Estudar na melhor universidade do Reino Unido é o sonho de muitas pessoas e passar pelas cadeiras dessa instituição é, com toda certeza, um divisor de águas na carreira de muitos profissionais. Foi isso que aconteceu com algumas figuras bem conhecida mundialmente em suas respectivas áreas. Nós separamos nessa lista alguns ex-alunos de Oxford que, com toda certeza, você já viu pelo menos nos livros de história da escola. Confira! 

Quais foram os ex-alunos de Oxford que mudaram o mundo?

Stephen Hawking

Nós já começamos nossa lista com um dos cientistas mais conhecidos do mundo. Stephen Hawking foi um fisicista e cosmólogo britânico que nasceu na cidade de Oxford em 1942. Com estudos focados em gravidade, Hawking desenvolveu a previsão teórica que estabelece que os buracos negros emitem radiação. Essa teoria ficou conhecida como “Radiação Hawking”. Ele entrou na Universidade de Oxford em 1959, com a intenção de estudar Matemática. No entanto, a instituição ainda não oferecia esse curso na época. Dessa forma, ele acabou optando por estudar Física, se formando em 1962.

stephen-ex-alunos de oxford

Stephen Hawking no Centro Espacial Kennedy, em 2007

J. R. R. Tolkien

O autor de Senhor dos Anéis e O Hobbit também faz parte do grupo de ex-alunos de Oxford. Ele recebeu o diploma de licenciatura em Literatura em Língua Inglesa, pela Exeter College, onde começou a estudar em 1908. Depois de um tempo, em 1919, ele ainda retornou à universidade – dessa vez como professor. Ele ensinou Inglês Antigo na instituição entre 1925 e 1945, e Literatura Inglesa entre 1945 e 1959. Tolkien ficou conhecido como “Pai da Literatura Fantástica Moderna”.

Baixe o nosso e-book “Ex-alunos das principais universidades do mundo para se inspirar”

tolkien-ex-alunos de oxford

Tolkien e seu inseparável cachimbo

Indira Gandhi

Indira Gandhi é conhecida por ter sido a primeira mulher a ocupar um cargo no alto escalão governamental da Índia. Ela foi primeira-ministra do país em dois mandatos: de 1966 a 1977, e depois de 1980 a 1984. Seu governo teve grande adesão e popularidade nas camadas mais jovens e mais pobres da sociedade indiana. Em Oxford, Indira estudou História e teve boas notas em Ciência Política e Economia. Apesar do sobrenome, Indira não tem nenhum parentesco com Mahatma Gandhi.

indira-ex-alunos de oxford

Indira Gandhi durante seu segundo mandato como primeira-ministra da Índia

Oscar Wilde

Oscar Wilde nasceu em Dublin, em 1854, quando a atual República da Irlanda ainda era parte do Reino Unido. Conhecido por sua carreira como escritor, poeta e dramaturgo, Wilde é famoso principalmente pelo romance “O Retrato de Dorian Gray”, que foi publicado originalmente em 1890. Antes disso, ele passou pela Trinity College Dublin e continuou estudando em Oxford, com uma bolsa de estudos. Por lá, ele recebeu o prêmio “Newdigate”, por seu poema “Ravenna”.

wilde-ex-alunos de oxford

Oscar Wilde por volta de 1880

Malala Yousafzai

Malala Yousafzai, a mais nova da nossa lista, foi também a pessoa mais jovem a receber um Prêmio Nobel. Ela foi laureada por sua defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação na sua terra natal, o nordeste do Paquistão. Malala sentiu na pele a violência do local: em 2012 ela foi atingida por uma bala em uma tentativa de assassinato motivada por seus relatos sobre o cotidiano durante a ocupação talibã. Com a repercussão de sua história, Malala se mudou para o Reino Unido, e hoje estuda Filosofia, Política e Economia na Universidade de Oxford.

malala-ex-alunos de oxford

Malala no evento Girl Summit, em 2014

A trajetória desses alunos e ex-alunos de Oxford é realmente impressionante, não é? Se você quiser seguir os passos deles e estudar em Oxford, ou em qualquer outra universidade de prestígio no exterior, faça agora mesmo o seu teste de perfil, clicando aqui. Nossa mentoria especializada pode te ajudar a conquistar sua vaga lá fora!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos