A Universidade Yale faz parte da Ivy League, o grupo das universidades mais renomadas dos Estados Unidos. Além disso, é uma das melhores instituições de ensino não só em seu país do origem, como do mundo inteiro! Mas isso você já sabia, não é? Por isso, trouxemos alguns fatos que vão te deixar ainda mais por dentro da instituição e, quem sabe, te convencer a estudar por lá!

Três séculos de história

Yale tem mais de trezentos anos, tendo sido fundada em 1701. Isso faz dela a terceira universidade mais antiga dos EUA! Antes mesmo da fundação, em 1640, os clérigos de Connecticut já tinham a intenção de criar uma instituição de ensino no local. Apesar disso, apenas cerca de 60 anos depois Yale foi finalmente fundada, através de um decreto da corte colonial.

O nome Yale veio, oficialmente, apenas em 1718. Ele é uma homenagem a Elihu Yale, um comerciante de Boston que doou o lucro das vendas de suas mercadorias, 417 livros e um retrato do rei George I para a instituição.

Universidade-Yale

A princípio, a instituição ensinava apenas teologia e línguas sagradas (como Latim e Grego Helenístico). No entanto, na época da Revolução Americana, esse cenário começou a mudar e Yale passou a ensinar também Ciências Humanas e Exatas. No século XIX, a faculdade se expandiu ainda mais e começou a oferecer programas de pós-graduação, formando os primeiros doutores dos EUA em 1861.

Ainda no final do século XIX, em 1887, Yale finalmente deixou de ser apenas uma faculdade e se tornou oficialmente uma universidade. Após essa alteração, tanto o corpo docente como o estudantil cresceram consideravelmente, promovendo uma expansão do campus físico e também da pesquisa científica na instituição.

Campus e estrutura

O campus principal da Universidade Yale fica localizado no centro de New Haven. Além dele, a universidade ainda tem um campus médico, onde fica o Hospital de Yale, e mais 2km² de instalações esportivas, que incluem até um campo de golfe.

Em 2008, Yale comprou o antigo campus da Bayer Pharmaceutical, em West Haven. Esses edifícios são utilizados agora como laboratórios e espaços de pesquisa. A universidade também possui uma área de preservação ambiental chamada Horse Island e sete áreas florestais em Connecticut, Vermont e New Hampshire. A maior delas é a floresta de Yale-Myers, com quase 32km², no Quiet Corner de Connecticut.

Universidade Yale: 300 anos de história 1

Yale é conhecida pelos prédios construídos em estilo gótico, parecidos com a arquitetura de universidades britânicas, como Oxford e Cambridge. Apesar disso, a estrutura da instituição também conta com diversos edifícios modernos, como o Yale Art Gallery e o Center for British Art.

A reputação da Universidade Yale

Atualmente, Yale aparece como a  15ª melhor universidade do mundo pelo QS World University Rankings e a 8ª melhor dos EUA. A universidade também é reconhecida pela qualidade das pesquisas científicas produzidas e pelo alto nível de empregabilidade entre os seus ex-alunos.

Até hoje, 61 ganhadores do prêmio Nobel foram ligados à instituição, além de 5 medalhistas Fields e 3 ganhadores do prêmio Turing. Além disso, entre o corpo docente da instituição estão 61 membros da Academia Nacional de Ciências dos EUA, 7 membros da Academia Nacional de Engenharia e mais 49 membros da Academia Americana de Artes e Ciências.

Yale também formou muitos ex-alunos notáveis, incluindo cinco presidentes dos EUA, 19 juízes da Suprema Corte, 31 bilionários vivos e muitos chefes de estado, bem como centenas de membros do Congresso e muitos diplomatas americanos.

Os números da universidade

Hoje em dia, a Universidade Yale conta com quase 13.500 estudantes, sendo cerca de 6 mil de graduação e 7.500 de pós-graduação. Entre esses alunos, 3 mil são intercambistas de 120 países distintos. Ao todo são mais de 4700 pessoas trabalhando na universidade.

Entre as atividades extra-curriculares, Yale possui 288 organizações estudantis, 35 equipes esportivas (que disputam várias modalidades) e ainda é responsável por 15 milhões de livros em suas bibliotecas.

Intercâmbio com a UDI

A Universidade de Yale é realmente incrível, não é? Ficou decidido(a) a estudar lá? Então faça agora mesmo o seu teste de perfil, clicando aqui, e conheça a nossa mentoria especializada. A gente te ajuda a conquistar sua vaga lá fora!

E, para acompanhar todos os nossos conteúdos aqui no Blog, cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter semanal.

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.