O crescimento da população hispânica nos Estados Unidos disparou nas últimas décadas, e os hispânicos agora constituem a maior minoria racial ou étnica do país, de acordo com os dados do Censo dos EUA. Com esse crescimento, surgiu também o temo Hispanic Serving Institutions. Mas o que é isso?

Por definição, as Hispanic Serving Institutions (ou HSIs) são faculdades ou universidades onde os alunos hispânicos representam pelo menos 25% do corpo discente equivalente em tempo integral, de acordo com o Departamento de Educação dos EUA, que também é responsável por certificá-las como tal.

Hispanic-Serving-Institutions-Santa-Barbara
Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (Foto: Jay May/Wikimedia)

O grande diferencial é que, ao serem reconhecidas como Hispanic Serving Institutions, essas universidades e faculdades se qualificam para competir por programas de bolsas reservadas especificamente para essa categoria. Esses fundos permitem que essas instituições recrutem, apoiem e orientem alunos hispânicos.

De certa forma, os HSIs podem ser considerados semelhantes às faculdades e universidades historicamente negras, com um histórico de participação de populações minoritárias que muitas vezes foram mal atendidas em instituições predominantemente brancas. No entanto, ao contrário dessas, que foram fundados especificamente para estudantes negros em meio à segregação, muitas Hispanic Serving Institutions simplesmente experimentaram um crescimento significativo no número de matrículas de alunos hispânicos ao longo do tempo.

Quantas Hispanic Serving Institutions existem nos EUA?

De acordo com a Hispanic Association of Colleges and Universities (HACU), 539 instituições americanas são reconhecidas como Hispanic Serving Institutions, e esse número inclui escolas localizadas em Porto Rico e community colleges. Já o Departamento de Educação dos EUA, por outro lado, reconhece cerca de 400 instituições.

O que é a Universidade da Califórnia?

Alguns estados, como Califórnia e Texas, têm um grande número de HSIs, enquanto outros ainda ficam bem atrás nesse quesito. Além disso, alguns estados não têm HSIs, mas têm instituições que estão se aproximando dessa designação, de acordo com o site da HACU.

Quais são as melhores Hispanic Serving Institutions dos EUA?

Entre as universidades e faculdades classificadas como Hispanic Serving Institutions, as que ocupam as melhores posições nos rankings de avaliação internacional são:

  • Universidade da Califórnia em Santa Bárbara
  • Universidade da Califórnia em Irvine
  • Universidade da Califórnia em Davis
  • Universidade da Califórnia em Santa Cruz
  • Universidade da Califórnia em Merced
  • Universidade da Califórnia em Riverside
  • Universidade do Arizona
  • Universidade Estadual do Michigan
  • Universidade do Texas A&M
  • Universidade Loyola Marymount 

Por que os alunos devem considerar as Hispanic Serving Institutions?

Esse é uma pergunta bem ampla, uma vez que as Hispanic Serving Institutions são um conjunto diversificado de instituições, que vão desde community colleges a universidades de pesquisa em ambientes urbanos e rurais.

Hispanic-Serving-Institutions
Universidade do Texas A&M (Foto: Stu Seeger/Flickr)

Então o que de fato irá pesar nesse ponto são as suas metas educacionais ao escolher uma universidade ou faculdade. Você deve procurar instituições com programas que se alinham com seus objetivos de carreira; oportunidades de mentoria e estágio; financiamento e bolsas estudantis; e recursos no campus.

Outro fator importante sobre as Hispanic Serving Institutions é que elas geralmente atendem a uma ampla gama de alunos, incluindo estrangeiros, o que propicia um ambiente convidativo para o aprendizado de outras culturas e pontos de vista.

O que é hispânico nos Estados Unidos?

Não existe um consenso 100% definido sobre o que é ser hispânico nos Estados Unidos. Mas, de modo geral, pode-se dizer que hispânicos são todos aqueles provenientes (ou descendentes) de países cujo idioma principal é o espanhol. Entram nesse grupo Argentina, Espanha, Colômbia, Peru e México, entre outros. Ou seja, os brasileiros não seriam considerados como hispânicos, mas sim como latinos, por serem de um país localizado na América Latina.

Para ficar mais claro, pense sempre nessa comparação:

  • México é um país hispânico e latino
  • Brasil não é um país hispânico mas é latino
  • Espanha é um país hispânico mas não é latino

Universidade do Intercâmbio

E aí, você já tinha ouvido falar nas Hispanic Serving Institutions? Ficou com vontade de estudar em alguma delas? Se sim, você pode se preparar para isso com a nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.