Como funciona o teste de proficiência do Duolingo?

Diversas universidades ao redor do mundo vêm aceitando o teste de proficiência do Duolingo como comprovação de fluência em inglês. E, por ser uma alternativa mais acessível que o TOEFL e o IELTS, muitas pessoas têm procurado esse teste. Mas você sabe como ele funciona? É isso que explicamos aqui nesse texto. Confira!

Teste de proficiência do Duolingo: como é?

Como é feito o teste

2-teste-de-proficiencia-do-duolingo

O teste de proficiência do Duolingo é feito 100% online. Dessa forma, você vai precisar de um equipamento com webcam e microfone para poder realizar a prova. Nesse caso, o microfone é utilizado para verificar a fluência na fala do idioma e a câmera é um requisito de segurança, solicitada apenas para verificar que não houve fraudes na prova (como outra pessoa respondendo as questões no seu lugar, por exemplo). Além disso, é preciso também apresentar um documento de identificação, como passaporte, carteira de motorista ou qualquer documento oficial com foto

O teste tem duração de cerca de 1 hora e é dividido em 3 seções:

• Configuração rápida (5 minutos): Nessa parte é feita uma breve apresentação, que explica o funcionamento e os requisitos do teste para o(a) candidato(a).
  • Teste adaptativo (45 minutos): Essa é a parte principal da prova, na qual são testadas suas habilidades de leitura, escrita, fala e escuta na língua inglesa.
  • Entrevista em vídeo (10 minutos): Essa última seção não vale nota e é utilizada para gravar suas respostas para perguntas discursivas.

De acordo com o próprio Duolingo, o tempo de espera pelo resultado do teste é de apenas 48h. Além disso, após o recebimento da nota, já é possível enviá-la imediatamente para outras pessoas ou instituições.

Preço

Atualmente, o preço do teste de proficiência do Duolingo é de U$49, o que, convertido para o real, dá cerca de R$260 na cotação atual. Esse é o principal diferencial da prova do aplicativo em relação a outros testes de proficiência. O TOEFL, por exemplo, cobra US$215 na versão iBT, o que dá pouco mais de R$1150. O IELTS, por sua vez, é mais barato, com um preço fixado no Brasil de R$840. Mas, ainda assim, é mais caro que o teste de proficiência do Duolingo.

Aceitação em universidades

Centenas de universidades ao redor de mundo aceitam o teste de proficiência do Duolingo, incluindo instituições importantes, como a Johns Hopkins University, a Yale University e a Duke University. No entanto, é importante se atentar ao fato de que não são todas as instituições que aceitam esse teste. Por exemplo, algumas universidades renomadas como Oxford, Cambridge e MIT ainda não o reconhecem como válido. Harvard, por sua vez, aceita o teste de proficiência do Duolingo apenas para a Harvard Extension School.

1-teste-de-proficiencia-do-duolingo A Universidade Columbia é uma das que aceitam o teste de proficiência do Duolingo

Dessa forma, antes de fazer o teste, é importante verificar se as suas universidades de interesse o tomam como válido. A vantagem, no entanto, é que o Duolingo permite que você utilize os resultados para aplicar para quantas universidades quiser (entre as que aceitam), sem custo adicional. Você pode conferir todas as instituições que aprovam o teste de proficiência do Duolingo clicando aqui.

Intercâmbio com a UDI

E aí, gostou de saber mais sobre o teste de proficiência do Duolingo? Se a sua universidade de interesse aceitar essa prova, você já pode começar a se organizar para fazê-la. E, se quiser se preparar de forma geral para conquistar uma oportunidade no exterior, você pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada, que é totalmente online. Faça agora mesmo o seu teste de perfil! Basta clicar aqui.

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal, toda sexta-feira.

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

06 Abr 2020