Uma das instituições de ensino mais prestigiadas (e uma das mais famosas) é a Universidade de Oxford, na Inglaterra. E é totalmente possível ser aluno por lá com uma bolsa de estudos. Por isso, preparamos esse guia para que você saiba mais sobre essa universidade e as bolsas Reach Oxford. 

Em especial, as bolsas Reach Oxford (antes chamadas de Oxford Student Scholarships) são ofertadas para estudantes de países emergentes ou de baixa renda que não podem estudar em suas próprias nações. 

Porém, vale ressaltar que a bolsa é destinada àqueles alunos que vivem em locais onde não conseguem estudar, seja por razões políticas ou financeiras, ou até mesmo porque não há instalações educacionais adequadas para a sua área em específico. 

Por isso, é preciso ficar atento aos critérios exigidos.

Quem pode se candidatar para as bolsas Reach Oxford?

A primeira exigência para se candidatar ao auxílio é que você tenha sido aprovado em um dos cursos da Universidade de Oxford. Alunos de todos eles poderão ser contemplados pela bolsa, com exceção de Medicina.

Ainda é necessário que o estudante seja de nacionalidade de um dos países que recebem assistência oficial ao desenvolvimento do Development Assistance Committee (DAC) (Comitê de Assistência ao Desenvolvimento) da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A OCDE tem sua sede estabelecida em Paris, na França. Ela é uma organização internacional que atua desde 1961 e representantes dos países membros se reúnem para trocar informações e alinhar políticas com o objetivo de potencializar seu crescimento econômico. 

E,  desde 1994, o Brasil faz parte da listagem de 38 países que compõem a OCDE. Portanto, candidatos brasileiros podem sim aplicar para uma das bolsas Reach Oxford. 

Além disso, a preferência na seleção será dada ao estudante não graduado ainda. Isso porque essa é uma bolsa de estudos voltada para a graduação e que vai atender o aluno pelo mesmo período do curso — que pode variar entre 3 e 4 anos. 

Como vimos, o auxílio é indicado para candidatos que tenham recebido uma oferta na Universidade de Oxford e, desse modo, é exigido que o estudante possua uma grande capacidade acadêmica. 

Aliado ao nível acadêmico, outro critério fundamental, e que com certeza é levado em consideração, é a necessidade financeira e o compromisso social.

Nem todas as colleges oferecem bolsas de estudo Reach Oxford em todos os anos. Então, caso você seja aceito por uma faculdade que não está participando do programa, isso não o impede de se candidatar e receber uma bolsa de estudos. É que se a sua inscrição for bem-sucedida, a própria instituição fará o processo para transferi-lo entre as faculdades.

Por fim, mais uma demanda para a bolsa é que os candidatos devem pretender regressar ao seu país de origem ou de residência habitual após os seus estudos.

O que as bolsas Reach Oxford cobrem?

São concedidas, por ano, de 2 a 3 bolsas Reach Oxford. O benefício cobre todas as taxas do curso. Também é feito um repasse financeiro para custos de vida, como bolsa alimentação, moradia ou transporte.

Outro item que vale a pena destacar é que o auxílio proporciona, por ano, uma passagem aérea de ida e volta ao país de origem.

Para se ter uma ideia do que de fato é proporcionado pela bolsa, os estudantes de fora do Reino Unido pagam, por ano, entre £26.770 e £37.510, dependendo da faculdade.

E, além das taxas do curso, os alunos e alunas gastam em média entre £12.698 e £19.721 por ano com os custos do dia a dia. 

Por isso, essa é uma bolsa muito interessante, já que cobre todos esses gastos com o curso e proporciona auxílio financeiro ao estudante.  

(Ben Seymour/Unsplash)

Como me inscrever para as bolsas Reach Oxford?

Agora que você já conhece mais sobre essas bolsas e verificou se você se encaixa no perfil necessário, vamos para um passo a passo da inscrição.

  1. Você deve se inscrever na Universidade de Oxford para um curso de graduação pela UCAS. Essa sigla significa Serviços de Admissão de Universidades e Faculdades, ou em inglês: Universities and Colleges Admissions Service. É um sistema desenvolvido para que você possa aplicar para grande parte das instituições de ensino superior do Reino Unido. 
  2. Caso tenha sido selecionado para uma vaga na Universidade de Oxford para um curso de graduação, a próxima etapa é preencher o formulário de inscrição para bolsas de graduação on-line através do endereço eletrônico.
  3. O interessado deverá criar uma conta com login e senha de segurança no site de inscrição. 
  4. O formulário deve ser preenchido com os dados. É importante salvar o progresso com Save and Exit ou Save and Continue. Isso porque a cada 30 minutos inativos a página é fechada e o progresso pode ser perdido. Os itens marcados com o asterisco (*) são obrigatórios e devem ser preenchidos antes do envio.
  5. O estudante vai indicar seus dados pessoais, como nacionalidade e país onde reside. Também será importante indicar os detalhes do curso onde foi aprovado, com o número de inscrição via UCAS e a college na qual foi aceito (mesmo que você tenha sido entrevistado por vários cursos).
  6. Selecionar para qual bolsa está aplicando. Neste caso, ‘Reach Oxford Scholarship’ será marcada como a opção e, portanto, você deverá preencher algumas informações adicionais. 
  7. Indicar as informações de uma pessoa de referência e que tenha conhecimento direto da sua capacidade acadêmica, como um professor. Essa pessoa deve preencher um formulário para dar suporte a sua aplicação, através do e-mail. Nesse aspecto é preciso uma atenção especial, porque não serão aceitas referências atrasadas, após o prazo — que usualmente é estabelecido em fevereiro do ano corrente. 
  8. Você vai preencher informações sobre você e seu grupo familiar relativas aos últimos 12 meses; além de detalhes sobre a sua renda e salário que devem ser informados na moeda corrente da Inglaterra (libra esterlina). Também é preciso informar como você pretende custear seus estudos. 
  9. Por fim, é hora de submeter o formulário preenchido com cautela ao prazo - que normalmente se estende até a primeira quinzena de fevereiro. Não serão aceitos documentos fora da data ou que estejam incompletos. Dica: cheque seu e-mail, pois você vai receber uma mensagem confirmando sua aplicação. 
  10. O processo de seleção é realizado pela instituição, logo após o prazo definido para a inscrição.
  11. Por fim, os candidatos serão informados do resultado da sua aplicação. 

(SJPrice/Pixabay)

Após ser aprovado, a Universidade de Oxford exige que os bolsistas escrevam um relatório anual sobre suas atividades acadêmicas e sociais, além de apontar quais foram suas realizações na instituição. 

Além disso, a renovação do benefício está sujeita a uma análise do progresso acadêmico — que deve ser satisfatório.

É imprescindível reforçar que o aluno com a aprovação para um curso de graduação em Oxford e que deseja solicitar uma bolsa de estudos, deve ficar de olho nos prazos. 

A recomendação é que faça a inscrição para concorrer à bolsa em janeiro do mesmo ano em que deve iniciar o seu curso em Oxford. Por exemplo, se as aulas da graduação estão previstas para começarem em outubro, em janeiro do mesmo ano a inscrição já deve ser feita. 

Para este ano de 2022, quem concorre à bolsa são os estudantes que participaram da seleção, via UCAS, em outubro de 2021 e tem o prazo até 9 de fevereiro para solicitar o auxílio.  A expectativa é que em abril de 2022 o resultado dos selecionados já esteja disponível para consulta.

Portanto, se você está se planejando para 2023 é importante já começar os preparativos agora. Isso para que os prazos sejam suficientes para: (1) o aceite em Oxford; (2) a inscrição para concorrer a bolsa e, por fim, (3) o início do ano letivo. 

Como estudar em Oxford?

Para concorrer a uma bolsa Reach Oxford, é preciso já ter sido aprovado em uma das faculdades da instituição. Por isso, vamos esclarecer qual é o processo para ser aceito.

Apesar deste sistema de seleção, via UCAS, ser o mesmo utilizado para alunos locais, os estudantes estrangeiros precisam ficar atentos às exigências adicionais, incluindo requisitos de inglês e informações sobre vistos e imigração. Como a graduação se estende por um período superior a 6 meses, é necessário ter um visa especial para estudantes.

E, assim como em outras unidades de ensino do exterior, o sistema envolve diversas especificações que devem ser seguidas. Dentre elas, temos a carta de motivação, as cartas de recomendação e os testes padronizados de proficiência. 

A seleção também pode contar com uma entrevista com banca examinadora. A documentação necessária deve ser organizada e apresentada, como comprovante de conclusão do Ensino Médio, diploma, histórico acadêmico, documento de identidade e certificado do seu nível de inglês — comprovado por exemplo pelo IELTS

Quando tratamos da língua inglesa, não existe um padrão de notas para ingressar nos cursos e cada um pode pedir um nível diferente. De forma geral, o nível B2 para o inglês é considerado suficiente para as aulas. 

Atenção aos prazos

Mesmo que a aplicação em Oxford aconteça só em outubro, a instituição recomenda que os alunos comecem a preparação para preencher o formulário em junho. Como você acompanhou, são muitos os dados exigidos tanto para participar da seleção de estudantes via UCAS, quanto para a inscrição da bolsa. 

Confira o calendário completo — tanto de inscrição para Oxford, quanto para as bolsas Reach Oxford. 

Junho

Preparação para a inscrição em Oxford

Outubro

Aplicação para college de Oxford

Setembro

Inscrição para teste adicional 

Dezembro

Entrevista final 

Janeiro

Resultado da aplicação em Oxford

Fevereiro 

Inscrição para bolsa Reach Oxford

Abril

Resultado da seleção de bolsistas

(Aaron Burden/Unsplash)

Interessados em bolsas poderão se inscrever para todas as oportunidades da instituição. A única exceção é medicina. Assim, de forma geral, os cursos ofertados são os seguintes:

Para cada um deles, pode haver um critério diferenciado na seleção. Portanto, é preciso se orientar de acordo com a sua área de atuação ou de interesse.

São cerca de 24 mil estudantes que frequentam a universidade, sendo quase 12 mil deles somente alunos de graduação. Os estudantes intercambistas representam quase 43% do total de alunos.

Já sobre as oportunidades de bolsa, os interessados devem estar cientes de que a concorrência é muito alta. De acordo com a própria universidade, são apenas 2 ou 3 candidatos aceitos a cada ano para receber a bolsa Reach Oxford. 

E, infelizmente, a Universidade não possui financiamento adicional para os candidatos que não são aprovados para essa bolsa de estudos. Mas, você pode conferir outras chances, como voltadas para a pós-graduação, por aqui

Além da Reach Oxford, outras bolsas de estudo são ofertadas para graduação por lá. Entretanto, essas oportunidades são voltadas para estudantes do Reino Unido e um determinado público que cumpre algumas exigências, portanto é fundamental se atentar aos critérios..

Devo fazer um intercâmbio de graduação em Oxford? 

A Universidade de Oxford é a instituição de ensino mais antiga do Reino Unido e é tão reconhecida que já formou mais de 50 vencedores do Prêmio Nobel. Com certeza, vale a pena se candidatar para estudar em uma das suas faculdades nos campi espalhados pelo centro da cidade. 

Agora, você já sabe como se inscrever para as colleges e ainda concorrer a uma bolsa Reach Oxford! E nunca é cedo demais para começar a se preparar, já que os auxílios são muito concorridos. Para te ajudar nessa missão, você pode contar diretamente com os nossos mentores.