Você ainda está no Ensino Médio mas já bateu aquela preocupação em relação à qual carreira seguir? É normal (muito mais do que você imagina!) ficar completamente perdido nessa fase, em dúvida entre vários cursos ou com a sensação de que nenhuma área serve. O primeiro passo para encontrar o curso ideal para você, por mais clichê que isso possa parecer, é descobrir uma área de estudo que você realmente goste, nem que seja um pouco. Isso porque se você escolher o seu curso baseado em outros motivos (status, dinheiro, pressão familiar,etc.), é bastante provável que você não irá obter bons resultados, seja no seu percurso acadêmico ou mesmo na sua carreira depois da faculdade.

Mais uma vez, é claro que nem todo mundo vai conseguir identificar suas paixões e aspirações de carreira com 15, 16 ou 17 anos. Se você faz parte desse grupo, não escolha algo apenas por escolher e torça pelo melhor. Você pode, ainda durante a escola ou após o final do Ensino Médio,  fazer algumas coisas que irão te ajudar a tomar sua decisão com mais certeza. Confira mais sobre isso abaixo com as nossas dicas.

6 dicas para encontrar o curso ideal para você

Faça um curso online gratuito

Uma ótima maneira de provar assuntos diferentes é fazendo um curso online gratuito. Muitas universidades ao redor do mundo disponibilizam aulas e palestras sobre temas específicos que podem te ajudar a descobrir novas áreas ou a reafirmar o seu interesse por um campo que você já tenha afinidade.

Faça um curso curto ou aulas noturnas

Se você puder, tente fazer um curso curto relacionado a um curso que você já tenha interesse. Alguns exemplos são aulas noturnas, cursos de meio período ou até mesmo uma escola de verão. Isso pode ser especialmente útil se você estiver interessado em um curso mas ainda não teve, de fato, nenhum contato prático com atividades relacionadas a ele.

Tire um ano sabático

Às vezes, tirar um tempo pode realmente esclarecer as coisas. E isso não significa necessariamente passar um ano viajando e conhecendo novos lugares e culturas, e sim reservar um tempo (pode até ser menos de 1 ano) para se conhecer melhor e, quem sabe, descobrir mais sobre diferentes campos de estudos.

encontrar-o-curso-ideal

A chave para escolher o curso ideal para você é decidir tendo como base o que você realmente gosta

Leia muito sobre o(s) seu(s) curso(s) de interesse

Acha que já sabe qual é o curso ideal para você? Então leita muito sobre assuntos relacionados a ele! Pesquise livros sobre assuntos relacionados ao curso e, se for possível, você pode até conferir as listas de leitura obrigatória desse curso nas suas universidades de interesse.

Muitos departamentos inclusive os disponibilizam online para serem baixados ou podem te enviar, caso você entre em contato fazendo uma solicitação. Atenção: se você  se deparar com um livro mais denso e com muitas páginas, não desanime! Pode  ser apenas o estilo de escrita do livro em questão ou ainda um sinal de que você precisa de alguma ajuda para tornar as coisas mais claras.

Participe de feiras universitárias

Tanto quanto for possível, tente comparecer em feiras universitárias focadas em intercâmbio (agora só quando o coronavírus permitir). Muitas instituições de ensino estrangeiras costumam mandar representantes para essas feiras universitárias que são realizadas em outros países, inclusive no Brasil. O ideal nesses eventos é chegar cedo pra ter tempo de visitar todos os estandes e falar com o maior número possível de representantes universitários, tentando focar especialmente nos programas que você tem interesse. Então antes de chegar, é interessante fazer uma pesquisa em casa e ver quais universidades que estarão presentes contam os cursos que você tem interesse em fazer.

Encontre um sistema universitário flexível

Se você ainda não tem muito ideia de qual é o curso ideal para você, mas não quer atrasar a sua entrada no ensino superior, a melhor sugestão é escolher uma universidade com um sistema flexível, que permita que você explore mais de uma área de estudo ao mesmo tempo. Dessa forma você terá mais tempo e experiência prática para achar algo com que se identifique.

Se você quer estudar nos Estados Unidos, por exemplo, é importante saber que por lá é comum passar os dois primeiros anos de um curso de graduação tendo contato com uma ampla variedade de assuntos, antes de decidir, de fato, qual curso você pretende seguir. Já outras instituições oferecem diplomas duplos, que permitem estudar dois ou mais cursos diferentes. Outras ainda oferecem a possibilidade de participar de módulos de outros cursos paralelamente ao curso principal.

Universidade do Intercâmbio

Agora você já sabe o que você precisa fazer para encontrar o curso ideal. Mas para tomar essa decisão com ainda mais certeza você pode contar com o apoio da nossa mentoria especializada e de todo o nosso time de mentores que está a postos para te ajudar. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

 


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos