Conheça oito empresas fundadas por estudantes universitários

Muitas empresas e marcas que fazem parte do nosso dia a dia foram fundadas, lá atrás, por estudantes universitários. No entanto, o sucesso desses empreendimentos não foi nada fácil. Hoje empresários bem-sucedidos, esses estudantes do passado enfrentaram diversos problemas, e alguns chegaram até a abandonar a faculdade para se dedicar 100% aos seus sonhos. Ficou curioso(a)? Então confira agora algumas grandes empresas fundadas por estudantes universitários.

8 empresas fundadas por estudantes universitários

1. Microsoft – Bill Gates e Paul Allen

A Microsoft é uma das empresas fundamentais na história da informática e do desenvolvimento dos computadores e hoje vale bilhões de dólares. E ela foi cofundada por dois estudantes que se conheceram ainda no ensino básico. Um deles, Bill Gates, chegou a estudar por 1 ano em Harvard, mas convencido por Paul Allen (o outro amigo), abandonou o curso para se dedicar totalmente na criação de seu negócio. Foram alguns anos lutando até que, em 1981, eles experimentaram o gosto do sucesso pela primeira vez ao licenciar o sistema operacional MS-DOS para a IBM.

empresas-fundadas-por-estudantes-Microsoft
Um dos prédios do complexo da Microsoft em Redmond, Washington (Foto: Coolcaesar/Wikimedia)

2. Yahoo – Jerry Yang e David Filo

Esses dois alunos de graduação de Stanford fundaram o Yahoo em 1995, três anos antes do lançamento do Google. No começo a ideia era criar um diretório dos seus sites favoritos mas, como você bem sabe, o Yahoo cresceu e, ainda que tenha passado por problemas nos últimos anos, continua sendo uma das maiores plataformas do seu tipo no mundo.  

3. Facebook – Mark Zuckerberg

Não dá pra falar de grandes empresas fundadas por estudantes universitários sem citar o Facebook. Essa história com certeza você já deve conhecer (tem até filme).

Zuckerberg começou o Facebook quando era estudante do segundo ano de Harvard em 2004, e a intenção a princípio era se conectar com outros estudantes da instituição numa espécie de site de namoro. No entanto, 7 anos depois, o Facebook se tornou um gigante com quase 1,5 bilhões de usuários ativos no mundo inteiro.  

Mas vale lembrar que Zuckerberg não foi o único responsável pela criação do Facebook. Na verdade ele foi um dos cinco cofundadores da empresa. E entre eles estava o brasileiro Eduardo Saverin, que também estudava na mesma universidade.

empresas-fundadas-por-estudantes-facebook
Sede do Facebook em Menlo Park, Califórnia

4. Reddit – Steve Huffman e Alexis Ohanian

O reddit (rede social na qual os usuários podem divulgar ligações para conteúdo na Web) começou como um site de notícias em 2005 pelas mãos de dois recém-formados pela Universidade da Virgínia. Depois  de alguns meses de luta para fazer a ideia dar certo, eles conseguiram um grande financiamento e, cerca de 1 ano depois, venderam a empresa para a Conde Nast, um dos maiores grupos internacionais de edições de revistas.

5. Google – Larry Page e Sergey Brin

Ambos estudavam na Universidade de Stanford e fundaram o Google em 1998. Eles tiveram dificuldade em conciliar o início de suas atividades profissionais com os estudos e até optaram por vender a recém-criada empresa por 1 milhão de dólares para a Excite, um portal web bastante utilizado na época. Felizmente o negócio foi recusado e o resto é história.

empresas-fundadas-por-estudantes-Google
Sede do Google em Mountain View, Califórnia (Foto: Austin McKinley/Wikipedia)

6. WordPress – Matt Mullenweg

Em 2003, Matt Mullenweg, até então um estudante de graduação da Universidade de Houston, no Texas, se juntou a Mike Little e Michel Valdrigh para criar este incrível sistema de gerenciamento de conteúdo. Hoje, a plataforma hospeda mais de 130 mil sites ao redor do mundo (e um deles é o nosso!).

7. Time Magazine – Britton Hadden e Henry Luce

Você pode até não acreditar, mas a Revista Time, uma das mais importantes de todos os tempos, foi fundada por dois estudantes de Yale no longínquo ano de 1923. Já nos seus primeiros anos se tornou a revista semanal de notícias número 1 do país. Os anos passaram e a revista continuou crescendo, sendo hoje uma das maiores de circulação semanal do mundo.

8. Dell – Michael Dell

O estudante de graduação da Universidade do Texas em Austin criou a Dell em 1984 com apenas 1000 dólares. Depois de muito insistir, ele conseguiu convencer sua família a investir mais dinheiro no projeto e decidiu abandonar a faculdade. Deu certo! Hoje em dia a Dell é a maior fornecedora de monitores de computador do mundo e a sexta maior empresa do estado do Texas em receita total.

empresas-fundadas-por-estudantes-Dell
Sede da Dell em Round Rock, Texas (Foto: Jjpwiki/Wikimedia)

Como você pode ver, todos esses estudantes universitários passaram por diversos desafios durante sua jornada, mas não desistiram dos seus sonhos. E tudo valeu muito a pena!

Então se você é ou pretender ser um estudante universitário e seguir esse caminho de criar sua própria startup, deve estar preparado(a) para enfrentar quaisquer desafios que possam surgir com muita paixão e dedicação.  

Universidade do Intercâmbio

Você quer conquistar a sua vaga internacional em uma dessas universidades que apareceram nesse texto ou em qualquer outra, e no futuro, quem sabe, também aparecer em uma lista de empresas fundadas por estudantes universitários? Então já tá na hora de começar a se preparar! E com isso nós podemos te ajudar através da nossa  mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer nosso teste de perfil.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.