As faculdade e universidades historicamente negras são uma característica única do cenário do ensino superior nos Estados Unidos, sendo encontradas principalmente na parte sul do país. Conhecidas pela sigla HCBUs, elas são instituições de ensino superior que foram criadas antes da Lei dos Direitos Civis de 1964 com a intenção de fornecer educação para a comunidade afro-americana. Isso ocorreu porque, antes do estabelecimento dessa lei, os afro-americanos não tinham permissão para estudar na maioria das escolas, faculdades e universidades do país, que eram exclusivas para brancos.

O que é a Black Ivy League?

Hoje, embora a maioria dos estudantes que frequentam as HCBUs sejam afro-americanos, a diversidade nos corpos estudantis aumentou ao longo do tempo. 1/5 da população universitária dessas instituições é formada por estudantes hispânicos, brancos, asiáticos, nativos americanos e americanos originários das ilhas do Pacífico. Vale lembrar, também, que muitas dessas universidades são escolas privadas de Artes Liberais.

Ficou curioso(a) sobre esse assunto? Então vamos conhecer agora as melhores universidades historicamente negras dos Estados Unidos!

10 melhores universidades historicamente negras dos EUA:

Spelman College

O Spelman College é uma faculdade particular de Artes Liberais para mulheres localizada em Atlanta, no estado da Geórgia. Muitas mulheres bem-sucedidas dentro do cenário americano estudaram por lá. Alguns exemplos são a famosa escritora Alice Walker, vencedora do prêmio Pulitzer; Evelynn M. Hammonds, ex-reitora da Harvard College e Rosalind Brewer, a primeira CEO afro-americana do Starbucks. A faculdade tem, atualmente, estudantes de 41 estados americanos e 15 países. 

A-Spelman-College-é-uma-das-Universidades-historicamente-negras-dos-EUA

A instituição é a casa do The Spelman College Museum of Fine Art, o único museu nos Estados Unidos dedicado à arte feita por mulheres durante o período da diáspora africana.

Howard University

A Howard University é uma faculdade particular co-educacional localizada em Washington, D.C. É categorizada pela Carnegie Foundation como uma universidade de pesquisa de alta produção, sendo considera líder no estudo das disparidades de saúde entre minorias étnicas nos Estados Unidos. É uma das mais famosas universidades historicamente negras dos EUA a nível internacional.

É particularmente conhecida pelos estudos nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. E, além disso, é considerada uma das principais produtoras de graduados afro-americanos que optam por cursos de doutorado em Ciência e Engenharia.

A-Howard-University-é-uma-das-Universidades-historicamente-negras-dos-EUA

Alguns dos ex-alunos famosos são a atriz Taraji P Henson; Kamala Harris, atual vice-presidente dos EUA;  o autor e jornalista Ta-Nehisi Coates e a escritora Toni Morrison, vencedora dos prêmios Nobel e Pulitzer.

Hampton University

A Hampton University foi fundada em 1868 e está localizada em Hampton, Virginia. É o lar do Hampton University Museum, o mais antigo museu afro-americano dos EUA e o primeiro criado no estado da Virgínia.

O campus da instituição, que se localiza nas margens do rio Hampton, é um distrito de referência nacional dos EUA, sendo oficialmente reconhecido pelo governo pelo seu significado histórico.

A-Hampton-University-é-uma-das-Universidades-historicamente-negras-dos-EUA

Os edifícios nesta área incluem a Mansion House, o Marquand Memorial Chapel e o Virginia Hall.A instituição conta com uma proporção de 10 alunos para cada professor, uma média abaixo da nacional, que é de 18 estudantes para cada professor.

Xavier University of Louisiana

A Xavier University of Louisiana é a única instituição católica entre as universidades historicamente negras dos EUA, tendo sido criada em 1925, em Nova Orleans, capital do estado da Louisiana. Se destaca, principalmente, em cursos ligado à área da Ciência.

A-Xavier-University-of-Louisiana-é-uma-das-Universidades-historicamente-negras-dos-EUA

O campus da universidade é conhecido como “Cidade Esmeralda” porque muitos dos seus edifícios têm telhados verdes. Alguns exemplos são o Living Learning Cente, o Katharine Drexel Hall e a Xavier University Library.

Tuskegee University

O campus da Tuskegee University foi projetado pelo arquiteto Robert Robinson Taylor, o primeiro afro-americano a se formar no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

A universidade oferece 40 programas de bacharelado, 17 programas de mestradoe 5 de doutorado, além de um programa profissional de 5 anos em Arquitetura. E a melhor parte é que quase 90% dos estudantes da instituição recebem algum tipo de apoio financeiro.

A-Tuskegee-University-é-uma-das-Universidades-historicamente-negras-dos-EUA

A Tuskegee University é a principal instituição formadora de engenheiros aeroespaciais afro-americanos, além de ser um dos principais produtores de graduados em Engenharia afro-americanos. Um dos ex-alunos mais conhecidos da universidade é o cantor Lionel Richie, um dos mais famosos do país.

Morehouse College

Considerada a única HCBU exclusivamente masculina dos Estados Unidos, o Morehouse College é uma faculdade de Artes Liberais fundada no porão de uma igreja batista em Augusta, no estado da Geórgia, em 1867. O atual nome, no entanto, só foi definido anos mais tarde, em 1913, após a mudança para Atlanta em 1879 e a adoção de outros nomes, como Atlanta Baptist College, em 1897. O ex-aluno mais notável da instituição é Martin Luther King, que se formou por lá em 1948. 

universidades-historicamente-negras-Morehouse-College

Fisk University

Fundada em 1866, a Fisk University é a instituição de ensino superior mais antiga de Nashville, no estado do Tennessee. Em 1930, também foi a primeira universidade afro-americana a ser credenciada pela Southern Association of Colleges and Schools, uma das seis organizações regionais de credenciamento reconhecidas pelo Departamento de Educação dos Estados Unidos e pelo Conselho de Credenciamento do Ensino Superior.

A escola tem vários ex-alunos notáveis ​​que foram líderes intelectuais e cívicos proeminentes, como o sociólogo W.E.B. Du Bois e a jornalista Ida B. Wells.

universidades-historicamente-negras-Fisk

Claflin University

Localizada em Orangeburg, na Carolina do Sul, e fundada em 1869, a Claflin University é uma pequena faculdade de Artes Liberais afiliada à Igreja Metodista que afirma ser a primeira escola no estado aberta a todas as raças.

Como uma das primeiras escolas abertas para mulheres e estudantes negros, a instituição também afirma que pelos seus corredores passaram duas das cincos primeiras mulheres negras do mundo a receberam diplomas universitários: Alice Jackson Moorer e Annie Thortne Holmes, ambas graduadas em 1884.

universidades-historicamente-negras-Claflin-University

Florida A&M University

A Florida A&M University foi fundada em 1887 na cidade de Tallahassee, ainda com o nome de State Normal College for Colored Students, com apenas 15 alunos e dois instrutores.

Atualmente, já com o seu nome atual, a Florida A&M University é reconhecida principalmente por sua escola de Farmácia e também como uma instituição líder na concessão de diplomas de bacharelado e doutorado para estudantes negros.

universidades-historicamente-negras-FAMU

Alguns dos ex-alunos mais notáveis da universidade são a tenista e golfista Althea Gibson; o velocista medalhista de ouro olímpico Bob Hayes, e a repórter da Fox Sports Pam Oliver.

North Carolina Agricultural and Technical State University

Fundada em 1890 em Greensboro, a North Carolina Agricultural and Technical State University é uma universidade que está entre as maiores produtoras de engenheiros negros dos Estados Unidos, de acordo com o site da instituição. Também é reconhecida como uma das universidades públicas mais antigas do país.

Ex-alunos bem conhecidos incluem o ativista dos direitos civis Reverendo Jesse Jackson e Michael Regan, que foi recentemente nomeado pelo presidente Joe Biden para ser o administrador da Agência de Proteção Ambiental.

universidades-historicamente-negras-Dudley-Memorial-Building

Universidade do Intercâmbio

Você já conhecia alguma dessas universidades historicamente negras dos Estados Unidos? Provavelmente não porque elas não são muito conhecidas aqui no Brasil. Isso não impede, no entanto, que elas sejam instituições de ensino de excelência que superaram todos os anos de segregação nos Estados Unidos e sobreviveram para contar essa história e formar profissionais qualificados de todas as raças.

Deu vontade de estudar em alguma delas? Então clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil para conhecer a nossa mentoria especializada. Podemos te ajudar a conquistar sua vaga lá fora!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.