Você sabe o que é o meio-oeste americano? Também conhecida como o Centro-Oeste dos Estados Unidos, essa é uma das quatro regiões geográficas do país e é formada por 12 estados: Dakota do Norte, Dakota do Sul, Illinois, Indiana, Iowa, Kansas, Michigan, Minnesota, Missouri, Nebraska, Ohio e Wisconsin.

As principais cidades dessa região são Chicago (Illinois), Columbus (Ohio), Indianapolis (Indiana), Detroit (Michigan), Milwaukee (Wisconsin), Kansas City (Kansas), Omaha (Nebraska), Minneapolis (Minnesota), Wichita (Kansas), Cleveland (Ohio), St. Louis (Missouri), St. Paul (Minnesota), Cincinnati (Ohio), Lincoln (Nebraska), Toledo (Ohio), Fort Wayne (Indiana) e Madison (Wisconsin).

E quais são as melhores universidades do meio-oeste americano?  

Agora que você sabe o que é o meio-oeste americano e quais são os estados que fazem parte dessa área, chegou a hora de descobrir quais são as melhores universidades da região. Confira na lista abaixo, compilada a partir da avaliação do QS World University Rankings 2021.

1. Universidade de Chicago (Illinois)

Posição no ranking mundial da QS:

Fundada em 1890, a Universidade de Chicago é, disparadamente, a melhor do meio-oeste americano, ficando entre as 10 melhores instituições de ensino do mundo e em quinto nos Estados Unidos, atrás apenas do MIT, Stanford, Harvard e Caltech.

Localizada em um campus de 88 hectares no bairro de Hyde Park, em Chicago, a instituição tem um total de aproximadamente 17 mil alunos. Desses, cerca de 6300 fazem cursos de graduação e pouco de 10 mil estão matriculados em cursos de pós-graduação.

meio-oeste-americano-uchicago
Biblioteca Harper Memorial  da Universidade de Chicago (Foto: Rick Seidel/Flickr)

2. Universidade do Michigan em Ann Arbor (Michigan)

Posição no ranking mundial da QS: 21º

A Universidade do Michigan fica em Ann Arbor, uma cidade com pouco mais de 100 mil habitantes localizada a cerca de 70 quilômetros de Detroit, o maior centro urbano do estado.

É a universidade mais antiga do Michigan, fundada em 1817. Nos primeiros anos, a instituição era sediada em Detroit e só em 1837 se instalou em Ann Arbor. Hoje, com quase 50 mil alunos entre cursos de graduação e pós, é a 11ª melhor universidade dos EUA, de acordo com o rankings da QS.

meio-oeste-americano-michigan-ann
Escola de Direito da Universidade do Michigan (Foto: Flavinista/Wikimedia)

3. Universidade Northwestern (Illinois)

Posição no ranking mundial da QS: 29º

Com quase 22 mil alunos, a Universidade Northwestern tem dois campus principais. O maior fica na cidade de Evanston, na região metropolitana de Chicago. No entanto, algumas unidades como as escolas de Medicina e Direito e o hospital universitário da instituição estão localizadas na própria Chicago, no bairro de Streeterville. Fundada em 1851, é a 13ª melhor universidade americana.

meio-oeste-americano-northwestern
Biblioteca principal da Universidade Northwestern (Foto: Titration451/Wikipedia)

4. Universidade de Wisconsin-Madison (Wisconsin)

Posição no ranking mundial da QS: 65º

Fora do TOP 20 das melhores universidades dos EUA por apenas uma posição (ficou em 21ª lugar no ranking da QS), a Universidade de Winsconsin fica em Madison, a capital do Wisconsin. Fundada em 1848, é a maior e mais antiga universidade pública do estado. Atualmente conta com cerca de 45 mil alunos, sendo que desses, pouco mais de 30 mil estão matriculados em cursos de graduação.

meio-oeste-americano-Wisconsin-Madison
Prédio de Ciências da Universidade de Wisconsin-Madison (Foto: John Kees/Wikimedia)

5. Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (Illinois)

Posição no ranking mundial da QS: 82º

Mais uma universidade do estado de Illinois na lista! A Universidade de Illinois se divide entre duas cidades vizinhas: Urbana (cerca de 43 mil habitantes) e Champaign (pouco menos de 90 mil). Possui a segunda maior biblioteca universitária dos Estados Unidos (atrás apenas de Harvard) e o supercomputador mais rápido dentro de uma universidade no país.

Fundada em 1867, hoje conta com quase 52 mil alunos (cerca de 34 mil em cursos de graduação e pouco mais de 16 mil em cursos de pós-graduação). Segundo a ranking da QS, é a 25ª melhor universidade dos EUA.

meio-oeste-americano-university-urbana
Departamento de Engenharia da Universidade de Illinois (Foto:
Aries Liang/Wikimedia)

6. Universidade Washington em St. Louis (Missouri)

Posição no ranking mundial da QS: 105º

No TOP 30 das melhores universidades americanas (na 29ª posição), a Universidade Washington em St.Louis foi fundada em 1853 e recebeu esse nome em homenagem a George Washington, um dos políticos mais importantes da história dos EUA. Justamente por conta do nome, muita gente confunde e pensa que essa instituição fica na capital americana ou no estado de Washington, o que não é o caso.

É a melhor universidade do estado do Missouri e os seus campi estão distribuídos pela região metropolitana da cidade de St. Louis. Tem pouco mais de 15 mil alunos que estão praticamente igualmente distribuídos entre os cursos de graduação e pós-graduação.

meio-oeste-americano-washington-university
Prédio histórico da Universidade Washington em St.Louis (Foto: Domínio Público)

7. Universidade Estadual de Ohio (Ohio)

Posição no ranking mundial da QS: 108º

A Universidade Estadual de Ohio está localizada em Columbus, a capital e maior cidade do estado. Fundada em 1870 com foco apenas nas áreas de Agricultura e Mecânica, foi se expandindo ao longo dos anos até se tornar um dos três maiores campus universitários do país. Além do campus principal, a instituição também opera outros campi menores em outras cidades do estado.

Somando todos os seus campi, a universidade tem cerca de 68 mil alunos, sendo 61 mil apenas no campus principal. A grande maioria dos alunos (pouco menos de 54 mil) está matriculada em cursos de graduação. É a 34ª melhor universidade dos EUA.

meio-oeste-americano-ohio-state
University Hall  da Universidade Estadual de Ohio (Foto: Michael Barera/Wikimedia)

8. Universidade Purdue (Indiana)

Posição no ranking mundial da QS: 109º

Fundada em 1869, a Universidade Purdue fica localizada em West Lafayette, uma cidade de cerca de 60 mil alunos a 105 quilômetros de Indianapolis (capital do estado) e 166 quilômetros de Chicago. É a melhor universidade do estado de Indiana e a 35ª melhor do país.

Com cerca de 200 cursos de graduação e 69 programas de mestrado e doutorado, a instituição tem cerca de 44 mil alunos.

meio-oeste-americano-purdue
Prédio residencial da Universidade Purdue (Foto: Huw Williams/Wikipedia)

9. Universidade Estadual do Michigan (Michigan)

Posição no ranking mundial da QS: 157º

A Universidade Estadual do Michigan fica em East Lansing, uma cidade com cerca de 50 mil habitantes localizada a apenas 8 quilômetros de Lansing, a capital do estado do Michigan. Foi fundada em 1855 e hoje conta com quase 50 mil alunos.

Alguns dos seus programas de pós-graduação, como os de História Africana; Psicologia Organizacional e Industrial; Educação Infantil e Aconselhamento de Reabilitação, estão entre os melhores do país em suas respectivas áreas. Ocupa a 42ª posição entre as melhores universidades dos Estados Unidos.

meio-oeste-americano-michigan
Prédio da União de Estudantes da Universidade Estadual do Michigan (Foto: Jeffness/Wikipedia)

10. Universidade Case Western Reserve (Ohio)

Posição no ranking mundial da QS: 162º

Fechando a nossa lista, em 44º lugar entre as melhores universidades americanas de acordo com a lista da QS, a Universidade Case Western Reserve é uma instituição privada criada em 1967 em Cleveland, uma das principais cidades do estado de Ohio. Surgiu a partir da fusão de outras duas antigas instituições: a Universidade Western Reserve (fundada em 1826) e o Instituto de Tecnologia Case (fundado em 1880).

Entre as instituições dessa lista, é a menor em número de alunos: são cerca de 12 mil, pouco mais de 5 mil em cursos de graduação e quase 7 mil em programas de pós-graduação.

meio-oeste-americano-case
Campus da Universidade Case Western Reserve (Foto: Rick Dikeman/Wikipedia)

Mas e os outros estados do meio-oeste americano?

Você notou que alguns do estados do meio-oeste americano não contam com universidades entre as 10 melhores da região, não é? São eles Dakota do Norte, Dakota do Sul, Iowa, Kansas, Minnesota e Nebraska. Para não deixar esses estados de fora da nossa lista, também vamos te informar abaixo qual é a melhor universidade de cada um deles e qual posição elas ocupam no ranking mundial da QS. Confira:

  • Minnesota: Universidade de Minnesota, Twin Cities (177º)
  • Kansas: Universidade do Kansas (383º)
  • Iowa: Universidade de Iowa (420º)
  • Nebraska: Universidade de Nebraska-Lincoln (561-570)
  • Dakota do Norte e Dakota do Sul não contam com nenhuma universidade no ranking

Universidade do Intercâmbio

E aí, em qual dessas universidade do meio-oeste americano você estudaria? Independentemente de qual for a sua escolha, o segredo para conquistar a sua vaga de intercâmbio dos sonhos é se preparar com antecedência. E nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos