Estava com saudade dos nossos textos sobre bolsas de estudo? Então confira agora como funciona o processo de solicitação de auxílio financiero para estudantes estrangeiros na Universidade Northwestern, uma das melhores dos Estados Unidos.

Need-Aware Admission

A Universidade Northwestern conta com um processo de admissão need-aware, ou seja, que se atenta às necessidades dos candidatos na hora de selecioná-los. Isso significa que o pedido e valor do auxílio financeiro necessário podem influenciar na admissão do candidato.

10 melhores universidades do meio-oeste americano

Apenas os candidatos estrangeiros do primeiro ano de graduação são elegíveis para essa modalidade de ajuda financeira na instituição. Além disso, como parte dessa política need-aware, os estudantes da universidade só podem receber apoio econômico nos anos subsequentes se solicitarem e receberem auxílio financiero no primeiro ano.

Como são os auxílios para os estudantes estrangeiros?

As bolsas oferecidas para estrangeiros na Universidade Northwestern são não reembolsáveis e cobrem 100% das necessidades financeiras demonstradas pelos estudantes. Ou seja, incluem não só as mensalidades referentes ao curso, como também gastos com hospedagem, alimentação, taxas, seguro saúde, livros, suprimentos, despesas pessoais e auxílio viagem.

Northwestern-University
Foto/Google Maps

Como concorrer?

O processo para solicitar auxílio financeiro na Universidade Northwestern é relativamente simples. O primeiro passo é fazer a solicitação de apoio financeiro no momento do preenchimento do formulário de admissão na instituição. Para isso, basta marcar ‘Yes’ na pergunta referente a isso no documento. Caso o candidato se esqueça de marcar essa opção, é possível enviar um e-mail de pedido de alteração, desde que dentro do prazo limite pré-estabelecido.

Depois disso, o próximo passo é preencher o  International Student Financial Aid Application (ISFAA), um formulário de informações financeiras exclusivo para estudantes estrangeiros, e enviá-lo através do Undergraduate Financial Aid Secure Document Upload, uma seção do site da instituição dedicada à anexação de documentos obrigatórios.

Durante esse processo, os estudantes internacionais podem ser solicitados a enviar documentação adicional. Mas caso isso aconteça, todos são notificados diretamente.

O terceiro e último passo consiste no envio de uma cópia dos formulários fiscais nacionais dos pais ou responsáveis do ano fiscal mais recente ou uma declaração/carta oficial de rendimentos escrita por cada um dos seus empregadores. Nesse documento, os rendimentos devem ser verificados com assinaturas oficiais e/ou selos.

4 cursos online da Universidade Northwestern gratuitos

Todos os documentos fiscais ou de rendimentos exigem tradução oficial para o inglês (se convertidos para dólares americanos, a taxa de conversão deve ser indicada) e devem ser enviados para o Office of Graduate Financial Aid através do Undergraduate Financial Aid Secure Document Upload (link acima) ou por e-mail.

A documentação deve estar preferencialmente no formato PDF e, caso enviado por e-mail, o assunto da mensagem deve ser “International Tax Document”

Até quando é possível se inscrever?

A Universidade Northwestern conta com duas deadlines para os estudantes estrangeiros interessados em receber auxílio financeiro. Os interessados na modalidade Early Decision podem se aplicar entre 1º de outubro e 1º de dezembro. Já na modalidade Regular Decision, o prazo vai do dia 1º de outubro ao dia 15 de fevereiro.

Vale a pena estudar na Universidade Northwestern?

Sem sombra de dúvidas, sim! Apesar de ainda não ser tão conhecida aqui no Brasil, a Universidade Northwestern é a 13ª melhor instituição de ensino superior dos Estados Unidos, de acordo com o QS World University Rankings 2021. Já a nível mundial, a instituição fica no TOP 30, na 29ª posição.

Universidade do Intercâmbio

Ficou com vontade de estudar na Universidade Northwestern? Então o segredo para conquistar a sua vaga é se preparar o mais rápido possível. E nós podemos te ajudar a realizar esse sonho através da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo o nosso teste de perfil!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.