BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Harvard Business School: conheça uma das melhores escolas de negócios do mundo

Todo mundo sabe que Harvard é uma das melhores universidades do mundo. Mas você sabia que essa instituição americana também conta com uma das melhores escolas de negócios do planeta? Estou falando da Harvard Business School (HBS), uma escola de pós-graduação que oferece cursos de MBA, doutorado e diversos programas educacionais executivos. No texto de hoje você vai descobrir tudo sobre ela!

Como surgiu a Harvard Business School?

A Harvard Business School foi fundada em 1908, mas inicialmente fazia parte da Faculdade de Humanidades de Harvard. Ela recebeu o status de independente dois anos depois, em1910, e tornou-se uma unidade administrativa separada em 1913.

100 cursos online e gratuitos de Harvard com certificado

A ideia original da escola era fornecer uma formação em Diplomacia e Serviços Governamentais, seguindo um modelo já utilizado na época pelo Institut d'études politiques de Paris (conhecida também como Sciences Po). Portanto, em seus primeiros anos, eram oferecidos apenas diplomas de mestrado na área de humanidades, com especialização em administração de empresas.

A Harvard Business School foi pioneira no desenvolvimento do método de ensino de casos, no qual eram utilizadas descrições de eventos reais nas organizações que eram analisados e solucionados pelos alunos. Não é à toa que, desde o seu início, a escola manteve relações estreitas com o mundo corporativo.

(Foto: Florian Pilz/Flickr)

Quais são os cursos da Harvard Business School?

MBA

O MBA (Master in Business Administration) da Harvard Business School é, com certeza, o seu programa mais conhecido. Tem duração de 2 anos e alia o método de estudo de casos com análise de campo para promover uma educação pautada no pensamento, prática e reflexão.

Como um MBA no exterior pode mudar a sua carreira?

O currículo obrigatório no primeiro ano do curso estabelece uma base comum nas práticas fundamentais do mundo dos negócios, incluindo finanças, marketing, liderança, negociação, operações e estratégia. Além de adquirir habilidades analíticas e quantitativas específicas, os alunos se acostumam aos padrões de comunicação e colaboração do programa.

Nesse primeiro ano, o currículo inclui às seguintes áreas de estudo obrigatórias (divididas em dois semestres):

  • Liderança e Comportamento Organizacional
  • Marketing
  • Negócios, Governo e Economia Internacional
  • Gestão de Tecnologia e Operações
  • Análise e Controle Financeiro
  • Programas Intensivos Curtos
  • Estratégia
  • Empreendedorismo/Gestão
  • Finanças 1 e 2
  • Liderança e Responsabilidade Corporativa
  • Imersão Global

Já no segundo ano do programa, que tem uma perspectiva mais aberta, os participantes devem escolher as disciplinas eletivas que mais os interessam, mas sempre pensando em desenvolver os conceitos aprendidos a partir do currículo obrigatório do primeiro ano. As opções são várias e você pode consultar todas elas aqui

Nessa fase podem ser escolhidos até cinco disciplinas por semestre, inclusive de outros programas de pós-graduação de outras duas escolas renomadas – a Sloan School of Business do MIT e a Fletcher School of Law and Diplomacy da Universidade Tufts.

Doutorados

Além do MBA, a Harvard Business School também oferece programas de PhD. Os alunos de doutorado da escola têm acesso tanto aos recursos da HBS quanto de Harvard como um todo. Inclusive o currículo do programa de doutorado exige que os estudantes façam disciplinas na Harvard Business School e em outros departamentos disciplinares da instituição.

Atualmente são oferecidos oito programas de PhD na HBS:

Programas executivos

A Harvard Business School também oferece uma série de programas executivos para indivíduos e organizações em diversas áreas de conhecimento nas modalidades presencial e online. As áreas cobertas por esses programas são: 

  • Transformação Digital
  • Negócios Familiares
  • Finanças
  • Gestão Geral
  • Governança
  • Cuidados de Saúde
  • Inovação 
  • Liderança 
  • Marketing e Vendas
  • Negociação e Tomada de Decisão
  • Empresas Sociais e Organizações Sem Fins Lucrativos
  • Estratégia

Como funciona o processo seletivo da Harvard Business School?

Como já é de se esperar, conseguir uma vaga nos programas de MBA e PhD da Harvad Business School não é tão fácil assim. A taxa média anual de aceitação por lá é de cerca de 12%. Ou seja, apenas 12% de todas as pessoas que se candidatam à uma vaga na instituição recebem a sonhada aprovação. 

No MBA, o processo seletivo é dividido em três etapas. Na primeira, os candidatos devem fazer uma inscrição online e enviar um série de documentos, como histórico de notas da graduação; resultado do GRE/GMAT; resultado do TOEFL, IELTS ou PTE; essay; currículo; e duas cartas de recomendação. Na segunda etapa os candidatos pré-selecionados passam por uma entrevista e, na terceira, devem escrever um texto final de reflexão sobre o processo de seleção. 

Nos programas de PhD, o processo seletivo é bastante semelhante, com a diferença que são exigidas três cartas de recomendação ao invés de duas. Também não há a necessidade da terceira etapa. Saiba mais informações sobre isso aqui.

Nos dois casos é necessário pagar uma taxa de inscrição não-reembolsável ($250 para o MBA e $105 para o PhD). Da mesma forma, também nos dois casos é possível pedir isenção do pagamento dessa taxa, desde que seja possível comprovar a impossibilidade financeira de arcar com esse custo. 

Já os programas executivos têm um processo de admissão mais simplificado, mas não menos competitivo. E mesmo nesse caso é necessário comprovar proficiência em inglês e providenciar uma carta de recomendação. Saiba mais informações aqui

(Foto: Dariusz Jemielniak/Flickr)

Quanto custa estudar na Harvard Business School?

As taxas do MBA de Harvard são elevadas, e só o valor da tuition chega próximo aos 74 mil dólares (mais precisamente $73,440), fora outros gastos com seguro saúde, acomodação e despesas do dia a dia. Você pode conferir a descrição completa dos gastos aqui. A boa notícia é que a instituição oferece ótimas bolsas baseadas em necessidade financeira com valores que variam entre 30 e 70 mil dólares.

8 bolsas de MBA incríveis em universidades estrangeiras

Já nos programas de PhD, todos os alunos, independentemente de situação econômica e histórico acadêmico, recebem uma bolsa que inclui mensalidades, taxas de saúde e um auxílio único para despesas ($43.860 na turma de 2020-2021). Essa bolsa tem duração total de 5 anos. 

Os programas executivos têm diferentes durações e valores. O curso de Execução Estratégica, por exemplo, custa $1750 e têm duração de 6 semanas. Já o curso de Estratégias Sustentáveis para Negócios dura 3 semanas e tem o valor de $1050. Confira a lista dos cursos com os respectivos preços aqui

Desempenho nos rankings

Quando falamos que a Harvard Business School é uma das melhores escolas de negócios do mundo, não estamos exagerando! Por exemplo, no Global MBA Rankings 2021, uma pesquisa feita pela QS World University, o MBA de Harvard ocupa a 4ª posição mundial, ficando atrás apenas de outras três instituições americanas: Stanford Graduate School of Business (1ª), Wharton School da Universidade da Pensilvânia (2ª) e MIT Sloan School of Management (3ª). 

Já no QS Graduate Employability Ranking, que avalia quais universidades produzem os pós-graduados mais desejados pelo mercado de trabalho, Harvard ocupa a quinta posição, atrás de MIT, Stanford, UCLA e Universidade de Sydney, respectivamente. 

Universidade do Intercâmbio

E aí, agora bateu aquela vontade de estudar na Harvard Business School? Pois saiba que para isso você precisa se preparar, e muito! A boa notícia é que nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazero nosso teste de perfil e entrar para o nosso seleto time de mentorados

 

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

25 Mar 2021

Postagens recentes