Ao lado do IELTS, o TOEFL é um dos testes de proficiência em inglês mais aceitos ao redor do mundo. Porém, existem duas modalidades principais desse teste: TOEFL iBT e ITP. Você sabe qual é a diferença entre as duas? Essa é uma informação importante, porque muitas universidades do exterior aceitam apenas um dos dois tipos. Caso você ainda não saiba, explicamos o que os diferem aqui. Confira!

As principais diferenças entre TOEFL iBT e ITP

correção-toefl-ibt-e-itp

TOEFL iBT

O TOEFL iBT surgiu como uma modernização do antigo TOEFL PBT. Isso porque PBT quer dizer “Printed Based Test”, ou seja, uma prova impressa, enquanto iBT é o “Internet Based Test”, um teste feito em uma plataforma online. Essa mudança não afeta sua inscrição para um intercâmbio de forma alguma pois o iBT ainda é o teste mais solicitado por instituições internacionais e atualmente é escolhido por cerca de 96% das pessoas que se inscrevem para uma avaliação do TOEFL.

O TOEFL iBT é dividido em 4 seções: reading (leitura), writing (escrita), listening (escuta) e speaking (pronúncia). Cada uma dessas seções tem uma pontuação que vai de 0 a 30, e que, quando somadas, podem atingir o máximo de 120 pontos.

A ETS (Educational Testing Service) é a organização que representa internacionalmente o TOEFL. Ela tem acordo com diversas outras instituições, no mundo todo, para aplicação dos testes. Isso significa que, mesmo que você não more em capitais ou grandes centros urbanos, não vai precisar viajar milhares de quilômetros só para fazer a prova. Ao acessar o site oficial do TOEFL, você pode verificar as datas e as cidades onde os exames vão ser realizados, além de todos os custos.

Se, no passado, esse exame era procurado principalmente por estudantes que queriam fazer intercâmbio nos EUA ou na Austrália, a realidade de hoje é bem diferente. O TOEFL iBT é amplamente aceito em mais de 30 países, até mesmo no Reino Unido. Tudo o que você precisa fazer é verificar os requisitos das universidades de seu interesse antes de se inscrever em qualquer teste.

Se você for solicitar um visto de estudante, esse exame também pode facilitar todo o processo. Normalmente, comprovar a proficiência em inglês é um dos requisitos para a solicitação (e aprovação) do visto.

TOEFL ITP

O TOEFL ITP (Institutional Testing Program), por outro lado, você deve deixar de lado se estiver em busca de uma experiência internacional. Essa modalidade é adequada apenas para quem quiser medir seu nível de inglês, seja por motivos pessoais ou dentro de um contexto acadêmico, para impulsionar uma solicitação de emprego ou até para avaliar a eficácia de um curso de inglês, por exemplo.

É claro que há exceções. Alguns países e programas de intercâmbio aceitam simultaneamente TOEFL iBT e ITP em certos casos. Além disso, algumas instituições de países onde o inglês não é o idioma oficial acatam todos os tipos de TOEFL. No entanto, é importante reforçar que aceitar o TOEFL ITP durante o processo de admissão não é uma prática muito comum entre instituições dos países de língua inglesa.

As perguntas e o conteúdo do ITP lembram muito uma prova comum. E aqui está a principal diferença entre TOEFL iBT e ITP: as avaliações do segundo são feitas com base apenas no listening e no reading, além de testar também a expressão escrita do candidato. Dessa forma, essa é uma boa opção para quem ainda está com dificuldades nas habilidades de fala e pronúncia em inglês, pois essa parte não é analisada.

Dependendo do nível do exame realizado, as pontuações podem variar: entre 200 e 500 pontos pode ser considerado um nível iniciante/intermediário, enquanto entre 310 e 677 corresponde a uma escala de nível intermediário/avançado.

A ETS também é a organização responsável pelo exame, mas, assim como o TOEFL iBT, muitas instituições em todo o mundo (inclusive universidades brasileiras) oferecem o TOEFL ITP. Você só precisa verificar se sua cidade está na lista.

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já sabe qual é a diferença entre TOEFL iBT e ITP, já pode começar a se preparar para o teste e para conquistar sua oportunidade no exterior. Para isso, você pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal e acompanhar tudo o que publicamos no Blog.

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos