Vai fazer o SAT e não sabe quando o teste vai ser oferecido no Brasil? Neste texto, você confere todos os dias de aplicação da prova no próximo semestre, com os prazos de inscrição e de liberação dos resultados, e ainda confere um guia do processo de inscrição, dos custos e de tudo o que deve levar em consideração antes de escolher uma das datas do SAT. Vamos lá?

Quais são as datas do SAT no Brasil?

De acordo com o College Board, organização responsável pela prova, as datas do SAT para estudantes internacionais no segundo semestre de 2022 são as seguintes:

  • 27 de agosto de 2022;
  • 1º de outubro de 2022;
  • 3 de dezembro de 2022.

Quanto aos prazos de inscrição e à liberação das notas, as datas do SAT são as seguintes:

Data da prova

Prazo de inscrição

Liberação das notas (estimado)

27/08/2022

29/07/2022

09/09/2022

01/10/2022

02/09/2022

14/10/2022

03/12/2022

03/11/2022

16/12/2022

Como você pode ver, as provas são sempre aplicadas aos sábados. Em geral, o College Board oferece de cinco a sete datas ao longo do ano — ou seja, tenha em mente que essas datas listadas aqui são só as que estão previstas para o segundo semestre de 2022. No ano que vem, você terá outras opções de datas do SAT.

1-datas-do-sat-2021
(Kyrie Kim/Unsplash)

Como escolher uma das datas do SAT?

É muito importante que você escolha uma das datas do SAT que funcione bem para as suas necessidades específicas. Aqui estão quatro fatores que você deve levar em consideração antes de fazer a sua inscrição:

1. Quando são os prazos da universidade para a qual você vai aplicar?

De longe, o fator mais importante é o deadline de inscrição para as universidades e faculdades. Nos Estados Unidos, a maioria dos prazos termina em 1.º de janeiro (para a regular decision) e em 1.º ou 15 de novembro (para early action e early decision).

O College Board envia automaticamente as pontuações do SAT para as instituições de ensino que você escolher, começando um dia antes da liberação da nota para consulta na internet (ou entre aproximadamente três e cinco semanas após as datas do SAT). 

No entanto, nem todas as universidades processam as pontuações imediatamente. Na verdade, algumas podem levar uma semana ou mais para computar as notas recebidas. Como resultado, você pode ter que esperar até seis semanas após a data do teste para que as instituições para as quais aplicou processem oficialmente sua nota do SAT.

E isso nem inclui o tempo extra necessário para processar pedidos de envio de relatórios de pontuação adicionais (se você tiver mais de quatro universidades para as quais deseja enviar suas notas). Esse pedido dos relatórios adicionais pode levar pelo menos mais uma ou duas semanas depois que as pontuações forem liberadas.

Portanto, como regra, não faça o SAT menos de cinco ou seis semanas antes do prazo de aplicação para as faculdades da sua lista. Se você for solicitar relatórios de pontuação adicionais depois que suas pontuações forem publicadas, opte por datas de teste mais de sete ou oito semanas antes dos deadlines.

Lembre-se de que se as universidades não receberem ou processarem suas pontuações no SAT a tempo, sua inscrição pode ser indeferida! Portanto, planeje bem!

2. Quantas vezes você pretende fazer o SAT?

Você também deve considerar se deseja refazer o SAT, caso não obtenha as pontuações necessárias para a faculdade que escolheu. Normalmente o recomendado é fazer o SAT pelo menos duas vezes (ou até três), dependendo dos seus objetivos e, claro, das suas condições. 

Nesse caso, aqui está uma programação sugerida:

  1. Fazer o SAT no primeiro semestre do segundo ano do Ensino Médio;
  2. Fazer o SAT pela segunda vez no segundo semestre do segundo ano do Ensino Médio;
  3. Fazer o SAT pela última vez no primeiro semestre do terceiro ano do Ensino Médio.

Se você fizer o seu primeiro SAT no segundo semestre do segundo ano, em vez de no primeiro, ainda tem muitas oportunidades de refazer a prova mais uma ou duas vezes. Você poderia, por exemplo, fazer o teste em datas separadas no primeiro semestre do terceiro ano.

Dito isso, evite se inscrever para datas do SAT consecutivas ou muito próximas, especialmente no último ano do Ensino Médio. Emendar muitos SATs não te dá quase nenhum tempo para estudar e provavelmente não vai aumentar sua nota consideravelmente.

Além disso, tentar equilibrar a preparação durante o ano letivo com as aulas e os trabalhos da escola é uma tarefa bastante estressante. Portanto, distribua as datas do SAT da melhor maneira possível para você.

3. Quanto tempo de estudo você precisa?

Antes de se inscrever no SAT, decida por quanto tempo você vai precisar se dedicar aos estudos. Normalmente, o recomendado é reservar de três a seis meses para a preparação para a prova. Essa quantidade de tempo permite que você distribua bem suas sessões de estudo, para que esteja estudando de forma consistente, mas sem se cansar.

Mais importante, porém, é ter um número suficiente de horas de estudo. O número de horas que você terá que gastar estudando depende do número de pontos que você gostaria de atingir ou melhorar na sua nota do SAT. 

Uma boa forma de determinar isso é fazendo um simulado antes de começar os estudos em si, e também pesquisar as notas dos estudantes aceitos em anos anteriores nas universidades para as quais você quer aplicar.

Abaixo está o número (aproximado) de horas de estudo necessárias para fazer as seguintes melhorias na sua pontuação do SAT:

  • Melhoria de 0-30 pontos: 10 horas
  • Melhoria de 30-70 pontos: 20 horas
  • Melhoria de 70-130 pontos: 40 horas
  • Melhoria de 130-200 pontos: 80 horas
  • Melhoria de 200-330 pontos: 150 horas+

Como você pode ver, quanto maior o número de pontos que você deseja obter, mais horas você precisa para estudar. Infelizmente, nem todo mundo tem muito tempo para se dedicar inteiramente à preparação para o SAT. No mínimo, então, tente separar 10 horas para a sua preparação.

Se você tem só cerca de um mês antes do dia do teste, ainda pode fazer grandes melhorias na sua pontuação, desde que esteja disposto(a) a se esforçar. Você também pode usar nossas dicas e estratégias para se sair bem na prova.

4. Você tem algum compromisso?

Finalmente, considere suas próprias obrigações e compromissos. Existe algo que você não pode reprogramar e que vai ocorrer em uma das datas do SAT? Você tem algum compromisso em andamento (escolar ou outro) que pode te impedir de se concentrar na preparação para o teste? As obrigações podem ser qualquer coisa, desde trabalhos escolares e preparação para o ENEM, a torneios esportivos e férias em família.

Antes de escolher uma data para o teste, certifique-se de estar bem ciente de sua programação. O recomendado é usar uma agenda ou planilha para anotar qualquer grande período de tempo durante o qual você estará muito ocupado(a) para estudar para o SAT.

No final das contas, se uma das datas do SAT não funcionar para você, escolha outra para a qual você terá menos obrigações no período anterior.

Como me inscrever para o SAT?

Agora que você já sabe as datas do SAT, confira o passo a passo para se registrar para fazer a prova:

Primeiro, acesse o site do College Board e clique no botão amarelo “Register Now” ("Inscreva-se agora") ou no link "Register for the SAT" ("Inscreva-se no SAT"). Se você ainda não tiver uma conta do College Board, esse é o momento ideal para criar uma.

2-datas-do-sat-2021
(Reprodução/College Board)

Depois de entrar na sua conta do College Board, você será direcionado para a página "My SAT", que tem essa aparência:

3-datas-do-sat-2021
(Reprodução/College Board)

No lado direito da página, há um botão azul que diz "Register for the SAT" (ou "Register for another SAT", caso já tenha feito a prova outra vez). Clique neste botão.

Agora você deve estar na página abaixo. De acordo com o College Board, o processo de inscrição leva cerca de 30 a 40 minutos (a seguir você vai descobrir o motivo de o processo de registro pode ser tão demorado) Clique no botão para continuar.

4-datas-do-sat-2021
(Reprodução/College Board)

Agora começa o longo questionário. Algumas partes são importantes, outras não. Abaixo vamos apontar o que você pode ignorar e no que deve prestar atenção.

  • Personal Information (informações pessoais): muito importante. É assim que o College Board vai “rastrear” o seu teste e o vinculá-lo a você. Certifique-se de que todas as informações nessa parte estão corretas!

5-datas-do-sat-2021
(Reprodução/College Board)

  • Demographics (demografia): não é importante. O College Board usa essas informações para obter estatísticas sobre os participantes do teste. Tudo isso é opcional e não tem impacto sobre sua pontuação ou admissão na faculdade.
  • Create Student Profile (criar perfil de estudante): não é importante. Essa seção inteira consome muito tempo e energia, mas nada disso é importante para sua pontuação na prova. O College Board compartilha essas informações com as universidades para elas poderem enviar e-mails de spam para você. Se você gostar de receber esse tipo de mensagem no seu e-mail ou quiser aprender sobre universidades que talvez não conheça, então preencha. Caso contrário, isso vai consumir muito tempo, e não vai aumentar suas chances de entrar em uma faculdade, já que tudo depende da aplicação oficial.

6-datas-do-sat-2021
(Reprodução/College Board)

Para reiterar, não vale a pena perder tempo preenchendo as seguintes subseções:

  • College Board Programs
  • GPA/Rank
  • Course Work
  • Activities
  • College Plans

Se você está sem tempo, a recomendação é deixar tudo em branco e, em vez disso, usar seu tempo extra para se preparar para o SAT.

Quando você chegar à seção 3, intitulada "Select Test & Center", você vai estar na parte que realmente importa.

A primeira página, “Terms & Conditions” (“Termos e Condições”), descreve as políticas com as quais você concorda ao fazer o SAT. O texto é longo, mas basicamente se resume a isso:

  • Você promete não trapacear no SAT. 
  • Você promete não usar o celular durante o teste e entende que não tem permissão para discutir perguntas ou respostas a qualquer momento.
  • Você é quem diz ser, e ninguém mais está fazendo o teste por você.

7-datas-do-sat-2021
(Reprodução/College Board)

Depois, você chegará à página “Choose Your Test Center”. Aqui, você deve selecionar uma das cidades do Brasil onde o teste é oferecido.

Em seguida, você precisará enviar uma foto sua. Esse é um passo importante, então certifique-se de seguir as instruções sobre as fotos. Desta forma, você não terá que se registrar novamente, caso o College Board acabe rejeitando a imagem por algum motivo.

E esse é todo o processo de inscrição para fazer o SAT! Se você pular as seções que indicamos, pode reduzir o processo de 30 para cinco minutos.

Quanto custa o SAT?

Aqui estão os custos de inscrição para o SAT e algumas outras taxas:

Taxa

Do que se trata?

Valor

Taxa de inscrição (Registration Fee)

A taxa padrão cobrada cada vez que você faz o teste.

US$ 60

Taxa de alteração (Change Fee)

Cobrada se você alterar o local, a data ou o tipo de teste.

US$ 25

Pergunta e respostas (Question and Answers)

Um serviço opcional que envia as perguntas do teste e as respostas corretas (útil para ver quais erros você cometeu).

US$ 16

Taxas internacionais (International Fees)

Taxa adicional cobrada se você estiver fazendo o teste fora dos Estados Unidos.

US$ 43 [Brasil]

Além das taxas referentes à inscrição, há também as taxas ligadas ao envio das notas para as universidades:

Taxa

Do que se trata?

Valor

Relatórios de pontuação grátis

O número de relatórios gratuitos que você obtém ao se registrar para o teste.

4 relatórios gratuitos, no prazo de 9 dias após o teste.

Custo por universidade

Valor cobrado por cada relatório adicional que você enviar a uma universidade, além dos seus relatórios gratuitos.

US$ 12 por universidade

Relatórios urgentes

Envio rápido de relatórios de pontuação.

US$ 31 por universidade

Comece agora a se preparar para o SAT!

Agora que você já sabe as datas do SAT, que tal começar a se preparar para arrasar na prova e conquistar uma oportunidade internacional? Para isso, você pode contar com as aulas do programa M60. Clique aqui para fazer o seu teste de perfil e se tornar um de nossos mentorados! Mas corre que as vagas são limitadas, hein?