Você já pensou em fazer o seu intercâmbio na Holanda? Esse pequeno país europeu tem uma das melhores qualidades de vida do mundo e uma alta concentração de universidades de ótima qualidade. Só para você ter uma ideia, no ranking da QS World Universities 2021, a terra das tulipas e dos canais conta com 13 universidades entre as 400 melhores do mundo, o que é um ótimo resultado considerando o tamanho da população holandesa. Mas quais serão as melhores cidades para estudar na Holanda? É isso que você vai descobrir agora!

Melhores cidades para estudar na Holanda: Amsterdam

Não tem como fazer uma lista de melhores cidades para estudar na Holanda sem começar pela incrível Amsterdam, a capital do país. Famosa por seus canais e museus, essa é uma ótima opção principalmente para estudantes de Artes, História e outros campos relacionados ao mundo da cultura. A Casa de Anne Frank e o Museu Van Gogh são apenas dois dos pontos turísticos que você pode explorar depois de iniciar seus estudos na cidade.

A Universidade de Amsterdam é a maior instituição de ensino superior da Holanda em número de alunos e a segunda melhor em desempenho acadêmico, ocupando a 61ª posição no ranking geral da QS. Os estudantes internacionais podem encontrar um grande número de programas ministrados em inglês em várias áreas distintas na universidade.

cidades-para-estudar-na-holanda-amsterdamOutra instituição de alta reputação na cidade é a Universidade Livre de Amsterdam, que também oferece um bom número de cursos ministrados em inglês e ocupa a 236ª colocação no mesmo ranking.

Como você já deve saber, Amsterdam também é bastante conhecida pela popularização do uso de bicicletas pela maior parte da população. Se você for bom de pedalada essa é uma ótima forma de economizar dinheiro no fim do mês, já que você não precisará gastar com transporte público no dia a dia.

Considerada a capital financeira da Holanda, o custo de vida em Amsterdam é mais caro que no restante do país e esse, basicamente, é o seu principal ponto negativo. Por outro lado, você ficará encantado em saber que a comunidade local é liberal e completamente open minded. Ou seja, tolerância, diversidade e respeito são coisas fundamentais para os cidadãos da cidade.

Melhores cidades para estudar na Holanda: Rotterdam

Rotterdam é a segunda maior cidade da Holanda, além de ser a casa do maior porto de toda a Europa. É o lar de uma população diversificada e tem um estilo de vida mais agitado e urbano que a maioria das cidades do país, o que pode ser visto inclusive na sua arquitetura mais moderna.

Isso se deve ao fato de Rotterdam ter sido praticamente completamente destruída na Segunda Guerra Mundial. Mas o que poderia ser motivo apenas de tristeza e tragédia serviu de estímulo para uma total reinvenção e o resultado é uma cidade modelo e contemporânea  com uma riquíssima cena cultural, especialmente na música.

cidades-para-estudar-na-holanda-rotterdam

As universidades de Rotterdam também são amplamente conhecidas por seus programas populares e pela formação de profissionais altamente competentes.  A Universidade Erasmus de Rotterdam, por exemplo, é famosa pelos seus programas nas áreas de Marketing e Negócios. É a oitava melhor universidade do país (197ª no mundo) e os estudantes formados por lá encontram várias oportunidade de trabalho e estágio, já que a cidade é o lar de várias empresas internacionais.

Rotterdam é, de modo geral, uma ótima opção para quem quer ter uma vida mais cosmopolita. E, apesar do custo de vida não ser dos mais baratos do país, oferece um bom número de acomodações econômicas para estudantes estrangeiros.

Melhores cidades para estudar na Holanda: Haia

Haia, ou Den Haag, é o centro das decisões judiciais da Holanda (e também do mundo!), sendo a casa do Tribunal Internacional de Justiça das Nações Unidas e do Tribunal Penal Internacional. Por lá também ficam a sede do governo holandês e o Palácio Noordeinde, que pertence a família real holandesa.

cidades-para-estudar-na-holanda-the-hague

Viver em Haia significa ter uma vida bastante comoda, já que a cidade fica bem próxima de outros centros importantes (como Rotterdam, Leiden e Amsterdam) e tem uma ótima oferta de comércio e atrações culturais. A principal instituição de ensino na cidade é a Universidade de Ciências Aplicadas de Haia.

Melhores cidades para estudar na Holanda: Leiden

Uma pequena cidade situada entre Haia e Amsterdã, Leiden é um lugar encantador que atrai um grande número de estudantes internacionais. Assim como a capital, em Leiden você também irá encontrar vários canais pitorescos e edifícios históricos. Outra grande vantagem é a proximidade com os centros financeiros e políticos do país, já que fica a apenas 30 minutos de Amsterdam e 15 minutos de Haia.

cidades-para-estudar-na-holanda-leiden

A Universidade de Leiden, fundada em 1575, é um dos pilares da educação holandesa, especialmente nos campos do Direito e das Ciências Sociais. Sendo a universidade mais antiga da Holanda, por lá já passaram diversos nomes importantes na história do país, como o famoso pintor Rembrandt e vários membros da família real holandesa, inclusive o atual Rei Guilherme Alexandre. Segundo a QS, é a sexta melhor universidade da Holanda, ocupando a 128ª posição no ranking mundial.

Melhores cidades para estudar na Holanda: Groningen

Na parte norte da Holanda, você encontrará uma cidade incrível com muito a oferecer: Groningen. Para começar, cerca de 30% da população é formada por jovens estudantes. Portanto, se você escolher essa cidade como o seu destino, se deparará com um lugar bastante dinâmico e multicultural, com boas ofertas de opções culturais e atividades de lazer.

Em termos de universidades, o grande destaque da cidade é a Universidade de Groningen (fundada em 1614), que é a segunda mais antiga do país. A instituição é uma grande pioneira, tendo sido o local de formação do primeiro astronauta, da primeira aluna mulher e da primeira professora da Holanda. É a sexta melhor universidade do país (128ª no mundo). Sim, as universidade de Groningen e de Leiden estão empatadas no ranking!

cidades-para-estudar-na-holanda-groningen

Também é uma das cidades mais amigáveis ​​para ciclistas do mundo, devido principalmente às suas ciclovias seguras e as características planas do relevo. No entanto, Groningen também oferece muitas coisas fora das salas de aula, já tendo sido eleita por várias vezes como a cidade com o melhor city center da Holanda.

Melhores cidades para estudar na Holanda: Eindhoven

Sede da mundialmente famosa Philips, Eindhoven é o centro de engenharia e tecnologia da Holanda. E, como tal, é marcada por várias iniciativas inovadoras tanto  no campo tecnológico quanto em sua arquitetura.

Sua universidade mais popular, a Universidade Tecnológica de Eindhoven, tem uma ótima reputação internacional, principalmente em seus programas de Arquitetura, Engenharia e Design.  É considerada a quarta melhor universidade do país e a 120º melhor do mundo.

cidades-para-estudar-na-holanda-eindhoven

Melhores cidades para estudar na Holanda: Utrecht

Localizada no coração da Holanda, Utrecht ainda é uma cidade pouco explorada pelos estudantes internacionais. Mas quem resolve escolher esse cantinho como lar não se arrepende. Assim como Amsterdam e Leiden, também é conhecida pelos seus canais e arquitetura histórica bem preservada, mas tem um estilo de vida ainda mais descontraído e jovem, já que grande parte da população é formada por estudantes.  E pela sua localização central também permite fácil acesso às principais cidades do país.

cidades-para-estudar-na-holanda-utrecht

A principal instituição de ensino superior da cidade é a Universidade de Utrecht, fundada em 1636 e que hoje é respeitada internacionalmente principalmente pelas pesquisas de alto nível desenvolvidas por lá. É a quinta melhor universidade do país (121º lugar no mundo).

Melhores cidades para estudar na Holanda: Delft

Considerada uma versão em miniatura e mais aconchegante de Amsterdam, Delft é uma cidade pitoresca situada entre Haia e Rotterdam. E, embora pequena, tem uma arquitetura de fazer inveja a qualquer cidade. Além disso, Delft se orgulha em ser o lar da melhor universidade da Holanda: a Universidade Técnica de Delft (TU Delft), criada em 1842. As áreas de maior destaque na instituição são Matemática, Arquitetura, Ciência da Computação e Tecnologia. 

cidades-para-estudar-na-holanda-delft

Melhores cidades para estudar na Holanda: Maastricht

No extremo sul da Holanda, na fronteira com a Bélgica e a Alemanha, fica a cidade de Maastricht que, ao contrário da maioria das outras cidades do país, é marcada pela sua topografia montanhosa. Isso não impede, no entanto, que a população local (principalmente os estudantes) também seja adepta das bicicletas.

Maastricht é o lar da Universidade de Maastricht, uma jovem instituição com várias opções de programas ministrados em inglês. Não a toa, cerca de 49% da população estudantil da universidade é formada por alunos de outros países. No ranking da QS é 11ª melhor universidade do país (posição 234 no mundo). 

cidades-para-estudar-na-holanda-maastricht

A localização mais ao sul da cidade e sua concentração de estudantes estrangeiros contribuem para a população multilíngue de Maastricht. Você não achará difícil percorrer as ruas e procurar ajuda (caso precise), já que grande parte da população é fluente em inglês (acima da média nacional, que já é alta).

 

Qual dessas melhores cidades para estudar na Holanda é a sua favorita? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Universidade do Intercâmbio

Quer conquistar a sua oportunidade de intercâmbio dos sonhos na Holanda ou em qualquer outro país do mundo? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.