Se você tem vontade de fazer intercâmbio no Reino Unido, já deve ter se perguntado o que é o UCAS. Em resumo, esse sistema se assemelha bastante com a plataforma Common Application, muito usada nos EUA, e até mesmo o Sisu aqui do Brasil. Quer saber mais detalhes? Então confira esse texto que preparamos explicando tudo sobre o UCAS!

O que é o UCAS?

UCAS significa Serviços de Admissão de Universidades e Faculdades (Universities and Colleges Admissions Service, em inglês). Ele é um sistema através do qual você pode aplicar para a maioria das instituições de ensino superior do Reino Unido. Todos os anos, o UCAS processa mais de dois milhões de inscrições em cursos de graduação. Para ajudar todas essas pessoas, o próprio sistema tem, em seu site, um guia passo a passo para o processo de inscrição.

Como existem diversos fatores a serem levados em conta na hora de escolher onde estudar, o UCAS é um aliado importante para você tomar essa decisão. Isso porque, além do serviço principal de aplicação, ele também oferece orientações sobre documentação, ferramentas de pesquisa sobre instituições e até mesmo um serviço especializado de aconselhamento para pais e responsáveis.

4-o-que-e-o-ucas

Inscrições para a Universidade de Edimburgo podem ser feitas pelo UCAS

Sistema de pontos

O UCAS funciona com um sistema de pontos (tariff points). Algumas universidades, inclusive, nos requisitos de aplicação, podem exigir “280-320 pontos UCAS”, por exemplo. Esse sistema de pontos converte suas notas em pontos por meio de uma fórmula. Isso não afeta suas notas, ou seja, não as torna mais ou menos valiosas – apenas ajuda as universidades a avaliarem cada aluno e facilita a comparação entre a grande variedade de cursos e qualificações disponíveis. Há um gráfico de conversão de notas no site do UCAS. No entanto, nem todas as instituições usam esse sistema, o que torna ainda mais importante que você saiba os requisitos específicos da universidade que vai aplicar.

Prazos de aplicação pelo UCAS

Agora que você já sabe o que é o UCAS, deve estar se perguntando “mas quando eu posso aplicar por ele?”. Existem três diferentes prazos de aplicação no calendário do UCAS. O primeiro deles, em outubro, é voltado para os candidatos às universidades de Oxford e Cambridge. O segundo deles, em janeiro, é para aqueles que vão se candidatar para todas as outras universidades do país.

Por fim, o terceiro, em março, é destinado aos candidatos que desejam se inscrever em um curso de Artes ou Design. Os dois primeiros são chamados de “solicitações de rota ‘A’” e o último como “rota ‘B’”, pois o processo de aplicação para os cursos de Arte e Design é bem diferente do restante.

1-o-que-e-o-ucas

A Universidade de Leicester é outra que utiliza o UCAS

O que mais é importante saber sobre o UCAS?

Antes de começar a preencher seu formulário do UCAS, é realmente importante pesquisar qual universidade oferece os tipos de curso que você está interessado em estudar. O site do UCAS contém detalhes sobre todas as universidades, os cursos que elas oferecem (são milhares!), financiamento e auxílio estudantil, acomodações e muito mais. Também há a página do UCAS Connect no site, onde você pode ler textos de blogs, fazer perguntas e compartilhar informações com outros candidatos.

Pesquisar todas as possibilidades e escolher o curso adequado é importante, porque o que você estuda terá um impacto direto nas suas perspectivas de carreira e no tipo de trabalho que você vai poder exercer. As graduações não são todas iguais: cada universidade estruturou a grade dos seus cursos de forma diferente, dependendo da área de enfoque. Portanto, há muito para se pesquisar! Um diploma aumenta significativamente suas chances de encontrar um bom emprego e, para algumas profissões, as aulas que você frequenta definem em que área você vai poder trabalhar.

2-o-que-e-o-ucas

A Universidade de York também aceita aplicações através do UCAS

Intercâmbio com a UDI

Gostou de saber sobre o que é o UCAS? Então que tal se preparar para conquistar sua oportunidade no Reino Unido ou em qualquer outro lugar do mundo? Para isso, você pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos