BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

8 grandes empresas fundadas por estudantes universitários

Conheça oito empresas fundadas por estudantes universitários

Muitas empresas e marcas que fazem parte do nosso dia a dia foram fundadas, lá atrás, por estudantes universitários. No entanto, o sucesso desses empreendimentos não foi nada fácil. Hoje empresários bem-sucedidos, esses estudantes do passado enfrentaram diversos problemas, e alguns chegaram até a abandonar a faculdade para se dedicar 100% aos seus sonhos. Ficou curioso(a)? Então confira agora algumas grandes empresas fundadas por estudantes universitários.

8 empresas fundadas por estudantes universitários

1. Microsoft - Bill Gates e Paul Allen

A Microsoft é uma das empresas fundamentais na história da informática e do desenvolvimento dos computadores e hoje vale bilhões de dólares. E ela foi cofundada por dois estudantes que se conheceram ainda no ensino básico. Um deles, Bill Gates, chegou a estudar por 1 ano em Harvard, mas convencido por Paul Allen (o outro amigo), abandonou o curso para se dedicar totalmente na criação de seu negócio. Foram alguns anos lutando até que, em 1981, eles experimentaram o gosto do sucesso pela primeira vez ao licenciar o sistema operacional MS-DOS para a IBM.

empresas-fundadas-por-estudantes-Microsoft
Um dos prédios do complexo da Microsoft em Redmond, Washington (Foto: Coolcaesar/Wikimedia)

2. Yahoo - Jerry Yang e David Filo

Esses dois alunos de graduação de Stanford fundaram o Yahoo em 1995, três anos antes do lançamento do Google. No começo a ideia era criar um diretório dos seus sites favoritos mas, como você bem sabe, o Yahoo cresceu e, ainda que tenha passado por problemas nos últimos anos, continua sendo uma das maiores plataformas do seu tipo no mundo.  

3. Facebook - Mark Zuckerberg

Não dá pra falar de grandes empresas fundadas por estudantes universitários sem citar o Facebook. Essa história com certeza você já deve conhecer (tem até filme).

Zuckerberg começou o Facebook quando era estudante do segundo ano de Harvard em 2004, e a intenção a princípio era se conectar com outros estudantes da instituição numa espécie de site de namoro. No entanto, 7 anos depois, o Facebook se tornou um gigante com quase 1,5 bilhões de usuários ativos no mundo inteiro.  

Mas vale lembrar que Zuckerberg não foi o único responsável pela criação do Facebook. Na verdade ele foi um dos cinco cofundadores da empresa. E entre eles estava o brasileiro Eduardo Saverin, que também estudava na mesma universidade.

empresas-fundadas-por-estudantes-facebook
Sede do Facebook em Menlo Park, Califórnia

4. Reddit - Steve Huffman e Alexis Ohanian

O reddit (rede social na qual os usuários podem divulgar ligações para conteúdo na Web) começou como um site de notícias em 2005 pelas mãos de dois recém-formados pela Universidade da Virgínia. Depois  de alguns meses de luta para fazer a ideia dar certo, eles conseguiram um grande financiamento e, cerca de 1 ano depois, venderam a empresa para a Conde Nast, um dos maiores grupos internacionais de edições de revistas.

5. Google - Larry Page e Sergey Brin

Ambos estudavam na Universidade de Stanford e fundaram o Google em 1998. Eles tiveram dificuldade em conciliar o início de suas atividades profissionais com os estudos e até optaram por vender a recém-criada empresa por 1 milhão de dólares para a Excite, um portal web bastante utilizado na época. Felizmente o negócio foi recusado e o resto é história.

empresas-fundadas-por-estudantes-Google
Sede do Google em Mountain View, Califórnia (Foto: Austin McKinley/Wikipedia)

6. WordPress - Matt Mullenweg

Em 2003, Matt Mullenweg, até então um estudante de graduação da Universidade de Houston, no Texas, se juntou a Mike Little e Michel Valdrigh para criar este incrível sistema de gerenciamento de conteúdo. Hoje, a plataforma hospeda mais de 130 mil sites ao redor do mundo (e um deles é o nosso!).

7. Time Magazine - Britton Hadden e Henry Luce

Você pode até não acreditar, mas a Revista Time, uma das mais importantes de todos os tempos, foi fundada por dois estudantes de Yale no longínquo ano de 1923. Já nos seus primeiros anos se tornou a revista semanal de notícias número 1 do país. Os anos passaram e a revista continuou crescendo, sendo hoje uma das maiores de circulação semanal do mundo.

8. Dell - Michael Dell

O estudante de graduação da Universidade do Texas em Austin criou a Dell em 1984 com apenas 1000 dólares. Depois de muito insistir, ele conseguiu convencer sua família a investir mais dinheiro no projeto e decidiu abandonar a faculdade. Deu certo! Hoje em dia a Dell é a maior fornecedora de monitores de computador do mundo e a sexta maior empresa do estado do Texas em receita total.

empresas-fundadas-por-estudantes-Dell
Sede da Dell em Round Rock, Texas (Foto: Jjpwiki/Wikimedia)

Como você pode ver, todos esses estudantes universitários passaram por diversos desafios durante sua jornada, mas não desistiram dos seus sonhos. E tudo valeu muito a pena!

Então se você é ou pretender ser um estudante universitário e seguir esse caminho de criar sua própria startup, deve estar preparado(a) para enfrentar quaisquer desafios que possam surgir com muita paixão e dedicação.  

Universidade do Intercâmbio

Você quer conquistar a sua vaga internacional em uma dessas universidades que apareceram nesse texto ou em qualquer outra, e no futuro, quem sabe, também aparecer em uma lista de empresas fundadas por estudantes universitários? Então já tá na hora de começar a se preparar! E com isso nós podemos te ajudar através da nossa  mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer nosso teste de perfil.

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

17 Ago 2020

Postagens recentes
7 fatos sobre a Irlanda

Curiosidades que você provavelmente não sabe sobre este destino encantador!

Ana Clara Reis
21 Fev 2024