Aqui no Blog nós falamos bastante sobre países europeus como Reino Unido, França e Alemanha, mas há um outro que também merece atenção: a Suíça! O país, que tem uma posição bastante estratégica no continente, tem diversos atrativos e pode ser o destino ideal para o seu intercâmbio! Não acredita? Então confira nossa lista com 9 motivos para estudar na Suíça!

Razões para estudar na Suíça

1. Educação de ponta

O país tem um sistema de educação muito renomado, então escolher estudar na Suíça faz todo sentido! A terra dos queijos é conhecida por ter altos padrões educacionais e métodos de ensino baseados na aprendizagem ativa. O sistema de ensino não só é de qualidade, como também é mais acessível (quando comparado com outros países europeus). Muitas universidades públicas suíças têm taxas que não passam de 1.000 francos por ano, ou cerca de R$ 6.000.

2-estudar-na-suica
ETH Zurich, a melhor universidade do país e TOP 10 do mundo (Divulgação/ETH Zurich)

2. Há muitos intercambistas por lá

Os países europeus atraem milhares de estudantes internacionais e na Suíça não é diferente! Só para ilustrar, 20% da comunidade estudantil da Suíça é estrangeira. O aclamado sistema educacional, os preços moderados e as várias opções de bolsas de estudos atraem intercambistas do mundo todo para estudar por lá.

3. É um país seguro

De acordo com o Global Peace Index, a Suíça é o 10º país mais seguro do mundo. Os baixos índices de criminalidade e as leis rígidas sobre armamento são apenas alguns dos fatores que ajudaram a Suíça a manter a reputação de país seguro. Seus pais ou responsáveis não podem argumentar contra isso, não é?

3-estudar-na-suica
Trachslau, cidade suíça (Martin Sattler/Unsplash)

4. Alta qualidade de vida

Embora a Suíça seja um dos países mais caros para se viver, os moradores de lá fazem os gastos valerem a pena. Em um relatório conduzido pelo Social Progress Imperative, a Suíça obteve uma pontuação de 88,87 (de 100) em três índices principais: necessidades humanas básicas (cuidados médicos, moradia e saneamento), bem-estar (educação, expectativa de vida e acesso à tecnologia) e oportunidades (liberdade de escolha, tolerância e direitos pessoais).

5. A comida

Todo mundo conhece a Suíça pelos queijos e chocolates. Mas não é só isso que você encontrará por lá no campo da culinária. Pratos como älplermagronen ou Alpine Macaroni, Rösti, Malakoff e muitos outros alimentos tradicionais ajudaram a tornar a Suíça um destino turístico popular!

1-estudar-na-suica
O famoso chocolate suíço (anncapictures/Pixabay)

6. É um país multilíngue

Quatro línguas são faladas na Suíça: alemão, francês, italiano e romanche. Todos esses idiomas mantêm o mesmo status de “língua oficial” na Confederação Suíça. No entanto, os suíços não estão limitados apenas a essas línguas: o inglês também é amplamente falado por lá.

Portanto, mesmo que você não fale nenhum dos quatro idiomas oficiais, ainda pode estudar na Suíça e se comunicar com os habitantes locais em inglês (aproveitando, é claro, para aprender outras línguas).

7. Cultura e diversidade

A Suíça é marcada pela diversidade, tanto geográfica quanto cultural. Os países vizinhos também têm um papel importante na sua diversidade. Além disso, os suíços são muito apaixonados por arte. É por isso que existem cerca de 600 museus espalhados por todo o país. Se for estudar na Suíça, você vai ter várias galerias de arte para explorar, em quase todas as cidades de lá.

8. Outros países europeus estão a apenas algumas horas de distância

Quer passar um fim de semana fora quando for estudar na Suíça? Pois saiba que o país não só oferece muitas atrações para visitar dentro das fronteiras, mas também permite visitas fáceis e rápidas para os países que o rodeiam. A Suíça faz fronteira com cinco outras nações e está bem conectada com todos elas. E para facilitar tudo, o sistema de transporte suíço está à sua disposição para tornar sua viagem mais rápida e agradável. Tudo que você precisa fazer é escolher o destino!

4-estudar-na-suica
Trem em Landwasserviadukt, na Suíça (Peter Wormstetter/Unsplash)

9. As paisagens suíças

Com 83,6% da sua área coberta por montanhas, a Suíça ocupa o terceiro lugar na lista dos países europeus com a maior porcentagem de montanhas. As duas cadeias principais são os Alpes e o Jura, e o planalto suíço separa as duas.

A Suíça hospeda apenas 20% dos Alpes — são aproximadamente 100 picos no país — com uma elevação próxima ou superior a 4000m. Já os picos da cordilheira do Jura não ultrapassam a altitude de 1800m. Com todas as montanhas que cercam o país, você terá múltiplas atrações para visitar!

5-estudar-na-suica
Casas nos Alpes (vaun0815/Unsplash)

Intercâmbio com a UDI

Ficou animado(a) para estudar na Suíça? Então conheça o trabalho da nossa mentoria especializada e comece agora mesmo a se preparar para conquistar uma oportunidade no país. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.