bolsas de mérito de forma automática para os alunos aprovados no processo de seleção. Já outras exigem que os estudantes preencham formulários separados para serem considerados para este tipo de ajuda. Também é comum que, em tempos economicamente difíceis, as faculdades reduzam o número de bolsas de mérito concedidas ao longo do ano.

Universidade do Intercâmbio

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as bolsas de mérito nos EUA, que tal se preparar para conquistar uma oportunidade dessas por lá? Para isso você pode contar com o apoio da nossa mentoria especializada! É só fazer o nosso teste de perfil clicando aqui e aguardar a nossa resposta, se for aprovado(a).

08 Fev 2021

Personal letter: o que é e como escrever

Guia completo para uma personal letter que impressiona avaliadores e aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para um intercâmbio.

21 Abr 2024