Como se preparar para estudar no Canadá

Seja para aprender francês ou inglês, muita gente sonha em estudar no Canadá. Apesar disso, sair de casa e ir para outro país é muito desafiador! Novas aulas, novos professores, novos lugares… Toda uma nova rotina! Para ajudar nesse momento, reunimos 5 dicas para você se preparar antes de ir fazer seu intercâmbio no Canadá!

Se prepare para um choque cultural (no bom sentido)

Uma das coisas que mais vão te marcar no seu intercâmbio é o choque cultural. No entanto, é bom saber que os canadenses são um povo muito acolhedor! Além da cultura em geral, você pode se surpreender também com o estilo de vida universitária. Por lá, eles têm uma relação muito próxima com as universidades. Por exemplo, os canadenses não hesitam em andar por aí em roupas com a estampa das instituições onde estudam. Com um tempo lá, você também vai estar usando as suas.

Não se deixe intimidar pela saudade de casa

Em algum momento do seu intercâmbio você provavelmente vai sentir saudade de casa ou da sua família. O ideal é que você já viaje preparado(a) para quando esse momento chegar. A melhor maneira de se preparar é ter em mente que você não vai se desligar para sempre do seu país e dos seus familiares. Existem muitas maneiras de manter contato com eles e, no fim das contas, você sempre vai ter para onde voltar. A melhor coisa a fazer após sua chegada ao Canadá é participar de todas as atividades oferecidas durante a semana de integração. Você vai conhecer muitas pessoas que estão no mesmo barco que você e que podem te dar apoio emocional.

Caldeirão multicultural: Toronto é a maior cidade do Canadá

Prepare o seu orçamento

Antes de partir para a sua viagem, é muito importante que você se organize em termos de finanças. Lembre-se sempre de deixar um pouco de dinheiro guardado, não apenas para surpresas inesperadas, mas também para viajar. Você também deve saber que muitas universidades canadenses cobram uma taxa pelos seguros de saúde e odontológico, além de itens como passe de ônibus. Antes de chegar, tente entrar em contato com o setor de relações internacionais da sua universidade e solicite uma lista completa de taxas. Isso não apenas vai diminuir suas preocupações, como também ajuda a evitar surpresas desagradáveis. Não se esqueça de considerar a taxa de câmbio também!

Pesquise sobre o sistema universitário canadense

Vai ser muito interessante você experimentar um sistema educacional diferente. Por um lado, você vai descobrir que a relação entre os alunos e os professores é bem diferente da maneira que temos aqui no Brasil (da melhor maneira possível). No entanto, você vai ter que conviver com muitos trabalhos em grupo e fora da universidade. Por isso, é importante ter em mente que sua nova universidade vai funcionar de uma forma diferente e que você vai encontrar uma nova rotina de trabalho!

Leve muitas roupas quentes

Isso pode parecer meio óbvio, mas se você planeja estudar no Canadá, deve estar ciente do clima de lá! Se for chegar para ficar por lá entre setembro e março, deve estar preparado(a) porque realmente faz muito frio. Provavelmente você vai ter que comprar algumas roupas, até porque não temos um frio nessa intensidade no Brasil. Se for esse o caso, a melhor recomendação é comprar essas roupas por lá mesmo. Agora, se já for estar frio quando você chegar, deve ter pelo menos um casaco e botas prontas para usar assim que sair do aeroporto.

A maior dica que podemos dar antes de você estudar no Canadá é pesquisar bastante e estar preparado(a) para as situações que podem acontecer. Se você ainda não conquistou sua vaga por lá, a nossa mentoria especializada pode te ajudar! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Matheus Tomoto
22 Set 2019