Nós já falamos aqui no blog sobre o que são as faculdades de Artes Liberais. Mas para refrescar sua memória, basicamente essas instituições se diferenciam das demais por oferecerem cursos de graduação de quatro anos com foco nas áreas de Humanidades, Ciências e Ciências Sociais. Além disso, também são conhecidos pela possibilidade de explorar outros interesses além da especialização acadêmica escolhida pelo estudante.

Esse tipo de formação surgiu nos Estados Unidos, que é até hoje o país onde as faculdades de Artes Liberais são mais populares, embora outros lugares do mundo também adotem a educação em Artes Liberais em menor escala.

Se você ainda está em dúvida sobre estudar em uma faculdade de Artes Liberais, separamos esses quatro motivos que podem te convencer de uma vez por todas a escolher uma instituição desse categoria. Vamos lá?

4 motivos para estudar em uma faculdade de Artes Liberais

1. Abordagem interdisciplinar da aprendizagem

Quem opta por estudar em uma faculdade de Artes Liberais pode esperar receber uma educação mais completa, além da alta probabilidade de se tornar bolsista em seu campo de estudo principal selecionado. Por conta disso, os alunos de Artes Liberais acabam muitas vezes estudando até mesmo fora de suas áreas de foco e também da sua zona de conforto.

faculdades-de-artes-liberais-Kenyon-College
Kenyon College em Ohio (Foto: Curt Smith)

Vale lembrar, no entanto, que cada faculdade de Artes Liberais pode ter uma abordagem diferente. Enquanto algumas instituições fornecem até programas sem especialização específica; outras são mais restritivas e específicas em termos de escolha de campos de especialização por parte do aluno.

Em resumo, as faculdades de Artes Liberais fornecem uma educação baseada em oportunidades mais amplas de explorar outras áreas de estudo e, ao mesmo tempo, a flexibilidade para mudar e/ou combinar distintas áreas de interesse.

2. Mais interação com o corpo docente

Os alunos internacionais podem não estar acostumados a interagir diretamente com seus instrutores, mas as faculdades de Artes Liberais tendem a ter turmas menores, o que acaba facilitando esse acesso mais direto entre estudante e professor e, consequentemente, a criação de relacionamentos mais fortes.

Por não focarem em pesquisa, e sim no conhecimento de uma ampla gama de assuntos interdisciplinares, essas instituições também exigem, por parte do aluno, um comprometimento maior em se adaptar a um ambiente de aprendizagem que exige mais interação dos alunos e discussões e debates contínuos.

3. Habilidades de pensamento crítico

Por meio de uma educação em Artes Liberais nos EUA, você também pode esperar adquirir ou desenvolver as habilidades de resolução de problemas e de pensamento crítico, com foco em “como pensar”, ao invés “do que pensar”.

Em outras palavras, essa capacidade de pensar criticamente e de forma flexível é o que contribui para as faculdades de Artes Liberais desenvolverem um tipo de educação equilibrada entre a aquisição de conhecimento e a capacidade de colaborar, resolver problemas e inovar.

Outro benefício é que os alunos desse tipo de instituição muitas vezes precisam enxergar as conexões em várias disciplinas e no mundo ao seu redor, o que ajuda a aprimorar pontos como criatividade, comunicação e habilidades de liderança, além do pensamento crítico.

faculdades-de-artes-liberais-Whitman-College
Whitman College no estado de Washington (Foto: Adamsofen)

4. Aprendizagem fora da sala de aula

Nas faculdades de Artes Liberais, os alunos estrangeiros também ganham experiência através de viagens e visitas práticas que podem ser úteis para os objetivos e oportunidades de carreira, tanto nos EUA quanto em seus países de origem; e também para complementar as experiências em sala de aula e laboratórios.

Além disso, os estudantes dessas instituições também se destacam pelo preparo que acabam adquirindo por conta do alto nível de envolvimento intercultural que experimentam através da participação em programas de tutoria, treinamentos práticos curriculares, atletismo, atividades estudantis e até mesmo na vida residencial dentro do campus.

Universidade do Intercâmbio

E aí, esses quatro motivos para estudar em uma faculdade de Artes Liberais te convenceram de uma vez por todas? Então comece a se preparar desde agora para conquistar uma vaga em uma dessas instituições! E a boa notícia é que nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer entender como funciona? Então faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.