Uma das melhores partes de fazer um intercâmbio é poder entrar em contato com diferentes culturas e sociedades do mundo. Por exemplo, existem diversos empregos inusitados ao redor do planeta que nem fazemos ideia aqui no Brasil. Eles nascem de necessidades específicas de cada região e representam uma forma honesta de ganhar dinheiro. Ficou curioso(a)? Então confira 7 desses trabalhados totalmente diferentes!

Empregos inusitados que você não vai acreditar que existem

Empurradores profissionais

trem-empregos-inusitados

Todo mundo sabe o quanto as pessoas no Japão se importam com o trabalho. Por lá, eles também valorizam muito o transporte público e a pontualidade. Desses traços da cultura japonesa nasceu a profissão do empurrador profissional: uma pessoa que literalmente empurra os passageiros para dentro dos trens do metrô. Eles garantem que todas as pessoas na estação consigam entrar no trem e que as portas fechem com segurança. 

“Dormidores” profissionais

Você consegue imaginar emprego melhor do que um que literalmente te paga para dormir? Por incrível que pareça, essa é uma profissão real! Ela ocorre em diversas partes do mundo e pode ter propósitos diferentes. Em alguns casos, como em hotéis da Finlândia, os “dormidores” são contratados para testar o conforto das camas e das acomodações. Em outras situações, eles são acionados por cientistas que estudam os hábitos de repouso da população.

Espectadores profissionais de Netflix

netflix-empregos-inusitados

Se você gostou de saber que existem empregos inusitados que te pagam para dormir, vai ficar feliz também em descobrir que há outro em que você recebe para assistir filmes e programas de TV. A Netflix contrata profissionais para assistirem todo o seu conteúdo antes que ele esteja disponível ao público. O papel deles é o de revisar e atribuir a cada programa sua tag correta, o que ajuda o público geral a encontrar exatamente o que procura, seja um filme de investigação criminal ou um reality show sobre moda.

Caçadores de rugas

O nome dessa profissão já é um pouco autoexplicativo. Quem trabalha com isso é responsável por literalmente procurar as rugas que possam ter ficado em calçados que acabaram de ser feitos. Isso mesmo! Eles garantem que os sapatos, principalmente os de salto, que são revestidos com tecidos, estejam 100% bem feitos e elegantes.

Pescadores de bicicleta

amsterda-empregos-inusitados

O nome dessa profissão, por sua vez, não explica muito. Ela é muito comum em Amsterdã, por unir duas coisas abundantes por lá: bicicletas e canais de água. Todo mundo sabe que os habitantes da capital da Holanda gostam de se locomover sobre duas rodas, mas pouca gente pensa em quantos deles caem ou derrubam suas bicicletas nos famosos canais da cidade. Nesses casos, os pescadores de bicicletas entram em ação, removendo das águas as enferrujadas bicicletas que foram perdidas pelos ciclistas.

Lamentadores profissionais

Há um crença no sudeste asiático de que um funeral dramático, com muito choro e pesar, ajuda os falecidos na hora de fazer a passagem para a vida após a morte. É aí que entram os lamentadores profissionais: eles são contratados para chorar e lamentar durante todo o sepultamento, principalmente naqueles em que não há muitas pessoas. Quando você pensar em empregos inusitados, com certeza vai se lembrar desse para o resto da vida (e talvez até depois dela!).

Nomeadores de esmalte

esmalte-empregos-inusitados

Todo mundo que já fez as unhas alguma vez na vida já deve ter parado para pensar de onde vêm os diferentes (e às vezes estranhos) nomes dos esmaltes. A verdade é que não existe uma única resposta para isso. Algumas companhias deixam a escolha a cargo dos profissionais de alto-escalão da empresa. Já outras contratam pessoas específicas para esse trabalho. Geralmente, elas são formadas ou têm experiência na área de Marketing.

Intercâmbio com a UDI

Qual desses empregos inusitados você acha que é perfeito para você? Conta para a gente aqui nos comentários. Se você quiser ir em busca da sua oportunidade no exterior, pode contar com a nossa mentoria especializada para se preparar. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos