A Walt Disney Company é a maior companhia de mídia e uma das principais empresas do mundo. Esses são alguns dos motivos pelos quais ela oferece muitas oportunidades em vários setores. Se você acompanha o nosso blog, já sabe que é possível fazer um intercâmbio remunerado para os parques da Disney. Mas você sabia que os irmãos Disney fundaram uma escola de Artes e Design?

O Instituto de Artes da Califórnia (CalArts) é uma escola fundada pelos irmãos Walt e Roy Disney em 1961. Atualmente ela é a 17ª melhor instituição do mundo para quem quer estudar Artes e Design, de acordo com o ranking QS by Subject. Hoje nós vamos te contar um pouco sobre essa universidade e o que você pode fazer para estudar por lá!

CalArts - O Legado de Walt Disney

Dá para dizer que o Instituto de Artes da Califórnia (CalArts) surgiu quase por acaso, mas se tornou um dos maiores orgulhos de Walt Disney. Até o início da década de 1960, o Instituto de Artes de Chouinard era uma das escolas que mais formava os profissionais que trabalhavam na Walt Disney Company. Mas a instituição, fundada em 1928, estava com dificuldades financeiras e seu proprietário estava à beira da morte.

Foi então que Walt Disney resolveu salvar a escola e fundi-la com outra organização que passava por dificuldades financeiras: o Conservatório Musical de Los Angeles. De 1961 até sua morte, em 1966, o próprio Walt gerenciou a união entre as duas instituições e a criação do CalArts. Depois do falecimento do irmão, foi Roy Disney que ficou à frente do projeto.

A proposta de Walt era que o CalArts fosse o seu principal legado para as futuras gerações. Não dá para dizer que a escola é mais importante do que a própria empresa de comunicação dos Disney. Porém, o projeto já foi classificado pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) como “um experimento verdadeiramente bem sucedido na educação de Artes dos Estados Unidos”.

Vídeo sobre a história do CalArts

Uma das provas do sucesso da CalArts é o desempenho de seus alunos, que começaram a estudar por lá em 1970, no mercado de trabalho. Entre os ex-alunos notáveis estão Brad Bird (responsável pelo filme Os Incríveis), Tim Burton (que fez O Estranho Mundo de Jack, Edward Mãos de Tesoura, Alice no País das Maravilhas e tantos outros sucessos), John Lasseter (diretor de Toy Story) e Sofia Coppola (que não chegou a se formar, mas é conhecida por ter dirigido Encontros e Desencontros).

TESTE: decida entre estes personagens da Disney e te indicaremos uma universidade

A infraestrutura do CalArts também é invejável. Entre seus prédios famosos está o Roy and Edna Disney Theater, que fica no Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles. Além de estúdios e laboratórios, a escola conta com uma sala muito especial, que já apareceu em diversos filmes de seus ex-alunos: a sala A113.

Teatro Roy e Edna Disney (foto: Rocor/Flickr)

A A113 é uma sala de aula comum, onde são lecionadas classes do curso de Animação. Mesmo assim, esse número aparece como a placa do carro da mãe do Andy em Toy Story, é o número do prédio da Edna Modas em Os Incríveis e o número de uma sala de aulas da Universidade Monstros.

Quais são os cursos oferecidos?

O CalArts oferece cursos para todos os níveis de formação superior, ou seja, de graduação, mestrado e doutorado, que estão divididos entre as seis escolas da universidade. São elas:

Escola de Artes

A Escola de Artes se propõe a ser multidisciplinar e oferecer um ambiente criativo e uma base intelectual para permitir a experimentação artística. Nesta escola existem cursos em quatro áreas de conhecimento.

Escola de Dança

A Escola de Dança do CalArts tem como propósito participar da luta contra o racismo e a desigualdade por meio de seus dois programas:

Escola de Estudos Críticos

A proposta dessa escola é reunir escritores, poetas e acadêmicos de reconhecimento internacional para pensarem sobre a arte e a política. Como resultado, eles oferecem programas de mestrado (de dois anos de duração) em dois campos de estudos:

Prédio da CalArts (foto:Bobak Ha'Eri/Wikimedia Commons)

Escola de Filmes e Vídeos

Esta é a escola mais famosa do CalArts. É da Escola de Filmes e Vídeos que saíram alguns dos maiores animadores que trabalham na Disney e na Pixar, como os já citados Tim Burton e Brad Bird. Ela é dividida em quatro programas:

Escola de Música

A Escola de Música do CalArts, como já falamos, tem suas raízes no conservatório que deu origem à escola nos anos 1960. Esta é a escola com o maior número de cursos de bacharelado, mestrado e doutorado.

Teatro da Escola de Música do CalArts (foto: Rocor/Flickr)

Escola de Teatro

O CalArts é um centro proeminente para quem quer estudar Teatro. No QS by Subject, a escola é considerada uma das 100 melhores do mundo nesta área. Por lá existem duas áreas de especialidade:

Como estudar na escola dos Disney?

O CalArts aceita estudantes de todas as partes do mundo. Atualmente o corpo discente é composto por pessoas de 50 países diferentes. O processo para ingresso é similar ao dos estudantes que moram nos Estados Unidos. Como o CalArts é uma escola de artistas, não é necessário entregar notas do SAT ou ACT. Ao invés disso, é preciso apresentar um portfólio ou fazer uma audição.

As demais partes do processo são similares às das outras faculdades dos Estados Unidos, exigindo cópias juramentadas de documentos, provas de proficiência em inglês do TOEFL, IELTS ou Duolingo English Test e cartas de recomendação. Todos os documentos devem ser enviados de forma digital.

Quanto aos custos, o CalArts cobra uma taxa anual que varia entre 25 e 50 mil dólares, aproximadamente, o que equivale a um valor entre 100 e 260 mil reais anuais. Além disso, é possível contratar planos de saúde e alimentação junto à universidade. A boa notícia é que existem várias opções de bolsas que podem cobrir parte dos seus gastos para estudar por lá.

Intercâmbio com a UDI

Gostou de conhecer o CalArts, a escola dos irmãos Disney? Então que tal se preparar para estudar por lá? Com a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio você fica por dentro das melhores oportunidades para estudar fora do país. Nossos mentores já estiveram nas principais universidades do planeta e vão te ensinar o passo a passo para aproveitar mais de 60 tipos de intercâmbio! Faça agora mesmo seu teste de perfil clicando aqui!