IELTS Academic e General Training: qual devo fazer?

Você sabia que existem duas versões do IELTS? Isso mesmo! Quando for fazer o teste, você vai ter que escolher entre IELTS Academic e General Training, que têm diferenças nas seções de Writing e Reading. Para te ajudar a decidir qual das duas modalidades você deve fazer, trouxemos aqui um guia comparando os principais pontos nos quais elas diferem, e qual a finalidade de cada uma. Confira!

IELTS Academic e General Training: um guia comparativo

2-ielts-academic-e-general

No geral, IELTS Academic e IELTS General Training diferem mais no objetivo do que no formato:

Objetivo

IELTS Academic

Pode ser óbvio para você que o IELTS Acadêmico seja destinado a estudantes universitários (em potencial) que estão aplicando para universidades nas quais o inglês é o idioma principal. Mas isso não é tudo: muitos profissionais e candidatos a empregos podem precisar fornecer pontuações nesta versão do teste.

Um exemplo são as profissões da área da Saúde. Se você quer ser médico, enfermeiro, farmacêutico e até técnico de laboratório hospitalar na Irlanda, no Reino Unido, na Austrália, na Nova Zelândia ou em outros países de língua inglesa, definitivamente vai precisar fazer o IELTS Academic. 

Diferentemente da versão de treinamento geral, a versão acadêmica permite que os participantes demonstrem algumas habilidades de leitura e escrita que não fazem necessariamente parte da experiência cotidiana de comunicação dos falantes de inglês. Ou seja, elas são consideradas distintas das habilidades “gerais” de leitura e escrita.

IELTS General Training

Para todas as outras opções de imigração e emprego no exterior, é usado o IELTS General Training. Por exemplo, muitas empresas multinacionais às vezes usam as pontuações do General Training para avaliar a proficiência de inglês de seus funcionários. Assim, os participantes do teste podem usar seu relatório de pontuação para conseguir um emprego, em alguns casos.

Formato: duas versões, quatro habilidades

Ambas as versões do teste têm o mesmo formato geral. Suas habilidades de escrita, leitura, audição e fala em inglês serão testadas separadamente, independentemente da versão escolhida. De fato, não existe nenhuma diferença entre as seções de escuta e fala no IELTS Academic e General Training. Os mesmos tópicos e tipos de perguntas podem ser esperados nas duas modalidades.

No formato, o mesmo vale para as outras duas seções. As duas versões de Writing envolvem duas tarefas, e as duas modalidades de Reading têm 40 perguntas relacionadas aos textos apresentados. As diferenças começam a aparecer, no entanto, na natureza dos tipos de conteúdo e tarefa, sobre os quais falaremos agora.

1-ielts-academic-e-general

Conteúdo

Estudantes e profissionais devem ter habilidades de leitura em inglês que sejam fortes o suficiente para entender e produzir textos e publicações profissionais e acadêmicas, livros didáticos, revistas e jornais especializados. Sendo assim, o IELTS Acadêmico usa textos extraídos diretamente desses tipos de fontes para testar a compreensão de quem faz o teste. 

Da mesma forma, as tarefas de escrita específicas para esta versão usam exemplos de tópicos que seriam relevantes nos ambientes acadêmicos e profissionais. As habilidades de escrita em inglês serão avaliadas para garantir que elas sejam fortes o suficiente para escrever artigos, por exemplo.

Por outro lado, quem faz o IELTS General Training encontra o tipo de linguagem que apareceria em anúncios, guias, revistas, avisos ou em manuais. O inglês escrito, nesse caso, será testado em tarefas gerais, como redação de cartas ou redação básica.

Pontuação

Talvez a maior diferença entre o IELTS Academic e General Training seja a maneira como eles são pontuados. Na verdade, o Listening, o Speaking e o Writing são pontuados da mesma maneira nos dois exames. Mas o IELTS Reading, que representa 25% da sua nota, é classificado de maneira muito diferente no teste acadêmico quando comparado com o geral.

Por exemplo, suponha que você acerte 30 das 40 perguntas no Reading do IELTS. Na seção de leitura do General Training, essa é uma nota 5.0 da pontuação final. Já no IELTS Academic, essa mesma quantidade de questões acertadas te dará uma nota 6.0. Suas pontuações brutas terão um significado totalmente diferente, dependendo de qual modalidade você fizer!

3-ielts-academic-e-general

IELTS Academic e General Training: qual é mais fácil?

Quando há dois testes de proficiência em inglês semelhantes, como o IELTS Academic e General Training, é sempre difícil dizer se um é mais fácil que o outro. Afinal, algumas pessoas acham certas coisas mais fáceis e outras mais difíceis.

Com isso dito, a resposta para a pergunta acima é… o IELTS General Training é provavelmente mais fácil que o IELTS Academic. Quase todo estudante sente que o teste geral é menos desafiador. Afinal, escrever uma carta curta é mais fácil do que resumir um gráfico ou uma tabela complicada!

O British Council, o IDP e o Cambridge Assessment English, organizações responsáveis por formular o IELTS parecem concordar. Por exemplo, eles pressupõem que obter 30 em 40 no Reading do General Training é tão difícil quanto obter 23 em 40 no Academic Reading. É por isso que 30/40 no teste geral e 23/40 no acadêmico são classificados como 6 na nota final.

No entanto, é importante não presumir que o Listening ou o Speaking serão mais fáceis no General Training. Essas duas seções têm exatamente o mesmo formato e o mesmo nível de dificuldade, não importa se você está participando do teste acadêmico ou geral do IELTS.

Por ser mais fácil, significa que você deve escolher o IELTS General Training em vez do Academic? Na verdade não. No fim das contas, esses testes são realmente 70% semelhantes e, dependendo de qual seja o seu objetivo no exterior, você não terá a opção de escolher qual formato deseja. Portanto, provavelmente é melhor descobrir o quão difícil o IELTS será para você, independentemente da versão que você precisa fazer.

Intercâmbio com a UDI

Agora você já sabe como decidir entre IELTS Academic e General Training? Então pode começar a se preparar para a prova com a ajuda da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil. Basta clicar aqui!

Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.