BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Conheça a bolsa de estudos na Suíça: Swiss Government Excellence

Após a graduação, muitos estudantes querem fazer sua pós no exterior. Essa é uma oportunidade de ouro de continuar na vida acadêmica dentro das instituições de ensino mais renomadas. E melhor ainda: é possível receber uma bolsa de estudos para realizar o doutorado ou pós-doutorado com bolsa em um dos países com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo!

O governo da Suíça desenvolve um programa anual de bolsas de estudos, chamado de Swiss Government Excellence, ou seja, como o próprio nome já indica, é um recurso financeiro governamental para os alunos de excelência. O valor, pago em francos suíços, pode chegar a 10 mil reais para pesquisadores aprovados, além de seguro saúde, passagem aérea e transporte público. 

Curtiu essa bolsa de estudos? Se você quer conhecer mais sobre essa oportunidade, como se inscrever e quais são as exigência para ser um dos selecionados, confira nosso artigo.

Estudar com bolsa na Europa(Becca Tapert/Unsplash)

O que são as bolsas Swiss Government Excellence? 

Todos os anos, o Governo da Suíça, através da Confederação Suíça, concede bolsas de estudo de excelência para promover o intercâmbio internacional dos estudantes e a cooperação em pesquisa entre a Suíça e mais de 180 outros países.

A bolsa é voltada especialmente para pesquisa e está disponível para os estudantes que são pesquisadores de pós-graduação em qualquer disciplina. Portanto, não há nenhuma restrição quanto ao campo de estudo, mas é necessário apresentar, pelo menos, a conclusão do mestrado para concorrer. 

Além disso, é obrigatório que o estudante interessado deseje estudar na Suíça para realizar pesquisas ou estudos adicionais em nível de doutorado ou pós-doutorado. O pesquisador aprovado vai desenvolver seu trabalho em uma das 10 universidades cantonais suíças ou em um dos dois institutos federais suíços de tecnologia. Essas são as instituições de ensino superior públicas e que fazem parte do sistema educacional da Suíça. Confira os detalhes abaixo:

  • Universidades Públicas da Suíça:
  1. Universidade de Basileia - aulas ministradas em Alemão ou Inglês;
  2. Universidade de Berna - programas em Alemão ou Inglês;
  3. Universidade de Friburgo - aulas em Francês ou Alemão;
  4. Universidade de Genebra - programas em Francês ou Inglês;
  5. Universidade de Neuchâtel - programas ministrados em Francês ou Inglês;
  6. Universidade de Lausanne - idiomas aceitos são Francês ou Inglês;
  7. Universidade de Lucerna - aulas em  Alemão ou em Inglês;
  8. Universidade de Lugano - programas de estudo em Italiano ou Inglês;
  9. Universidade de St. Gallen - idiomas aceitos são Alemão ou Inglês;
  10. Universidade de Zurique - aulas ministradas em Alemão ou Inglês.
  • Institutos Federais da Suíça: 
  1.  Instituto Federal Suíço de Tecnologia Lausanne, com aulas em Francês ou Inglês;
  2. Instituto Federal Suíço de Tecnologia Zurique, que aceita Alemão ou Inglês como idiomas. 

Portanto, o aluno deverá comprovar o domínio de uma das línguas exigidas para ser um dos bolsistas do programa do governo suíço. Além disso, deverá encaminhar sua proposta de pesquisa, currículo, carta de motivação e cartas de recomendação, assim como seu histórico escolar prévio e a cópia do passaporte atual. Os documentos também deverão estar disponíveis na língua inglesa para serem aceitos na aplicação, portanto, estudantes brasileiros devem providenciar a tradução.

A aplicação acontece através das embaixadas oficiais de cada uma das nações parceiras da Suíça. E, pode comemorar: o Brasil faz parte dos países que podem enviar alunos elegíveis para essa bolsa de estudos. Além da parceria com o governo brasileiro, cerca de outros 179 países são elegíveis para o programa. 

O calendário da aplicação, geralmente, acontece entre outubro e dezembro de cada ano. Já a pesquisa do selecionado deverá ter início em setembro do ano seguinte, não podendo ser adiada ou transferida para outra data. O cronograma exato varia de país para país e também pode sofrer alterações a cada ano. 

Em 2022, para os estudantes brasileiros, as datas ficaram estabelecidas da seguinte maneira:

  • 02 de Agosto de 2022: abertura das aplicações
  • 28 de Outubro de 2022: prazo final para se candidatar às bolsas de estudos de pesquisa ou PhD ou pós-doc

Assim sendo, o prazo de aplicação segue aberto aos interessados até o final do mês de Outubro. Já para o ano seguinte, a expectativa é que o cronograma siga o padrão, mas é imprescindível verificar o site oficial para conferir as datas.

O contato dos interessados deve ser feito diretamente com a Embaixada da Suíça no Brasil, que fica localizada em Brasília, no Distrito Federal (DF). O órgão indicou que os interessados também podem ligar para +55 (61) 3443-5500 ou enviar uma mensagem por e-mail para o endereço bra.bolsas@eda.admin.ch.

Estudante com bolsa na Suíça(Yingchou Han/Unsplash)

Quem pode ser um estudante com bolsa na Suíça?

Todos os alunos que tenham, pelo menos, mestrado podem ser candidatos ao doutorado com bolsa ou aqueles que tenham doutorado podem aplicar para o pós-doutorado ou pesquisa em qualquer disciplina. 

O diploma deve ser reconhecido pela universidade suíça como equivalente aos níveis de estudo por lá. E também os candidatos devem ter nascido após 31 de dezembro de 1987, portanto, fique atento ao limite de idade para ser um dos bolsistas do governo suíço. Essa data pode sofrer alterações nas próximas edições para que o selecionado tenha sempre menos de 35 anos na época da aprovação.

A bolsa cobre a mensalidade, isenção de tarifas da universidade, seguro de saúde, passagem aérea, subsídio de habitação, e outros valores, de acordo com os gastos pessoais. 

Isso porque o auxílio terá um pagamento mensal de 1.920 francos suíços (na cotação atual, o valor corresponde a R$ 10.065,68). O bolsista tem ainda um valor para uma passagem de ida para a Suíça e outra de regresso para o seu país de origem ao acabar os estudos. Além disso, os selecionados recebem um repasse de 300 francos suíços (cerca de 1.570,91 em reais) para moradia e um cartão para o transporte público. 

Além de cumprir as necessidades de escolaridade e de idioma, o estudante deve ficar de olho se é elegível. Isso porque o governo suíço estabelece alguns critérios de exclusão. São eles:

  • Não pode se candidatar se não atende aos níveis de educação exigidos; 
  • O interessado não pode aplicar se não tem o documento que confirma a sua admissão na escola de doutorado;
  • Quem mora ou está na Suíça há mais de um ano no início da bolsa não pode aplicar;
  • Se a candidatura está incompleta, não respeita as orientações ou falta documentos, o interessado não será considerado;
  • Para o pós-doc, não são aceitos os mentores e co-diretores de doutorado para doutorado em cotutela em uma universidade suíça;
  • Não serão aceitas candidaturas a mais de uma universidade ou a mais de um tipo de bolsa (por exemplo, inscrição para bolsa de pesquisa e bolsa de doutorado ao mesmo tempo);
  • E não serão aceitos os candidatos que já receberam uma Bolsa de Excelência do Governo Suíço, portanto, ex-bolsistas não são elegíveis para uma segunda oportunidade. 

Além dessa oportunidade desenvolvida pelo governo suíço, estudantes internacionais (brasileiros inclusos) podem aplicar para outras bolsas de estudos, ofertadas diferentemente pelas universidades. Dentre eles, a Universidade de Genebra também tem um Programa de Bolsas de Excelência. Os interessados em cursar mestrado recebem um auxílio que varia de 10 a 15 mil francos por ano. Acesse aqui para conferir os detalhes! 

Qual a duração da bolsa de estudos?

As Bolsas de Estudo de Excelência do Governo Suíço não são oferecidas nem para graduação, nem para o mestrado. Portanto, os bolsistas vão receber os repasses financeiros pelo período completo do doutorado, pós-doc ou ainda a pesquisa. O tempo exato varia de acordo com a oportunidade.

Os interessados podem cursar o doutorado, com duração máxima de 3 anos; ou o pós-doutorado, com prazo máximo de 12 meses; ou uma pesquisa para quem já está inscrito em programas brasileiros de doutorado ou médicos que estão desenvolvendo a especialização e desejam estudar por até um ano na Suíça. Ou seja, para cada uma dessas chances, a bolsa será ofertada a fim de cobrir todo o período de estudo. 

Geralmente, para que haja a renovação da bolsa de estudos (no caso de oportunidades acima de um semestre), é necessário cumprir requisitos de notas, pesquisas e atividades acadêmicas. Por isso, os aprovados devem se atentar para garantir que estão apresentando resultados satisfatórios durante o curso para garantir a manutenção do auxílio. 

Fazer doutorado com bolsa de estudos
(Bruce Mars/Unsplash)

Quais são os documentos necessários para aplicação? 

Assim como para outras bolsas de estudos internacionais, o estudante vai precisar encaminhar sua proposta de pesquisa, currículo, carta de motivação e cartas de recomendação (inclusive uma delas de um professor anfitrião da universidade suíça), assim como o histórico escolar, a cópia do passaporte atual e teste de proficiência do idioma exigido. 

Para preencher os formulários de inscrição que também deverão ser enviados, é necessário entrar em contato pelo e-mail bra.bolsas@eda.admin.ch. Depois, o estudante deve enviar duas vias da candidatura.

Uma delas deve ter os documentos originais e assinados, as cartas de recomendação e traduções autenticadas em inglês. A segunda é uma cópia, com exceção das cartas de recomendação que devem ser enviadas apenas uma vez. Confira o check-list da aplicação:

  • Formulário de candidatura com foto e com assinatura;
  • Currículo atualizado e traduzido para o inglês;
  • Carta de motivação em até 2 páginas;
  • Projeto de pesquisa em até 5 páginas, utilizando o formulário padrão oferecido pelo programa;
  • Carta de aceite do professor anfitrião, que concordou em orientá-lo;
  • Currículo do orientador acadêmico da instituição de origem;
  • Duas cartas de recomendação confidenciais de dois professores;
  • Certificados e histórico da universidade;
  • Certificado médico assinado, de acordo com o modelo disponibilizado;
  • Duas cópias do passaporte;
  • Candidatos que já estejam na Suíça devem adicionar uma cópia do visto (lembre-se que não é permitido que residentes há mais de um ano apliquem). 

A seleção é baseada no perfil do candidato, através da análise do currículo e histórico escolar. Dessa forma, será avaliado o mérito de cada um. Afinal de contas, essa é uma bolsa de excelência e, por isso, busca escolher os melhores estudantes e mais capacitados.

Outro item que vai contar muitos pontos durante a  seleção é o projeto de pesquisa. A originalidade e qualidade metodológica serão avaliados para definir quais iniciativas têm maior ou menor potencial. 

Também vale lembrar que a Embaixada da Suíça no Brasil pode solicitar documentos para fazer uma pré-análise do candidato antes de enviar os formulários e demais arquivos. Por isso, é interessante ter todos os documentos em mãos antes de dar início ao processo.

 Em caso de dúvidas, é possível enviar um email para bra.bolsas@eda.admin.ch. Esse é o mesmo endereço de e-mail para indicar o interesse na bolsa de estudos!

Por que estudar na Suíça? 

A Suíça é considerada como uma nação muito rica e altamente desenvolvida. O país é bastante limpo e conta com excelente infraestrutura. Um ponto negativo é o custo de vida por lá, mas com uma bolsa de estudos, realizar sua pós-graduação na Suíça é possível!

O país tem grandes universidades e vale reforçar que três delas estão dentre as 100 melhores de todo o mundo, de acordo com o ranking mais recente desenvolvido pela QS

O Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique (ETH Zurich) é considerada a melhor instituição do país e fica em 9.º dentre as mais renomadas de todo o mundo. Na sequência, está o  Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Lausanne (EPFL Lausanne) em 16.º dentre os mais renomados do planeta. Fechando o top 3, está a Universidade de Zurique na posição 83.ª. 

E o que essas instituições de ensino superior têm em comum, além do nível altíssimo de ensino?! Todas são elegíveis para uma bolsa de estudos governamental de pesquisa, doutorado ou pós-doc. Por isso mesmo, essa é uma oportunidade única de estudar na Europa com uma bolsa de estudos bastante completa paga em francos suíços!

Se você quer aumentar suas chances de ser aprovado(a) nessa e em outras oportunidades no exterior, a nossa mentoria especializada vai te ajudar! Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil, para ter acesso aos melhores conteúdos da maior plataforma de intercâmbio da América Latina.

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

23 Set 2022

Postagens recentes